Há quem diga que 2026 é, na verdade, o ano de 2016 na moda. E não é só impressão. Tendências como jaquetas bomber, chokers e saias plissadas voltaram ao radar. No Brasil, especialmente no verão, a maquiagem por muito tempo se resumiu a versões fresh, naturais e quase imperceptíveis, variando apenas na textura ou na forma de aplicar os produtos.
Mas, para alegria geral, esse reinado da “make nada” começa a perder espaço e a ganhar destaque para além de épocas temáticas como o Carnaval, quando as regras deixam de existir, e todos são convidados a brincar livremente com cores e brilhos.
A estética "Clean Girl", marcada por uma maquiagem minimalista e extremamente natural, dominou as redes sociais e o dia a dia de muitas mulheres nos últimos anos. No entanto, cresce o sentimento de saturação. O desejo agora é outro: mais cor, mais brilho e mais personalidade. E essa virada tem um rosto muito claro no cenário pop atual.
Desde que a cantora sueca Zara Larsson iniciou a turnê "Midnight Sun Tour", não são apenas os momentos dos shows que vêm viralizando nas redes sociais. As maquiagens coloridas e nada básicas usadas pela artista se tornaram protagonistas, chamando atenção e inspirando fãs e celebridades. A repercussão foi tão grande que muita gente passou a celebrar o suposto "fim da era" da maquiagem minimalista.
A tendência ganhou ainda mais força quando famosas como Bianca Andrade, a Boca Rosa, passaram a criar conteúdos inspirados nesse visual, reforçando o movimento nas redes.
A mente criativa por trás das produções de Zara Larsson é a maquiadora Sophia Sinot, que celebrou o sucesso ao repostar um comentário no X com bom humor: "Não, eu sou meio obcecada pelo meu próprio trabalho, posso dizer isso?". A estética assinada por ela mistura referências Y2K, nostalgia adolescente e uma generosa aplicação de strass, criando um visual onírico, divertido e até etéreo.
Em entrevista a Teen Vogue, o caminho de Sophia Sinot na maquiagem começou cedo. "No ensino médio, eu sempre adorava experimentar em mim mesmo, usando olhares malucos na escola. Também maquiei para minhas amigas, mas era tudo só por diversão e eu realmente não soube que dava para ser maquiadora até eu fazer 18 anos", contou a profissional.
Questionada pela Teen Vogue sobre suas referências, Sophia Sinot foi direta: "Eu realmente amo espaço e natureza. E a estética no palco, sinto que a aparência da Zara é muito, tipo, showgirl, Barbie e fantasia". A paixão pelos anos 2000 também é declarada. "Eu realmente amo Christina Aguilera.
Na época em que eu era muito jovem, eu costumava assistir ao videoclipe de "Lady Marmalade" e pensava: "Meu Deus, essa é a maquiagem dos meus sonhos, o cabelo dos meus sonhos, a roupa dos meus sonhos — tudo mesmo." Christina Aguilera tem sido uma grande inspiração para esses looks até agora", afirmou.
Mas, afinal, como usar? A proposta é eleger um único ponto de destaque por vez: um delineado vibrante em tons de azul, verde ou lilás combinado com uma pele leve e bem cuidada; sombras coloridas esfumadas de forma suave, que trazem frescor ao olhar; ou ainda pequenos toques de brilho e strass aplicados com moderação, apenas para iluminar.
Confira na galeria algumas inspirações:
player2