Pele seca? Expert revela os segredos de maquiagem e cuidados no inverno
Publicado em 17 de julho de 2020 17:27
Por Marina Couto
Muitas mulheres têm a pele seca ou costumam lidar com ressecamento durante inverno. Com isso, se maquiar pode ser um baita desafio, já que os produtos podem ficar craquelados e com aquele aspecto artificial. Para ajudar a driblar esse ressecamento, a maquiadora Fernanda Farias conta os segredos que vão manter a pele maquiada e bem hidratada. Saiba mais!
Saiba como maquiar e cuida da pele seca no inverno
Existe diferença entre a pele que é seca e a pele que está ressecada
Para que a maquiagem dure mais tempo, capriche na rotina de cuidados com a pele
Invista em hidratantes multifuncionais, que podem ser aplicados ao longo do dia
Bases e corretivos cremosos são os mais indicados para a pele seca e ressecada
Ao limpar a pele, aposte na espuma de limpeza, que agride menos
A alimentação também pode interferir na aparência da pele
Confira as dicas de expert para a pele seca no Purepeople!
Veja + após o anúncio

Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, a pele costuma ficar mais ressecada. Além disso, muitas mulheres têm a pele naturalmente seca e já sabem que manter a hidratação é um desafio. Na hora da maquiagem, então, é ainda mais difícil, porque os produtos podem ficar com aspecto craquelado.

Por isso, Fernanda Farias, beauty expert da Shiseido, trouxe 6 dicas de maquiagem e cuidados para te deixar bonita e hidratada em qualquer estação. Confira!

1 - Sua pele é seca ou está ressecada? Saiba diferenciar!

Antes de aplicar produtos na pele, é fundamental entender primeiro suas reais necessidades. Isso porque estar com a pele ressecada não significa que ela seja seca. "Pele seca é um tipo de pele, enquanto a pele ressecada é uma condição. A desidratação pode acontecer com qualquer tipo de pele, inclusive com as mistas e oleosas".

Fatores externos como condições climáticas agressivas, mudança de estações e luz solar ultravioleta influenciam bastante. "É importante se atentar para as necessidades específicas e adaptar a sua rotina de cuidados para ter resultados efetivos", explica Fernanda.

2 - A hidratação começa de dentro para fora

De acordo com a maquiadora, para se manter hidratada, só aplicar cremes também não é o suficiente. Fique atenta à sua alimentação, dando preferência a legumes, frutas e hortaliças, além de beber bastante água ao longo do dia.

No inverno, com a umidade mais baixa e a escassez de chuvas, é importante intensificar esses cuidados para manter o ressecamento da pele bem longe. A pele agradece!

3 - Uma rotina de cuidados garante uma maquiagem mais bonita

Ama um skincare? Segundo Fernanda, os primeiros três passos da rotina de cuidados são os mais decisivos para uma maquiagem de longa duração e uniforme. "Invista em um bom limpador que retenha a umidade sem ressecar. Durante o inverno, minha indicação é dar preferência para as espumas, que fazem uma limpeza mais suave".

Em seguida, aplique uma loção balanceadora, que seja livre de álcool e com alto poder de hidratação. Por fim, um creme facial hidratante recupera a umidade perdida no inverno. "Os melhores hidratantes para aplicar antes da maquiagem devem ser cremosos e com benefícios adicionais de anti-idade".

Beauty expert da Shiseido, Fernanda Farias dá dicas de maquiagem e cuidados para a pele seca © Shutterstock

4 - Na make, prefira os produtos com textura mais cremosa

Para a pele seca ou ressecada, a dica é investir em produtos de maquiagem que tenham propriedades de skincare, para reforçar a barreira cutânea e evitar o craquelado. "Para a cobertura, escolha bases e corretivos mais cremosos, que normalmente são mais hidratantes e se adaptam melhor ao clima seco. Na hora de colorir as maçãs do rosto, minha dica é dar preferência para produtos com consistência cremosa também, para devolver o viço natural".

5 - A pele está descamando? Aposte nos hidratantes multifuncionais!

Mesmo com todos os cuidados, a pele pode ficar ressecada ao longo do dia - e a maquiagem denuncia logo! Por isso, para amenizar os efeitos do ressecamento, a beauty expert aconselha levar na bolsa hidratantes multifuncionais, que podem ser aplicados por cima da make. Para não borrar, aplique dando leves batidinhas, para assentar a descamação.

6 - Tirar a maquiagem antes de dormir é fundamental!

A limpeza da pele antes de dormir é essencial para mantê-la mais saudável. Mas, para quem tem a pele seca ou sofre com o ressecamento, a expert dá a dica.

"Para remover a maquiagem gentilmente da pele sem prejudicá-la, a melhor maneira é com as mãos, que não são abrasivas quanto o algodão, que causa fricção e pode acelerar o envelhecimento. Por esse motivo gosto muito do Cleansing Oil, que faz uma limpeza completa mas deixa uma pele confortável e flexível".

 

Palavras-chave
Beleza Pele Maquiagem Inverno Outono/Inverno Beleza & Estilo
Sobre o mesmo tema
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
23 de março de 2024
Lembra dela? Ex-deputada Joice Hasselmann seca 24 kg com método próprio, surpreende com antes e depois e revela segredo
Lembra dela? Ex-deputada Joice Hasselmann seca 24 kg com método próprio, surpreende com antes e depois e revela segredo
9 de abril de 2024
Notícias similares
Esses perfumes femininos do Boticário combinam perfeitamente com a vibe do Outono!
Esses perfumes femininos do Boticário combinam perfeitamente com a vibe do Outono!
16 de março de 2024
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
5 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias