Há quase quatro meses no ar como Maria de Fátima em "Vale Tudo", Bella Campos continua lidando com comentários ofensivos e desnecessários sobre a composição de sua personagem. E o pior é que nem são críticas ao seu trabalho como atriz. Nesta sexta-feira (25), a artista usou seu canal de transmissão no Instagram para denunciar o racismo escancarado de parte do público da novela.
Acompanhando a trajetória de Fátima, que dá um golpe na família Roitman e ascende socialmente, Bella já mudou o visual três vezes desde o início da trama. No começo, apareceu com cabelo longo, representando a fase humilde, mas já ambiciosa, em Foz do Iguaçu.
Depois, adotou fios mais curtos, simbolizando o rompimento com a vida simples e o desejo de crescer. Já após a viagem à Europa e o casamento com Afonso (Humberto Carrão), surgiu com um cabelo mais volumoso, exaltando sua negritude.
Se Glória Pires foi amplamente aclamada na primeira versão da novela, Bella também vem sendo elogiada. Mas, ao contrário da atriz branca, tem enfrentado comentários racistas sobre a "imagem" de sua Fátima. Há quem se incomode com o fato de a personagem não tentar se “embranquecer” como sinônimo de ascensão social.
“Ainda tem tanto comentário racista que eu tenho que ler que, pqp... Adoram dizer que eu continuo com cara de pobre mesmo sendo bilionária. Ser rico, pra eles, é o quê? Alisar o cabelo? Se comportar como branco?”, desabafou a atriz em seu canal.
“Todos os dias eu recebo mensagens de dezenas de meninas e mulheres pretas se sentindo representadas pela Faty, e é isso que importa”, concluiu Bella, que tem repostado nos stories fotos de seguidoras que se inspiraram no visual da vilã.