





Na batida de "LoveGame", a estação virou palco, os uniformes ganharam coreografia e os passageiros... viraram plateia. Se você abriu qualquer rede social nesta semana, provavelmente viu o vídeo do MetrôRio com quatro funcionários dançando como se estivessem em um clipe da Lady Gaga. E, convenhamos, com muito mais carisma que muitas superproduções por aí!
O que começou como uma ação de utilidade pública para informar sobre o esquema especial de transporte no show gratuito da cantora em Copacabana, neste sábado (3), virou um fenômeno nas redes e uma chuva de memes, comentários apaixonados e convites (ok, quase convites) para os holofotes.
O Purepeople conversou com os bastidores dessa produção e ouviu quem realmente fez acontecer: Damasco Vasconcelos, de 40 anos, Grace Marques, de 42, Lincoln Gusmão, de 40, e Sabrina Amorin, de 31. Estrelas anônimas até semana passada e agora virais nacionais!
Segundo release divulgado pela assessoria de imprensa do MetrôRio, o vídeo surgiu dentro da programação regular de postagens nas redes sociais da empresa. Com a confirmação do show de Gaga, o grupo responsável pela comunicação resolveu ousar — e foi aí que entrou em cena o espírito de fã.
Foi tudo na base do improviso. Os quatro funcionários foram chamados na hora, levados até um local chamado “zona de manobra” — um espaço de operação com trem vazio — e toparam na hora. Levaram uma caixinha de som e gravaram ali mesmo, no embalo do momento. “Eles ficaram sabendo na hora que iam gravar e super toparam! Entraram no clima total. A cena do abre e fecha da porta foi ideia do próprio Damasco”, revelou a assessoria.
Se a Gaga é conhecida por levantar bandeiras de diversidade, os funcionários do MetrôRio que protagonizaram o vídeo representam exatamente isso. Damasco, supervisor de tráfego, vê a diva como inspiração pessoal e profissional.
“A Lady Gaga é uma artista que vem com uma representatividade muito grande, promovendo união e autoaceitação. E isso é muito importante, independentemente de você ser ou não LGBT. Se você se aceita, você consegue executar todas as coisas da sua vida de maneira mais leve. No MetrôRio, eu posso ser quem eu sou. Então, se eu estou feliz dançando, eu estou feliz trabalhando também", disse ele.
Já Sabrina, agente de segurança, revela que não é exatamente do grupo dos desinibidos — mas aceitou o convite por uma boa causa:
“Não somos dançarinos, sou até tímida. A empresa perguntou quem queria gravar um vídeo para comunicar a operação especial. Fazemos parte do Grupo Estação Pride do MetrôRio. Aproveitamos a oportunidade, tem a questão de participar da iniciativa e, claro, da megaoperação. Nós quatro vamos trabalhar no dia do evento. Quem não conhece a Lady Gaga? Todo mundo é fã dela"
A operadora de Estação Grace ficou perplexa com o impacto do conteúdo, e virou celebridade até nas plataformas reais! Tem gente até parando a profissional para questioná-la sobre a participação no "videoclipe" de Gaga. É mole!?
“Não imaginava, eu pensava que ficaríamos na bolha da rede do metrô apenas. De uma hora para outra, você está na plataforma e passa uma pessoa e fala assim: ‘Você é a garota do clipe da Gaga, não é?’. Um celular e um sonho. É um privilégio poder fazer parte, principalmente da empresa em que trabalho, e representar parte desses fãs. A ideia era passar a informação de que o metrô é a melhor opção para chegar ao evento. Acho que conseguimos, demos o recado", contou, orgulhosa.
Se você achava que a fama veio com ingresso VIP garantido... pode sentar no banco da estação e esperar. Apesar da repercussão enorme — com direito a aparição no Estúdio i, da GloboNews e no programa Encontro com a Patrícia Poeta, na TV Globo — os protagonistas do viral ainda não conseguiram nenhum benefício oficial para o show. Ainda de acordo com a assessoria, tentativas foram feitas pelos próprios funcionários, que marcaram em suas redes sociais alguns patrocinadores, mas até agora nada.
Lincoln, que também é operador de Estação, guarda uma esperança a mais: seu aniversário cai justo no dia do show. Gaga, se estiver lendo isso... "Ainda não rolou, infelizmente. Mas, se acontecesse um VIP, seria incrível. Faço aniversário no dia do show", manifestou ele. Os divos merecem esse reconhecimento, vai... Quem sabe, até o dia do show, alguma marca não faz esse trem chegar até a pista premium?
Além da performance nos trilhos, o serviço sério também foi reforçado. Para o megashow neste sábado, o MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para atender os fãs da Lady Gaga. As estações do metrô em Copacabana vão funcionar 24 horas, a partir das 5h de sábado (3/05) até 23h de domingo (4/05). As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite, e após o horário habitual de fechamento, ficarão abertas apenas para desembarque do público do show até as 7h de domingo.
Outra dica importante para os Little Monsters: no metrô do Rio é possível pagar a passagem por aproximação, utilizando cartões ou dispositivos habilitados com tecnologia NFC, diretamente nas catracas, no momento do embarque. Mais informações sobre o esquema especial e outras formas de pagamento estão disponíveis no site oficial da empresa.
A recomendação oficial é: use o metrô. Menos estresse, menos trânsito e, com sorte, uma performance ao vivo de algum funcionário inspirado...