Futurismo: visual já dominou as passarelas, veja como usar no dia a dia
Publicado em 27 de agosto de 2018 18:12
Por Purepeople
Da mesma forma que a moda tem olhado para o passado, trazendo de volta várias tendências de outras décadas que já estiveram em alta, ela também tem olhado para o futuro. Novos utilitários, looks holográficos e metalizados, e visuais com cara de "traje espacial" vêm, desde o ano passado, despontando nas passarelas como o novo futurismo. A ironia é que essa moda também não é exatamente nova.
Futurismo de volta à moda: os óculos da Dsquared e o visual "espacial" do último desfile da marca
Futurismo de volta à moda: óculos da Dior
look do inverno 2019 da Balmain traz paetês holográficos
Look impermeável e metálico da Moncler
Detalhe do desfile da Miu Miu
Futurismo de volta à moda: sandálias da Dsquared
Futurismo de volta à moda: os chunky sneakers da Balenciaga
Futurismo de volta à moda: look metálico no desfile da Dior
Futurismo de volta à moda: visual na passarela da Chanel
Na passarela da Louis Vuitton, óculos e "botas de astronauta"
Futurismo de volta à moda: acessório da Dior tem design clean
Rihanna usa acessório de plástico da Louis Vuitton
Futurismo de volta à moda: look impermeável da semana de moda de Paris
Veja + após o anúncio

A moda tem olhado bastante para o passado nas últimas temporadas. O resgate de trends dos anos 90 e 2000, como a bermuda ciclista e os óculos coloridos, por exemplo, tem acontecido nas passarelas. Além disso, os anos 60, 70 e 80 também têm sido revisitados pontualmente em tendências específicas. Por outro lado, o universo fashion tem olhado, também, bastante para o futuro. O futurismo vem aparecendo nas passarelas por meio de novos acabamentos em 3D, looks utilitários, impermeáveis, efeitos holográficos, muitos metalizados e outros detalhes que deixam os looks com cara de "roupa do futuro".

Moda futurista: o olhar para o futuro também é um revival

É irônico o fato de que o olhar para o futuro não é novo. Nas passarelas (e em diversos outros setores da arte, como o cinema e a literatura, por exemplo), essa "miragem" do que seria das nossas vidas nos anos 2000 já vinham sendo especuladas na década de 60.

Filmes (inclusive com apelo fashion!) como "Barbarella" e "2001 Uma Odisseia no Espaço" se eternizaram por uma abordagem desse tema, por exemplo, e estilistas como o espanhol Paco Rabanne entraram para a história com essa visão na moda. Agora a trend volta com força total, sobretudo nas passarelas do inverno 2019.

Um pé no passado e outro no futuro: o visual futurista

Agora, depois de os anos 2000 terem ficado para trás e de estarmos tecnologicamente a anos-luz do que eram os anos 60, a moda volta, novamente, a adotar o visual futurista. O look da vez tem um pé no futuro e outro no street wear e traz um uso da tecnologia realmente a favor da praticidade em looks que tornam mais fácil a vida de quem usa.

Street wear e futurismo travam um diálogo

Além dos tênis gigantes, dos impermeáveis e de tudo o que passa pelo universo street, a "onda futurista" traz também o apelo decorativo: os looks metalizados e holográficos, como foi visto na passarela da Rosa Chá, novos formatos e materiais que fazem paetês e outros acabamentos em 3D e criam produções com a cara de 2018, e cheias de brilho, luxo e glamour!

(por Deborah Couto)

Palavras-chave
Lifestyle Moda Beleza & Estilo Beleza Tendência Principais notícias
Sobre o mesmo tema
24 kg mais magra, ex-deputada Joice Hasselmann exibe cintura fina em dia de treino intenso e choca fãs com mudança. Veja!
24 kg mais magra, ex-deputada Joice Hasselmann exibe cintura fina em dia de treino intenso e choca fãs com mudança. Veja!
11 de janeiro de 2024
Filha de José Loreto e Débora Nascimento chama atenção pela altura em dia de cinema com o pai. Veja fotos!
Filha de José Loreto e Débora Nascimento chama atenção pela altura em dia de cinema com o pai. Veja fotos!
5 de janeiro de 2024
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias