Como identificar uma mãe narcisista? 10 personagens das novelas para te ajudar a reconhecer uma na vida real
Publicado em 13 de junho de 2023 15:25
Por João Maturana | Colaborador
Apaixonado por músicas do Cazuza e fã da cultura carioca
A arte reproduz a vida e vice-versa. Por isso mesmo, o mundo das novelas está lotado de personagens que têm tudo a ver com o mundo real. Pensando nisso, a gente reuniu 10 mães narcisistas que fizeram história nos folhetins para nos ajudar a identificar alguém assim no dia a dia.
De Nazaré Tedesco a Carminha: 10 mães narcisistas das novelas para saber como reconhecer uma na vida real Preocupada com os próprios interesses, Nazaré (Renata Sorrah) sequestrou uma menina para não perder seu grande amor em 'Senhora do Destino' Tereza Cristina (Christiane Torloni) fez de tudo para manter sua imagem e status, independente da felicidade dos filhos em 'Fina Estampa' Carminha (Adriana Esteves), de 'Avenida Brasil', criticava sua filha e só usou a menina para manter casamento Zoé (Regina Casé) manipulou as suas duas filhas ao longo de toda a novela 'Todas as Flores'
Veja + após o anúncio

É difícil aceitar ou entender que alguém é uma pessoa narcisista. Principalmente quando esse alguém é uma pessoa da sua família, como sua própria mãe. Mas, o mundo das novelas nos mostrou como isso é possível - e mais comum do que a gente pensa. Então, reunimos alguns personagens icônicos dos folhetins da Globo extremamente narcisistas para nos ajudar a entender quais são as principais características e como reconhecer alguém assim na vida real.

O que é uma pessoa narcisista?

De acordo com a psicóloga Daniela Faertes, as pessoas narcisistas costumam se achar muito mais inteligentes do que a média e, inclusive, encontram dificuldades em fazer terapia por não achar que vai funcionar, caso não encontrem um terapeuta à altura.

"Há uma sensação constante, uma necessidade constante de controlar o ambiente e as circunstâncias em prol de se sentir superior, porque, para eles, o 'na média' já é inferior", explica. Ela ainda complementa contando que isso se revela em vários tipos de relacionamento, incluindo com os filhos.

Como reconhecer uma mãe narcisista?

Segundo a profissional, "Quando os filhos adultecem e não são mais as 'golden children', fica uma coisa muito complexa porque, nessa necessidade de se sentirem superiores, acabam diminuindo os próprios filhos".

"Mais do que querer estar com a pessoa, eles sentem um prazer em dominar, em controlar. Depois disso, muitas vezes, perdem o interesse", acrescenta. E vai além: "Outra coisa muito comum nos relacionamentos, é a pessoa ter aquele interesse meio protocolar no outro, é como se a pessoa já se achasse mais interessante e falasse, às vezes, muito sobre ela".

Ser uma mãe narcisista é diferente de ser uma pessoa má

Entenda: quando uma pessoa é diagnosticada como narcisista não significa que ela seja uma pessoa ruim, ou que está sempre disposta a fazer maldades e machucar pessoas. Faertes, explica: "[Eles] são hiperfocados neles mesmos, nessa necessidade de transpor o mediano, então, por isso que, enquanto pais, eles, na verdade não param o que precisam fazer para maternar ou paternar, eles têm um foco e lá vão".

"Às vezes os narcisistas, não necessariamente, fazem maldades ou coisas do tipo, eles fazem de tudo pra se sentirem superiores, contarem vantagem sobre vida social e por aí vai, é algo bem comum", conclui.

Dito isso, o Purepeople pegou alguns exemplos de mães que parecem ser bem narcisistas para nos ajudar a ter uma noção de como elas podem ser na vida real.

1 - Irene, de 'Terra e Paixão'

Irene (Gloria Pires), de "Terra e Paixão", tenta constantemente manipular as decisões dos seus filhos para que seu marido escolha um deles para assumir os negócios da fazenda, de forma a beneficiar ela mesma.

2 - Zoé, de 'Todas as Flores'

Não precisamos nem explicar muito o motivo de Zoé (Regina Casé) estar nessa lista. Além de fazer Vanessa (Letícia Colin) ir para o mundo do crime e manipular Maíra (Sophie Charlotte) ao longo de toda a trama, a vilã cometeu diversos crimes pensando somente nela mesma e não hesitou em abandonar sua filha quando percebeu que seria melhor para ela.

3 - Nazaré Tedesco, de 'Senhora do Destino'

Nazaré (Renata Sorrah), por sua vez, seguiu o mesmo caminho e precisou "arranjar" uma criança para salvar o seu relacionamento com José Carlos (Tarcísio Filho /Tarcísio Meira). Por isso, sequestrou a filha de Maria do Carmo (Susana Vieira) e a criou como se fosse sua.

4 - Carminha, de 'Avenida Brasil'

Carminha (Adriana Esteves ) era super gordofóbica com sua filha, Ágata (Karol Lannes), criticava constantemente a menina e só a usou como truque para se manter casada com Tufão (Murilo Benício), a todo custo, visando garantir uma vida melhor para ela mesma.

5 - Tereza Cristina, de 'Fina Estampa'

Tereza Cristina (Christiane Torloni) odiava ver seus filhos se relacionando com pessoas de classes mais baixas, porque esperava manter sua imagem de mulher rica e poderosa intacta. Para isso, tentava manipular a todos, sem se importar se suas ações os deixariam felizes ou não.

6 - Núbia, de 'Travessia'

Já Núbia (Drica Moraes), de "Travessia", podia até ter razão em alguns momentos ao tentar intervir na vida do seu filho, Ari (Chay Suede), quando ele estava tomando o caminho errado. Mas fato é que desde sempre ela dava pitaco em suas ações e queria ter a última palavra no que dizia respeito aos relacionamentos do filho e suas escolhas para o futuro.

7 - Thelma, de 'Amor de Mãe'

Adriana Esteves entra mais uma vez na lista, agora pela sua personagem Thelma, de "Amor de Mãe". Na novela, seu narcisismo chega a um ponto tão extremo que ela começa a tratar seu neto como seu fosse seu filho, arranjando muitos conflitos com a nora Camila (Jéssica Ellen).

Isso sem contar que ela escondeu a identidade do seu filho, Danilo (Chay Suede), dele e de todos à sua volta para não perder o rapaz após tê-lo comprado quando ainda era um neném.

8 - Joyce, de 'A Força do Querer'

Nós entendemos que, para muitas pessoas, aceitar um filho trans pode ser um desafio, por conta da falta de conhecimento sobre o assunto e por todo o preconceito enraizado na sociedade. Mas rejeitar Ivan (Carol Duarte) por tanto tempo pelo simples fato de não saber como as pessoas ao seu redor iriam enxergar sua família caso ela aceitasse o menino por quem ele é mostra quais eram os verdadeiros valores de Joyce (Maria Fernanda Cândido), de "A Força do Querer".

9 - Eva, de 'A Vida da Gente'

Impossível excluir Eva (Ana Beatriz Nogueira) desta lista. A mãe de Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano) deixou uma das filhas completamente de lado e queria tomar todas as decisões a respeito do destino da outra. Mostrando que, no final, queria apenas projetar os seus desejos e sonhos em uma das meninas e todas as suas frustrações na outra, como uma verdadeira mãe narcisista faz.

10 - Flora, de 'A Favorita'

Por fim, temos Flora (Patrícia Pillar), de "A Favorita". O único foco da vilã era derrotar sua inimiga, Donatela (Cláudia Raia) e ela não se importava nem um pouco em acabar com a vida da sua filha - que foi criada pela sua rival - para fazer isso.

Sobre
Palavras-chave
Entretenimento Novelas Curiosidades Listas
Sobre o mesmo tema
Damião fica com Eliana ou Ritinha em 'Renascer'? Após 'curtir' a vida rural, forasteiro termina a novela com a mãe de seu filho; saiba quem é
Damião fica com Eliana ou Ritinha em 'Renascer'? Após 'curtir' a vida rural, forasteiro termina a novela com a mãe de seu filho; saiba quem é
28 de fevereiro de 2024
'House of the Dragon': a impressionante caracterização da série mostra diferença entre atores na vida real e personagens em 24 fotos
'House of the Dragon': a impressionante caracterização da série mostra diferença entre atores na vida real e personagens em 24 fotos
18:33
Notícias similares
Últimas Notícias
Boas notícias para os fãs de 'Shrek'! Novo filme da franquia que já arrecadou R$ 8 bilhões no cinema é confirmado - com direito a surpresa sobre o Burro
Boas notícias para os fãs de 'Shrek'! Novo filme da franquia que já arrecadou R$ 8 bilhões no cinema é confirmado - com direito a surpresa sobre o Burro
18:56
Entrevista | 'Transformista mais jovem do Brasil', cover da Xuxa por 13 anos e dono do próprio programa: quem é Rodrigo Apresentador, fenômeno na web?
Entrevista | 'Transformista mais jovem do Brasil', cover da Xuxa por 13 anos e dono do próprio programa: quem é Rodrigo Apresentador, fenômeno na web?
18:40
Últimas Notícias