
O Papa Francisco chega ao 15º dia de internação em hospital de Roma, Itália, com melhora no quadro de saúde. O pontífice de 88 anos já apresentou problemas renais leves e pneumonia bilateral. No final de semana, a equipe médica do hospital Gemelli deixou fiéis apreensivos ao relatar grave crise de asma e necessidade de transfusão de sangue.
Perto de completar 12 anos no trono de Pedro - no próximo dia 13 -, o argentino Jorge Mario Bergoglio teve "noite tranquila", segundo a Santa Sé, que completou: "O Papa está descansando". Os médicos que cuidam do sucessor de Bento XVI, que há exatos 12 anos deixava o Vaticano após renúncia, ainda consideram a situação de Francisco como "cautelosa" - antes o termo era "crítica".
Embora internado, o argentino fã de futebol, tango e que sabe cozinhar segue trabalhando. Aliás, pessoas próximas ao Papa afirmaram que ele meio que se desligou da saúde para manter a agenda de trabalho, embora já apresentasse sinais de que não estava 100% bem. Por isso, chegou a interromper a leitura durante fala aos fiéis. Pouco depois, propôs uma data fixa para a Páscoa e, consequentemente, para o Carnaval.

+ fim do mundo? A profecia que supostamente envolve Papa Francisco
Com a morte de João Paulo II em 2 de abril de 2005, a Igreja começou dias depois os preparativos para o primeiro conclave em mais de 20 anos. Ordenado cardeal em 2001, Jorge Mario Bergoglio estava entre os mais de 100 homens que se reuniram na Capela Sistina. Porém após a terceira votação e no segundo dia de conclave, o argentino retirou seu nome da disputa após ser alvo de um grave crime contra jesuítas na época da Ditadura Militar na Argentina - Bergoglio sempre negou qualquer envolvimento nos atos.
Bento XVI foi o escolhido no escrutínio seguinte. Já Jorge Mario acabaria eleito o primeiro papa sul-americano de toda a História em março de 2013.