Três anos depois de sua última participação em 'Amor Perfeito', João Fernandes está de volta à faixa das seis da TV Globo. Ele integra o elenco de 'A Nobreza do Amor', nova trama que estreia na próxima segunda-feira, dia 16. Em conversa com o Purepeople durante a festa de lançamento da novela sobre esse novo momento da carreira, ele também abriu o coração sobre a vida pessoal.
Na história escrita por Duca Rachid, Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr., o ator dará vida a Fuad, um jovem de origem libanesa que terá um casamento arranjado com Salma, personagem de Rayssa Bratillieri.
Na trama, Fuad inicia sua jornada acreditando que precisa seguir à risca as tradições impostas pela família, de origrm libanesa. No entanto, à medida que a narrativa avança, o personagem começa a questionar essas regras e a descobrir novas formas de enxergar os relacionamentos e o amor.
Segundo João Fernandes, essa transformação é justamente um dos aspectos mais interessantes do papel, já que Fuad passa por um processo de amadurecimento e autoconhecimento ao longo da história.
"Ele sai da masculinidade que o patriarcado traz. Ele é fofo, sempre se desculpa,pois achou que tinha que se casar, mesmo sem conhecer a pretendente. Aí eles vão descobrindo juntos o que é o amor. Acredito que ele vai se apaixonar por alguém."
O novo trabalho também marca o retorno às novelas. Com estreia aos 9 anos em 2009, o ator tem histórico em 'Malhação', 'Escrito nas Estrelas', 'Caminho das Índias' e outras obras. Além disso, representa um reencontro importante com a autora Duca Rachid, responsável por um dos projetos que mudou sua trajetória profissional: 'Cordel Encantado'.
"Eu tinha feito na 'Escrito nas Estrelas' e quando fiz teste para 'Cordel Encantado', a minha vida mudou e eu assumi um lugar de criança, de aprender e tive ótimas referencia", lembra.
Para participar da novela que substitui 'Êta Mundo Melhor!', João tomou uma atitude que não costuma fazer na carreira: procurou diretamente a autora. O entusiasmo pelo projeto foi tão grande que ele decidiu pedir uma oportunidade.
"Eu pedi pra fazer essa novela, nunca tinha pedido pra fazer novela, mas mandei mensagem pra ela no Whatsapp, disse pra ela que eu achei irado o tema".
Mas nem só de trabalho vive o ator. Durante a conversa, João se emocionou ao falar sobre o filho Nicolas, de 6 anos, fruto do relacionamento com a atriz Mabel Calzolari, que morreu em 2021 após complicações de uma doença rara chamada aracnoidite. Ao recordar a experiência da paternidade, ele revelou o quanto o menino transformou sua forma de enxergar o amor e a vida.
"Amei apenas uma mulher na minha vida, admirando-a. Já o meu filho me ensina diariamente o que é o amor. Tenho vontade de estar perto dele todos os dias. Eu o amo desde que nasceu, gosto do homem que ele é", disse, com lágrimas nos olhos.
Apesar de ser um ator reconhecido e ter iniciado a carreira ainda jovem, João diz que não faz questão de que o filho siga o mesmo caminho profissional. Para ele, o mais importante é que Nicolas tenha liberdade para escolher o próprio destino.
"Não quero que ele siga a minha carreira, mas, para além disso, que ele siga os sonhos dele. Hoje o sonho dele é ser famoso por causa de mim, mas eu explico que a missão que eu escolhi tem isso como consequência. Mas se um dia ele virar pra mim e dizer que sim, quero que ele realize os sonhos", finaliza.