'O Salvador da Pátria': recorde história de Sassá Mutema e quem matou Juca Pirama e Marlene
Publicado em 23 de março de 2021 12:28
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Novela 'O Salvador da Pátria' volta ao ar em 12 de abril de 2021 trazendo a história de Sassá Mutema (Lima Duarte), o boia-fria acusado de duplo homicídio. Mas quem matou a mulher dele, Marlene (Tássia Camargo), e Juca Pirama (Luis Gustavo)? E como terminou Sassá Mutema no fim da trama? Recorde!
Novela 'O Salvador da Pátria': relembre a história de Sassá Mutema (Lima Duarte)
Novela 'O Salvador da Pátria': Sassá Mutema (Lima Duarte) é o boia-fria que protagoniza a trama de 1989
Novela 'O Salvador da Pátria': Juca Pirama (Luis Gustavo) e Marlene (Tássia Camargo) são assassinados e Sassá Mutema (Lima Duarte) considerado o culpado
Novela 'O Salvador da Pátria': Sassá Mutema (Lima Duarte) consegue provar sua inocência com a ajuda de Clotilde (Maitê Proença)
Novela 'O Salvador da Pátria': Sassá Mutema (Lima Duarte) e Clotilde (Maitê Proença) se apaixonam
Novela 'O Salvador da Pátria': Bárbara (Lúcia Veríssimo) é quem comanda a organização criminosa da trama
Novela 'O Salvador da Pátria': João (José Wilker) é preso, foge da cadeia e se envolve com Marina (Betty Faria)
Novela 'O Salvador da Pátria': Sassá Mutema (Lima Duarte) acaba se tornando prefeito e termina a história com Clotilde (Maitê Proença)
Veja + após o anúncio

Novela "O Salvador da Pátria" está de volta a partir do dia 12 de abril no canal pago Viva. Exibida ao longo de 186 capítulos em 1989, teve autoria de Lauro César Muniz e foi estrelada por Lima Duarte e Maitê Proença, que recentemente contou incluir exercícios íntimos na sua rotina. O elenco reúne outros nomes como José Wilker - morto em 2014 -, Francisco Cuoco, Luís Gustavo, Susana Vieira, Natália Lage e Maurício Mattar. Mas você lembra quem matou Juca Pirama? E como era a história da novela? O Purepeople te responde!

Novela 'O Salvador da Pátria': qual era a história?

O deputado Severo Blanco (Francisco Cuoco) é marido de Gilda (Susana Vieira), pai de Sérgio (Maurício Mattar) e Rafaela (Narjara Turetta), e amante de Marlene (Tássia Camargo). Influente, o parlamentar e dono de uma fábrica de sucos tenta evitar que a relação fora do casamento se espalhe, porém a história chega até Juca Pirama (Luís Gustavo), um radialista sensacionalista local e dono do bordão "Meninos, eu vi!". Ao mesmo tempo, Severo arma o casamento de Marlene e Sassá (Lima Duarte), um humilde boia-fria, para manter a relação com ela (quase) em segredo.

Novela 'O Salvador da Pátria': quem matou Juca Pirama e Marlene?

Acontece que Marlene acaba assassinada ao lado de Juca Pirama e Sassá acaba acusado pelo duplo homicídio. O boia-fria é inocentado com a ajuda da professora Clotilde (Maitê Proença), que leciona para os adultos da região. Claro que os dois acabam se apaixonando.

O assassino de Marlene e Juca é Jaime (Valter Santos), um policial que tira a vida deles porque o radialista pertencia a uma organização criminosa comandada por Bárbara (Lúcia Veríssimo), outra amante de Severo e que acaba presa no final. O crime ocorre porque Juca se mostrou uma pedra no caminho da facção.

Novela 'O Salvador da Pátria': qual é a organização criminosa?

A trama também apresenta João (José Wilker), irmão de Juca Pirama e piloto de avião. Por culpa do radialista, ele acaba preso em operação de tráfico de cocaína, mas escapa o presídio, adota nova identidade, Miro, e passa a se envolver com Marina (Betty Faria). Nesse meio tempo, Bárbara começa a comandar uma rádio pirata com antigas gravações de Juca, dando a entender que ele sobreviveu ao atentado, somadas a voz de um imitador.

Novela 'O Salvador da Pátria': qual o final de Sassá Mutema?

Mesmo inocente na morte da mulher, Sassá aceita assumir a culpa convencido pelas autoridades locais. Isso porque enxergam no protagonista um nome ideal para a prefeitura local e que ele acabaria ajudando ao tráfico de drogas com sua inexperiência.

Porém a guinada ocorre quando Sassá Mutema consegue ganhar a população por si só e elege-se prefeito. Na época, houve quem apontasse que Sassá e Luiz Inácio Lula da Silva tivessem pontos em comum - convém lembrar que a eleição de 1989 para Presidência foi a primeira após a Ditadura. Após uma mudança de personalidade, Sassá conquista Clotilde e tem um bebê com a professorinha.

Novela 'O Salvador da Pátria': quais atores já morreram?

Com um elenco inflado, a trama de 1989 reúne muitos nomes que já faleceram, além de José Wilker. Entre eles, Brandão Filho, Eduardo Galvão - morto no ano passado -, Cecil Thiré - que também perdeu a vida em 2020 -, Flavio Migliaccio, Francisco Dantas, Mário Lago, Marcos Paulo, Luiz Maçãs, Lutero Luiz, João Carlos Branco, Ivan Cândido, Jimmy Raw, João Carlos Barroso, Thales Pan Chacon e Walmmor Chagas só para citar alguns.

(por Guilherme Guidorizzi)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Novelas TV Curiosidades Elenco Fotos de famosos
Sobre o mesmo tema
No 'BBB 24', Leidy Elin repete história de Tina, do 'BBB 2', ao jogar roupas na piscina. Relembre o momento histórico!
No 'BBB 24', Leidy Elin repete história de Tina, do 'BBB 2', ao jogar roupas na piscina. Relembre o momento histórico!
12 de março de 2024
Alexandre Correa tem histórico de brigas e está há três anos proibido de entrar na Record
Alexandre Correa tem histórico de brigas e está há três anos proibido de entrar na Record
13 de novembro de 2023
Notícias similares
Tchau, Globo! Paolla Oliveira, Regina Casé, Larissa Manoela, Isabelle Drummond e mais deixam emissora em 2023
Tchau, Globo! Paolla Oliveira, Regina Casé, Larissa Manoela, Isabelle Drummond e mais deixam emissora em 2023
5 de dezembro de 2023
Novela 'Andando nas Nuvens' está de volta no Viva! Saiba quais atores do elenco já morreram 25 anos após a estreia
Novela 'Andando nas Nuvens' está de volta no Viva! Saiba quais atores do elenco já morreram 25 anos após a estreia
17 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias