Se 'Terra Nostra' foi exibida na Globo em 1999 e se tornou um fenômeno da televisão brasileira, muito se deve à Marilene Barbosa, esposa do autor Benedito Ruy Barbosa.
Atriz de formação, Marilene foi crucial para a formatação da história de época. Em 1981, Benedito recebeu milhares de cartas por sua novela 'Os Imigrantes', feita para a TV Bandeirantes.
Entre os relatos históricos, muitas famílias descreviam suas trajetórias de vida para chegarem ao Brasil em busca de um futuro melhor.
Nesse sentido, Benedito começou a pensar em uma nova história sobre imigração italiana, e, quem deu o primeiro passo foi a esposa dele. Marilene lia e separava as confissões mais marcantes que pudessem se tornar enredo.
A ex-atriz de teatro faleceu em 2014, vítima de câncer, mas, antes disso, foi fundamental para colocar no ar um dos produtos de maior exportação da TV Globo.
Anos depois, o autor de clássicos como 'Renascer' e 'Pantanal' apresentou o projeto à Globo, mas tinha medo de que não fosse aprovado pelos altos custos. No entanto, ele recebeu sinal verde para contextualizar a sinopse.
Um dos momentos mais marcantes de 'Terra Nostra' é quando Bartolo (Antônio Calloni) e Leonora (Lu Grimaldi) quase perdem a filha pequena para a morte. A cena em que o bebê foi dado como morto e quase lançado ao mar fez com que os atores se entregassem de tal forma que comoveu o país.
Essa trama tem por trás uma história real. Na carta, uma idosa relembrou a viagem de imigrantes e contou que uma epidemia de pestes se espalhou no navio. Para evitar maior contaminação, os mortos eram jogados ao mar. Segundo a senhora, uma menina que quase foi lançada ao mar era ela.
Além das cartas, Benedito usou suas lembranças pessoais para compor a novela. Na infância, ele convivia com filhos de imigrantes italianos que trabalhavam em fazendas de café de um tio, o que gerou proximidade para criar os personagens na novela das oito da época.