30 anos da morte dos Mamonas Assassinas: poucos lembram, mas diretor de rádio quis censurar músicas do icônico grupo por atitude da neta criança
Publicado em 1 de março de 2026 às 08:04
Três décadas após a partida abrupta dos Mamonas Assassinas, uma faceta esquecida de sua curta, porém intensa, jornada vem à tona. Antes do adeus trágico, o grupo enfrentou um veto inesperado em rádios do país, mas o motivo real por trás dessa censura vai além do que muitos imaginam. Descubra o que fez o quinteto irreverente desagradar e gerar polêmica
30 anos da morte dos Mamonas Assassinas: músicas escrachadas foram alvo de censura da Justiça em MG Mamonas Assassinas, 30 anos da morte trágica em desastre de avião: tragédia vitimou os 5 integrantes, dois produtores, o piloto e o copiloto em 2 de março de 1996 30 anos da morte dos Mamonas Assassinas: Justiça de MG determinou censura do grupo em rádios de cidade, em janeiro de 1996 Corpos dos Mamonas Assassinas ficaram mutilados após o acidente em 2 de março de 1996; jatinho que levava os 5 integrantes e mais 4 pessoas se chocou com a Serra da Cantareira (SP) 30 anos da morte dos Mamonas Assassinas: diretor da RadioBrás em fevereiro de 1996 se incomodou com palavra repetida pela neta de 7 anos e presente em música do grupo
Veja todas as fotos

A trágica morte dos Mamonas Assassinas completa 30 anos nesta semana. No final da noite daquele 2 de março de 1996, um sábado, o jatinho que transportava os cinco componentes e outros quatro ocupantes arremeteu na hora do pouso, virou para o lado esquerdo da pista e se espatifou em um morro da Serra da Cantareira, em São Paulo, encerrando a trajetória meteórica de aproximadamente oito meses de sucesso.

Todos morreram na hora e os corpos, vários mutilados, precisaram ser içados de um helicóptero, uma vez que era impossível fazer o resgate por completo pelo chão. Passadas três décadas da fatalidade que chocou o Brasil, os corpos de Dinho, Bento, Júlio e dos irmãos Sérgio e Samuel foram exumados e cremados. Das cinzas virá uma espécie de adubo para plantio de cinco árvores, que ficarão em um cemitério de Guarulhos (SP), terra natal do quinteto.

De 1996 para cá, a vida e obra dos Mamonas Assassinas geraram dois filmes, um deles marcado por experiências sobrenaturais; um CD com músicas inéditas deixadas por Dinho e cia. também foi lançado; e um musical. Por outro lado, nenhum outro grupo com humor escrachado e fantasias de Chapolin Colorado, detentos e coelhos surgiu.

Veja também
'Chorei aqui': vídeo de IA simula aparência dos integrantes do Mamonas Assassinas hoje em dia e comove fãs
Mamonas Assassinas foram vetados em rádios de MG

O que poucos lembram é que meses antes da tragédia encerrar a precoce carreira dos Mamonas, os meninos de Guarulhos foram vítimas da censura em uma série de rádios do Brasil. O jornal "O Globo" de 14 de janeiro informava que emissoras de Conselheiro Lafayette (MG) não podiam mais tocar "Pelados em Santos" e "Sabão Crá-Crá" entre outras após decisão da Justiça.

"Na prática, porém, só as rádios locais e os serviços de auto-falante obedecem à censura. Os sinais de TV que chegam a Conselheiro Lafayette são provenientes de Belo Horizonte e, portanto, não há como impedir a transmissão, por exemplo, de um show dos Mamonas", dizia o texto.

Mamonas Assassinas fora de rádios do governo?

Pouco mais de um mês depois, em 20 de fevereiro, portanto menos de duas semanas antes da queda do jatinho PT-LSD, o mesmo jornal informava que o então presidente da Radiobrás Maurílio Ferreira Lima havia determinado que qualquer orientação sobre censura às músicas dos Mamonas fosse desconsiderada.

"Lembra que a Radiobrás não é órgão responsável pela censura e que, portanto, não cabe a ela censurar a divulgação de qualquer música nas emissoras", relatou a publicação. Segundo a matéria, a Rádio Nacional queria reformular a programação uma vez que as músicas dos Mamonas poderiam ser ouvidas em programas destinado a gêneros musicais diferente do quinteto.

Mamonas Assassinas irritaram diretor de rádio por causa da neta criança

Já a "Folha de S.Paulo" relatou que o diretor musical da Radiobrás Antônio Antunes Praxedes foi quem havia tomado a decisão de cortar as músicas do grupo por conta dos palavrões nas letras. Segundo o jornal, a neta do diretor, então com 7 anos, passou a repetir a palavra "suruba", presente em "Vira-Vira".

"A música dos Mamonas faz sucesso até entre nomes do primeiro escalão do governo FHC (Fernando Henrique Cardoso), como o ministro das Comunicações, Sérgio Motta (1940-1998), que diz ter aprendido a letra com o presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (1955-1998)", destacou.

"Agora, torço para que proíbam também nosso show em Brasília. Se isso acontecer, a gente vai vender mais uma 500 mil discos", reagiu Julio Rasec. Curiosamente, a cidade seria a última a receber os Mamonas em 2 de março no estádio Mané Garrincha (1933-1983).

Matérias relacionadas
'Trauma': forte motivo ligado à família impediu Cristiano Ronaldo de ir ao enterro de Diogo Jota, seu parceiro na seleção de Portugal
'Trauma': forte motivo ligado à família impediu Cristiano Ronaldo de ir ao enterro de Diogo Jota, seu parceiro na seleção de Portugal
Há 28 anos, morte preoce e trágica do ator Alexandre Lippiani em acidente de carro provocou forte mudança na novela 'Xica da Silva'
Há 28 anos, morte preoce e trágica do ator Alexandre Lippiani em acidente de carro provocou forte mudança na novela 'Xica da Silva'
Carnaval 2026: citado em enredo da Grande Rio, de Virgínia, Chico Science teve morte precoce e trágica; família recebeu indenização milionária e recorde
Carnaval 2026: citado em enredo da Grande Rio, de Virgínia, Chico Science teve morte precoce e trágica; família recebeu indenização milionária e recorde
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Palavras-chave
Famosos brasileiros Fotos de famosos Justiça Polêmica Entretenimento Do baú
Sobre o mesmo tema
Há 25 anos, nome feminino de personagem da Globo virou febre nos cartórios do Brasil, mas sucesso começou em novela dos anos 90 e poucos vão lembrar
Há 25 anos, nome feminino de personagem da Globo virou febre nos cartórios do Brasil, mas sucesso começou em novela dos anos 90 e poucos vão lembrar
9 de fevereiro de 2026
Essa menina sorridente dos anos 1980 não imaginaria que 45 anos depois faria uma icônica personagem de novela. Reconhece?
Essa menina sorridente dos anos 1980 não imaginaria que 45 anos depois faria uma icônica personagem de novela. Reconhece?
11 de dezembro de 2025
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias