Os especialistas em psicologia começaram a alertar para uma situação — e um padecimento — que vem sendo provocado, nos últimos tempos, pelo uso do celular em muitas pessoas. O fenômeno pode ocorrer no Brasil, nos Estados Unidos e em outros lugares, e vários indivíduos podem vivenciá‑lo sem sequer perceber, já que acontece de forma “automática”.
De acordo com William Van Gordon, professor de Psicologia Contemplativa da Universidade de Derby, o uso do celular está provocando nas pessoas um fenômeno conhecido como “alucinações invertidas”. Eita!
Em entrevista ao "Today", destacada pelo portal colombiano "El Tiempo", Van Gordon definiu esse padecimento como o ato de não ver ou de esquecer coisas cotidianas que cercam a pessoa. Entre os exemplos citados estão não se lembrar de nada do trajeto de casa até o trabalho ou servir um prato de comida à mesa e, depois, perceber que os alimentos desapareceram!
O especialista explica que isso acontece porque as pessoas passam a agir de maneira automática em suas ações diárias, já que mantêm o foco no celular. Por isso, ele considera que esse comportamento está se tornando um grave problema de saúde mental. As redes sociais têm um impacto muito importante nesse fenômeno.
Segundo um artigo da Psychology Today, as alucinações invertidas são prejudiciais à saúde porque podem causar divagação mental. Isso faz com que a mente fique ocupada, distraída ou imersa na ruminação involuntária de pensamentos.