Bela Gil tornou a homenagear a irmã, Preta Gil, que faleceu nos Estados Unidos no último dia 20 de julho, enquanto estava sendo submetida a um tratamento experimental contra o câncer. A apresentadora retornou ao trabalho no "Saia Justa", do GNT, e enalteceu o legado deixado pela voz de "Meu Corpo Quer Você".
Anteriormente, a chef de cozinha já tinha aberto o coração ao falar de Preta, revelando fotos raras ao lado da cantora no Instagram. Desta vez, durante a atração ao vivo, com a presença de Eliana e Claudia Raia, Bela fez questão de agradecer o carinho do público:
"Esse carinho comigo e com a minha família é um exemplo do amor da minha irmã reverberando e voltando pra gente. Ela espalhou muito amor. O potencial da energia dela me assustou, mas de uma maneira muito linda. Eu queria agradecer", falou a artista, que criticou a atitude de um religioso ao citar a morte de Preta.
Logo depois, Bela fez um desabafo sobre a partida da filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha: "Hoje faz 10 dias que ela partiu. E é minha primeira volta ao trabalho e eu estou feliz, por mais que seja difícil, doloroso. Ela é sinômino de alegria. Quando a alegria se apagou nela, ela se foi. Ela viveu alegre até o último momento", pontuou.
Em seguida, fez questão de dizer que pretende honrar toda a memória deixada por ela: "Estar aqui hoje é uma forma de honrar essa alegria. Estou aqui por mim e por ela para transmitir esse legado, amor próprio e liberdade. Eu estou aqui muito fortalecida por causa de vocês”, concluiu.
A voz de "Sinais de Fogo" recebeu o diagnóstico de câncer no intestino em 2023, e chegou a ser submetida a alguns procedimentos cirúrgicos. No mês de maio, viajou para o exterior, buscando um tratamento alternativo contra a doença.
Quando recebeu a notícia de que o câncer havia se espalhado por outros órgãos, ela decidiu voltar ao seu país natal, mas acabou falecendo quando estava na ambulância. O velório de Preta Gil ocorreu na última sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob forte emoção de amigos, familiares e fãs. Posteriormente, seu corpo seguiu para a cremação.