Micropigmentação: entenda a técnica e os cuidados essenciais após o procedimento
Publicado em 28 de março de 2018 18:28
Por Purepeople
Sobrancelhas impecáveis! Especialista no assunto, Raphaella Bahia explica como funciona e ensina o que fazer para manter a pigmentação
Micropigmentação: saiba tudo sobre a técnica que deixa as sobrancelhas mais definidas e fartas
A micropigmentação é um processo estético responsável por pigmentar a pele no local escolhido e, em entrevista para o Purepeople, a especialista Raphaella Bahia explica como funciona a técnica
Raphaella Bahia é dona do F&R MicroCenter, clínica especializada em micropigmentação, e atende algumas clientes famosas
Letícia Colin é uma das atrizes que realiza o processo com a especialista
O processo funciona como uma tatuagem com tempo determinado de duração, que varia de acordo com as características da pele e dos cuidados pós-micropigmentação
"Usando o dermógrafo, desenho os pelos na espessura e tom ideais de cada pessoa. O dermógrafo é um aparelho de última geração que permite ter bastante precisão para o procedimento", explica a profissional
O processo pode ser feito na sobrancelha, nos olhos, na boca e reconstruindo os mamilos dos seios
"Deve-se evitar o suor no rosto, pois é ácido e pode colaborar com o clareamento, consequentemente, não pegar sol nos cinco dias seguintes também", indica Raphaella Bahia
A ex-bbb Adriana Sant'Anna é outra cliente do F&R MicroCenter
Para realizar o procedimento, Raphaella estuda as linhas e o formato do rosto, fazendo uma análise visagista e chegando ao tom ideal como o da atriz Letícia Colin
Veja + após o anúncio

Muitas mulheres sonham em exibir sobrancelhas bem definidas e preenchidas sem precisar gastar minutos preciosos com maquiagens específicas. É por este motivo que a micropigmentação - técnica de implantar pigmento na pele no tom dos pelos - tem sido tão procurada. Se alguns procedimentos estéticos geram inseguranças, ou por serem doloridos, como alguns métodos de fotodepilação, ou por serem semidefinitivos, o Purepeople te ajuda a esclarecer algumas dúvidas antes de tomar essa decisão. Em entrevista ao site, a especialista Raphaella Bahia explica como o procedimento funciona e dá dicas de como cuidar da cicatrização.

'A micropigmentação dura de seis meses a um ano'

A micropigmentação atinge a camada superficial da pele e funciona como uma tatuagem com tempo determinado. "Ela dura de seis meses a um ano, dependendo da sensibilidade da pele e dos cuidados no pós", explica Raphaella Bahia. Para chegar ao desenho ideal para cada tipo de rosto, a técnica é feita através do estudo das linhas e formas da face, baseando-se no visagismo, que destaca as qualidades interiores conforme as características físicas ao utilizar maquiagem e outros recursos estéticos. Dona do F&R MicroCenter com a mãe, Fatima Bahia, Raphaella explica como o procedimento é feito: "Usando o dermógrafo, desenho os pelos na espessura e tom ideais de cada pessoa. O dermógrafo é um aparelho de última geração que permite ter bastante precisão". O procedimento costuma durar de 1 a 2 horas.

Procure um profissional de confiança antes de realizar o procedimento

De acordo com a profissional, como não existe uma maneira de remover a micropigmentação, é essencial conhecer e confiar no profissional escolhido para realizar o procedimento evitando, desta forma, inseguranças durante o processo. "Primeiramente, sempre ouvimos o que mais incomoda em cada cliente. Faço uma análise visagista do rosto, para traçar o modelo ideal de sobrancelha, e também desenho com maquiagem para a cliente visualizar como ficará", explica Raphaella, acrescentando que a clínica atende outros tipos de solicitações: "Fazemos reconstituição dos mamilos dos seios, fazemos nos olhos para substituir o lápis, na boca para delinear e rejuvenescer os lábios, principalmente por mulheres mais velhas com rugas ao redor da região."

Entenda a técnica fio a fio 3D: 'Técnica criada há dez anos pela própria Fatima Bahia'

O processo pode ser feito de diferentes maneiras no mesmo local e com técnicas e resultados distintos: "Nas sobrancelhas, criamos as técnicas fio a fio 3D, Hiperrealista, Ombré, Highlight e Esfumada. Nos lábios, realizamos o Young Lips 3D, pois conseguimos um efeito rejuvenescedor e sensação de volume na boca", explica Raphaella. Descrevendo o procedimento fio a fio 3D, a especialista compartilha: "Técnica criada há dez anos pela própria Fatima Bahia, os fios são desenhados perfeitamente um por um com o dermógrafo, imitando a grossura e tonalidade dos fios originais". O uso de várias agulhas de diferentes espessuras ao mesmo tempo garante o efeito 3D com 'fios' sobrepostos e similares aos naturais, para quem é adepta do efeito mais discreto possível no rosto, como na escolha das maquiagens mais naturais.

Saiba a diferença entre os diversos estilos e escolha o melhor para a sua sobrancelha

"A Hiper-realista, reproduz ao máximo a realidade, contando com um fio desordenado, em direções diversas, sobrepostos e em diferentes espessuras, longe do efeito carimbado, é mais bagunçada e natural. Já a Ombré, escurece o arco, deixando o início e o fim, conhecidos como o rabinho da sobrancelha, mais claros", conta Raphaella ao revelar que a última técnica fica mais bonita esteticamente. Para quem tem a sobrancelha falhada, a especialista indica: "A esfumada deixa um efeito sombreado e natural, longe do resultado marcado e artificial. A clínica recebe grande quantidade de mulheres insatisfeitas com micropigmentações antigas e artificiais, então, sem entregar que se renderam a procedimentos, a técnica é perfeita. A Highlight tem o objetivo de diminuir o efeito da pigmentação antiga e criar um efeito de sobrancelha mais natural e arqueada, por isso é destinada a quem já fez a micro e desbotou, ou para mulheres mais maduras".

Micropigmentação na boca: 'Boa alternativa para conseguir um efeito mais volumoso'

Para dar mais volume sem precisar fazer preenchimento, Raphaella realiza a micropigmentação Young Lips 3D na boca feita também com o dermógrafo e assegura um resultado super natural. "Contorna-se naturalmente os lábios e os preenche com uma cor levemente rosada, aproximada a cor de pele da cliente. O procedimento é uma boa alternativa para conseguir um efeito mais volumoso e é indicado para mulheres que desejam rejuvenescer ou 'acender' a boca, que com o passar dos anos fica mais apagada, pois perde a elasticidade do contorno. No entanto, faço também em mulheres de 25 anos que querem uma boca mais definida e rosada", explica.

Recuperação adequada: 'Não use ácidos ou produtos clareadores'

Para ter uma boa recuperação, alguns cuidados básicos devem ser tomados até mesmo para conservar a micropigmentação e fazê-la durar mais. "Indicamos que nos cinco dias seguintes ao procedimento, a pessoa hidrate com uma pomada que entregamos ao fim da sessão. Evite esfregar e não use ácidos ou produtos clareadores por até uma semana", aconselha. As precauções não acabam por ai: "Também deve-se evitar o suor no rosto, pois é ácido e pode colaborar com o clareamento. Consequentemente, não pegar sol nos cinco dias seguintes também. Após um mês, indicamos que a pessoa volte para uma revisão sem cobrança". O tratamento é contraindicado para grávidas, diabéticos não controlados e pessoas com doenças de pele em tratamento.

Micropigmentação x microblanding

Microblanding também é um processo de concertar as falhas das sobrancelhas com pigmentação, mas feito com um aparelho diferente do que é usado na micropigmentação. "O aparelho é o Tebori, um indutor manual parecido com uma caneta. Por isso, a meu ver, acaba sendo mais agressivo para a pele, pois atinge uma camada mais profunda do que a da micropigmentação", alerta Raphaella. Quando se trata da técnica com o uso do Dermógrafo, aparelho utilizado pela especialista, ela ressalta: "Nos permite bastante precisão nos traços e desenho cada pelo no formato ideal e faço a troca de agulhas para garantir a cor e espessura perfeitas. Esta técnica é indicada para qualquer pessoa que queira preencher falhas, ou até para quem tem alopecia". Raphaella alerta: "O resultado pode ser bom, pois isso não depende só do aparelho e sim, da técnica do profissional. Mas os riscos são maiores com o Tebori".

(Por Fernanda Casagrande)

Palavras-chave
Lifestyle Beleza Sobrancelha Beleza & Estilo Estética Beleza & Estética
Sobre o mesmo tema
'Manda o pix': Após anúncio dentro do 'BBB 24', Renata Lo Prete gera comoção. Entenda!
'Manda o pix': Após anúncio dentro do 'BBB 24', Renata Lo Prete gera comoção. Entenda!
9 de janeiro de 2024
'Ninguém tira...': Fábio Jr. ganha alfinetada do filho caçula e da ex, Mari Alexandre, após entrar na Justiça. Entenda a polêmica!
'Ninguém tira...': Fábio Jr. ganha alfinetada do filho caçula e da ex, Mari Alexandre, após entrar na Justiça. Entenda a polêmica!
26 de abril de 2024
Notícias similares
5 perfumes femininos do Boticário para usar no calor e se manter cheirosa durante todo o verão
5 perfumes femininos do Boticário para usar no calor e se manter cheirosa durante todo o verão
17 de novembro de 2023
Cheiro de rica: esses 5 perfumes femininos elegantes do Boticário vão te deixar perfumada por menos do que você imagina
Cheiro de rica: esses 5 perfumes femininos elegantes do Boticário vão te deixar perfumada por menos do que você imagina
26 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias