Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo PB valendo 27/08/19
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Micropigmentação: entenda a técnica e os cuidados essenciais após o procedimento

Compartilhe no Facebook
Especialista no assunto, Raphaella Bahia explica como funciona e ensina o que fazer para manter a pigmentação

Muitas mulheres sonham em exibir sobrancelhas bem definidas e preenchidas sem precisar gastar minutos preciosos com maquiagens específicas. É por este motivo que a micropigmentação - técnica de implantar pigmento na pele no tom dos pelos - tem sido tão procurada. Se alguns procedimentos estéticos geram inseguranças, ou por serem doloridos, como alguns métodos de fotodepilação, ou por serem semidefinitivos, o Purepeople te ajuda a esclarecer algumas dúvidas antes de tomar essa decisão. Em entrevista ao site, a especialista Raphaella Bahia explica como o procedimento funciona e dá dicas de como cuidar da cicatrização.

'A micropigmentação dura de seis meses a um ano'

A micropigmentação atinge a camada superficial da pele e funciona como uma tatuagem com tempo determinado. "Ela dura de seis meses a um ano, dependendo da sensibilidade da pele e dos cuidados no pós", explica Raphaella Bahia. Para chegar ao desenho ideal para cada tipo de rosto, a técnica é feita através do estudo das linhas e formas da face, baseando-se no visagismo, que destaca as qualidades interiores conforme as características físicas ao utilizar maquiagem e outros recursos estéticos. Dona do F&R MicroCenter com a mãe, Fatima Bahia, Raphaella explica como o procedimento é feito: "Usando o dermógrafo, desenho os pelos na espessura e tom ideais de cada pessoa. O dermógrafo é um aparelho de última geração que permite ter bastante precisão". O procedimento costuma durar de 1 a 2 horas.

Procure um profissional de confiança antes de realizar o procedimento

De acordo com a profissional, como não existe uma maneira de remover a micropigmentação, é essencial conhecer e confiar no profissional escolhido para realizar o procedimento evitando, desta forma, inseguranças durante o processo. "Primeiramente, sempre ouvimos o que mais incomoda em cada cliente. Faço uma análise visagista do rosto, para traçar o modelo ideal de sobrancelha, e também desenho com maquiagem para a cliente visualizar como ficará", explica Raphaella, acrescentando que a clínica atende outros tipos de solicitações: "Fazemos reconstituição dos mamilos dos seios, fazemos nos olhos para substituir o lápis, na boca para delinear e rejuvenescer os lábios, principalmente por mulheres mais velhas com rugas ao redor da região."

Entenda a técnica fio a fio 3D: 'Técnica criada há dez anos pela própria Fatima Bahia'

O processo pode ser feito de diferentes maneiras no mesmo local e com técnicas e resultados distintos: "Nas sobrancelhas, criamos as técnicas fio a fio 3D, Hiperrealista, Ombré, Highlight e Esfumada. Nos lábios, realizamos o Young Lips 3D, pois conseguimos um efeito rejuvenescedor e sensação de volume na boca", explica Raphaella. Descrevendo o procedimento fio a fio 3D, a especialista compartilha: "Técnica criada há dez anos pela própria Fatima Bahia, os fios são desenhados perfeitamente um por um com o dermógrafo, imitando a grossura e tonalidade dos fios originais". O uso de várias agulhas de diferentes espessuras ao mesmo tempo garante o efeito 3D com 'fios' sobrepostos e similares aos naturais, para quem é adepta do efeito mais discreto possível no rosto, como na escolha das maquiagens mais naturais.

Saiba a diferença entre os diversos estilos e escolha o melhor para a sua sobrancelha

"A Hiper-realista, reproduz ao máximo a realidade, contando com um fio desordenado, em direções diversas, sobrepostos e em diferentes espessuras, longe do efeito carimbado, é mais bagunçada e natural. Já a Ombré, escurece o arco, deixando o início e o fim, conhecidos como o rabinho da sobrancelha, mais claros", conta Raphaella ao revelar que a última técnica fica mais bonita esteticamente. Para quem tem a sobrancelha falhada, a especialista indica: "A esfumada deixa um efeito sombreado e natural, longe do resultado marcado e artificial. A clínica recebe grande quantidade de mulheres insatisfeitas com micropigmentações antigas e artificiais, então, sem entregar que se renderam a procedimentos, a técnica é perfeita. A Highlight tem o objetivo de diminuir o efeito da pigmentação antiga e criar um efeito de sobrancelha mais natural e arqueada, por isso é destinada a quem já fez a micro e desbotou, ou para mulheres mais maduras".

Micropigmentação na boca: 'Boa alternativa para conseguir um efeito mais volumoso'

Para dar mais volume sem precisar fazer preenchimento, Raphaella realiza a micropigmentação Young Lips 3D na boca feita também com o dermógrafo e assegura um resultado super natural. "Contorna-se naturalmente os lábios e os preenche com uma cor levemente rosada, aproximada a cor de pele da cliente. O procedimento é uma boa alternativa para conseguir um efeito mais volumoso e é indicado para mulheres que desejam rejuvenescer ou 'acender' a boca, que com o passar dos anos fica mais apagada, pois perde a elasticidade do contorno. No entanto, faço também em mulheres de 25 anos que querem uma boca mais definida e rosada", explica.

Recuperação adequada: 'Não use ácidos ou produtos clareadores'

Para ter uma boa recuperação, alguns cuidados básicos devem ser tomados até mesmo para conservar a micropigmentação e fazê-la durar mais. "Indicamos que nos cinco dias seguintes ao procedimento, a pessoa hidrate com uma pomada que entregamos ao fim da sessão. Evite esfregar e não use ácidos ou produtos clareadores por até uma semana", aconselha. As precauções não acabam por ai: "Também deve-se evitar o suor no rosto, pois é ácido e pode colaborar com o clareamento. Consequentemente, não pegar sol nos cinco dias seguintes também. Após um mês, indicamos que a pessoa volte para uma revisão sem cobrança". O tratamento é contraindicado para grávidas, diabéticos não controlados e pessoas com doenças de pele em tratamento.

Micropigmentação x microblanding

Microblanding também é um processo de concertar as falhas das sobrancelhas com pigmentação, mas feito com um aparelho diferente do que é usado na micropigmentação. "O aparelho é o Tebori, um indutor manual parecido com uma caneta. Por isso, a meu ver, acaba sendo mais agressivo para a pele, pois atinge uma camada mais profunda do que a da micropigmentação", alerta Raphaella. Quando se trata da técnica com o uso do Dermógrafo, aparelho utilizado pela especialista, ela ressalta: "Nos permite bastante precisão nos traços e desenho cada pelo no formato ideal e faço a troca de agulhas para garantir a cor e espessura perfeitas. Esta técnica é indicada para qualquer pessoa que queira preencher falhas, ou até para quem tem alopecia". Raphaella alerta: "O resultado pode ser bom, pois isso não depende só do aparelho e sim, da técnica do profissional. Mas os riscos são maiores com o Tebori".

(Por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.