Nos últimos tempos, a teledramaturgia tem passado por mudanças drásticas para atender ao público que tem rejeitado as históiras na televisão. Nesse aspecto, as novelas verticais chegam para mudar a forma como consumimos ficção no Brasil.
Não é à toa que o ano de 2025 tem sido o ápice para o crescimento do estilo, com histórias que levam milhões de espectadores às telas do celular para acompanhar drama, comédia, mistérios e outros gêneros.
Diferente das tradicionais produções de TV, esse formato aposta em capítulos curtos, gravados em tela vertical, ou seja, pensado originalmente para celular, e quase sempre sem cortes. Com episódios de cerca de dois minutos, as histórias giram em ritmo ágil, com ganchos fortes e personagens envolventes para prender a atenção em plataformas digitais.
O Purepeople listou quatro novelas verticais brasileiras que estão fazendo o maior sucesso. Confira!
A pioneira nesse mercado é o aplicativo ReelShort, que em 2025 consolidou títulos de enorme repercussão. Um dos maiores sucessos é 'A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário', estrelado por Victor Sparapane e Jessika Alves, ex-atores da Globo. A novela ultrapassou 420 milhões de visualizações, narrando a trama de Nathália, uma jovem que se casa por interesse com um bilionário enquanto esconde um segredo explosivo.
Outro destaque do ReelShort é ‘De Volta ao Jogo’, com Bruno Guedes e Anna Rita Cerqueira. Em 69 episódios, conta a história de um jogador de futebol que reencontra a ex-namorada e descobre ser pai de uma menina, drama que ameaça sua carreira.
Já ‘A Firma’ trouxe peso internacional: até Gabriela Spanic, a eterna Paola Bracho de A Usurpadora, que está em ‘A Fazenda’, entrou no elenco. Ao lado das atrizes gêmeas Giselle e Michelle Batista, a trama fala sobre empreendedorismo e rivalidade entre irmãs.
O UOL também apostou no gênero com ‘Além do Toque', adaptação do livro de Mari Sales, feita por mulheres e voltada ao público feminino. A mininovela acompanha Fran (Gabriella Potye), jovem de 26 anos que encara um trabalho inesperado de massagista na noite de Natal.
Atenta à evolução do mercado, a Globo prepara sua estreia no formato. O piloto de uma novela vertical com Jade Picon, Débora Ozório e Daniel Rangel foi gravado em 9 de setembro.
Na trama, Paula (Débora) quer se casar com Lucas (Daniel), mas sua amiga Soraia (Jade) trama para roubar o noivo e sua herança. Se avançar, a aposta marca a entrada definitiva da emissora no universo das novelas verticais, confirmando que o futuro da dramaturgia brasileira também cabe na tela do celular.
Quem também está por dentro da tecnologia é o SBT. A emissora comandada por Daniela Beyruti estreia ‘Refollow’, nesta terça-feira, 16. Considerada uma série tanto horizontal quanto vertical, a produção da TV ZYN chega ao Youtube.
Exibida às terças e quintas, às 18h30, em um total de oito episódios, a história gira em torno de seis jovens que estão em um reality show onde precisam conviver em uma república e disputar seguidores em tempo real.