






Virgínia Fonseca comemora o sucesso crescente da Wepink, sua marca de cosméticos. Mas como acontece com qualquer empresa muito popular, a empreitada também acumula recordes de reclamações em plataformas de defesa do consumidor. Uma reportagem do Splash, portal do UOL, expôs esses números.
Só no site Reclame Aqui, a Wepink recebeu mais de 70 mil queixas nos últimos seis meses. A empresa de Virgínia figura em sexto lugar na lista, acima das marcas de telefonia Claro e Vivo e dos bancos Santander, C6 e Inter. É a única marca do ramo de beleza a figurar no top 10. Em 2024, foram mais de 90 mil reclamações no portal, o que dá uma média de 250 por dia.
No Procon-SP, a Wepink registrou 2.803 reclamações em 2024 e mais 663 só neste ano. Entre as principais reivindicações, estão atrasos nas entregas e produtos não recebidos.
Em compensação, a empresa de Virgínia tem bons números quando o assunto é resolução de problemas. No Reclame Aqui, o indíce de solução é de 70% e 55,6% dos clientes avaliam que voltariam a comprar na Wepink. Já no Procon-SP, 62,2% dos casos foram resolvidos já na primeira fase da reclamação.
Reclamações à parte, a marca de Virgínia é um case de sucesso que foi parar na Forbes. Em março do ano passado, a importante revista expôs que a Wepink faturou R$ 378 milhões em dois anos. Boa parte dessas cifras vêm de lives que ela realiza com os seguidores. Uma transmissão ao vivo improvisada diretamente de Paris rendeu R$ 9,2 milhões em apenas uma hora.
A WPink, empresa de suplementos e produtos de bem-estar, faturou R$ 107 milhões só no primeiro trimestre de 2024. Virgínia também é dona de mais duas empresas: a Talismã Digital, agência que cuida da carreira de outros influenciadores, e a Maria's Baby, com produtos infantis. "São muitas empresas, mas tenho pessoas comprometidas em cada uma", disse a famosa à publicação.