Pele bem-cuidada no verão: conheça 6 ácidos que podem (e devem!) ser usados na estação
Publicado em 25 de janeiro de 2022 13:28
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
A presença de ácidos no skincare deve ser limitada ao inverno? Dermatologista lista tipos específicos do item de beleza que também podem ser usados para a manutenção da pele durante a estação mais quente do ano.
Pele bem-cuidada no verão: conheça 6 ácidos que podem (e devem!) ser usados na estação
Pele bem-cuidada no verão: conheça 6 ácidos que podem (e devem!) ser usados na estação
O skincare no verão precisa ser adaptado: saiba quais ácidos podem ser mantidos e quais precisam ser retirados do nécessaire
Os ácidos retinóico, glicólico, salicílico e mandélico não são indicados para o verão
Manchas no rosto podem ser tratadas com o uso do ácido kójico no verão
Pele madura sofre com a perda do ácido hialurônico: ele pode ser usado no verão desde a juventude.
Para um skincare certeiro no verão, é preciso investir em ácidos indicados por dermatologista
O uso de ácidos na pele no verão deve ser acompanhado de perto por médico e adaptado às individualidades de cada pessoa.
Cuidar da pele no verão com ácido hialurônico garante mais viço e luminosidade
Dermatologista lista ácidos que podem ser usados no skincare do verão sem risco à saúde
Pele no verão: confira na matéria abaixo 6 ácidos fundamentais para incluir no seu skincare
Veja + após o anúncio

O cuidado com a pele cresceu entre as brasileiras e, com o verão, a rotina de skincare é atualizada: alguns itens, como o protetor solar, se tornam ainda mais essenciais e outros, como os ácidos retinóico, glicólico, salicílico e mandélico precisam ser "aposentados" do nécessaire.

Entretanto, tais ativos têm substitutos poderosos. "Existem outros ácidos tão eficazes que podem e devem ser usados no verão para continuar mantendo os resultados. Os ácidos ferúlico, kójico, azelaico, maslínico, ascórbico e o ácido hialurônico são alguns dos que podem continuar na rotina de skincare durante essa estação", explica a dermatologista Priscila Camara de Camargo, da Clínica Camargo.

A especialista aponta que a indicação e a dosagem dos ativos devem ser feitas por um especialista, assim como a orientação do modo de uso. "Independente se o ingrediente é fotossensibilizante, usar o protetor solar diariamente é regra básica, desde que tenha mais do que 30 FPS e seja reaplicado de duas em duas horas.", orienta.

"Além disso, muitas fórmulas com ácidos podem ter seus efeitos potencializados com outros ativos, como peptídeos, restauradores da barreira, antioxidantes, entre outros", destaca. Mas os ácidos do verão funcionam como? Veja a seguir mais detalhes dados pela médica especialista.

1. Ácido ferúlico é aliado poderoso da vitamina C

No organismo, o ácido ferúlico fornece hidrogênio para a neutralização dos radicais livres, que está relacionado com o envelhecimento das células. "É um potente antioxidante e aliado à vitamina C ou ácido ascórbico, previne o envelhecimento e trata as manchas. Dados científicos mostraram que a aplicação tópica do ácido ferúlico inibe a formação do eritema – vermelhidão – provocado pela exposição da pele aos raios UV", explica a dermatologista.

2. Ácido kójico também pode ser usado por gestantes

De acordo com a expert em cuidados com a pele, esse ativo é considerado um clareador importante por ter uso permitido durante o verão e também na gestação.

Ele inibe a ação da tirosinase – enzima responsável pela produção de pigmento –, promovendo a diminuição da formação da melanina e do melasma, comum em mulheres grávidas, além de contribuir também para o clareamento da pele. É um ácido que não causa irritação se usado corretamente. "Como o ácido kójico é mais suave e não causa fotossensibilização, seu uso pode ser feito até mesmo durante o dia", destaca.

3. Ácido hialurônico evita flacidez e perda de luminosidade

O ácido hialurônico é um dos "hits" de beleza dessa temporada por sua versatilidade. Ele é produzido pelo corpo, mas com o avanço da idade, essa produção se reduz, diminuindo por consequência a hidratação e elasticidade da pele.

"Então, quando existe falta de ácido hialurônico, há desidratação da pele, tendência à flacidez, rugas, sulcos e perda de luminosidade. O ativo tem vários pesos moleculares e deve ser usado em diferentes composições para atuar em várias áreas da pele, principalmente como um poderoso hidratante em fórmulas anti-idade", explica Dra. Priscila.

4. Ácido azelaico auxilia no combate à acne e rosácea

Por sua vez, o ácido azelaico possui função clareadora e seborreguladora e é indicado no tratamento da acne e também da rosácea. "Pode ser usado também por gestantes no controle do melasma, porque exerce a mesma função do ácido kójico, que é de inibir a tirosinase e clarear a pele.", destaca a dermatologista.

O efeito seborregulador desse ativo, aponta a médica ajuda a diminuir os cravos, limpa os poros, além de ter ação antibacteriana e antimicrobiana. Ainda é anti-inflamatório, secativo e clareador das manchas e sequelas de acne.

5. Ácido maslínico tem alta penetração na pele quando nanoencapsulado

O ácido maslínico é um poderoso antioxidante e também tem uma grande ação anti-inflamatória. As fórmulas em que o ativo está nanoencapsulado garantem alta penetração na pele.

"Ele reduz a vermelhidão de peles irritadas, principalmente após exposição solar e outros agressores ambientais, como a poluição. A substância age diretamente sobre a hidratação e aparência da pele, deixando-a mais macia e radiante porque estimula a renovação celular.", aponta Dra. Priscila.

6. Ácido ascórbico atua diretamente contra radicais livres

Outro ácido com ação antioxidante é o Ácido L-Ascórbico. "A famosa Vitamina C é responsável por frear a ação dos radicais livres, estimular a formação de novo colágeno e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol, na medida em que uniformiza o tom e melhora sua textura.", sinaliza.

"Também é importante para diminuir as rugas e apresenta atividade imunoprotetora e clareadora", acrescenta a médica. Segundo a expert, o ativo promove todos os benefícios da Vitamina C pura, sendo 10 vezes melhor absorvido.

Finalmente, a médica lembra que antes de usar qualquer ácido no rosto, principalmente no verão, é importante visitar um dermatologista e tirar dúvidas mais específicas, principalmente para que ele possa indicar uma fórmula eficaz caso a caso.

Palavras-chave
Beleza & Estilo Beleza Pele Principais notícias Verão Primavera/Verão
Sobre o mesmo tema
Par de Vera Holtz em 'Presença de Anita', ator será Exu pela 2ª vez no Carnaval de SP. Conheça Taiguara Nazareth!
Par de Vera Holtz em 'Presença de Anita', ator será Exu pela 2ª vez no Carnaval de SP. Conheça Taiguara Nazareth!
7 de fevereiro de 2024
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
23 de março de 2024
Notícias similares
Cheiro de mulher rica, sim! Você precisa conhecer estes perfumes nacionais que são sucesso de vendas
Cheiro de mulher rica, sim! Você precisa conhecer estes perfumes nacionais que são sucesso de vendas
22 de novembro de 2023
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
5 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
23 de abril de 2024
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de  'A Grande Conquista 2'
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de 'A Grande Conquista 2'
23 de abril de 2024
Últimas Notícias