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Dúvidas sobre pós-parto? Um guia sobre mudanças no corpo, pele e mais!

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Ter filhos é o sonho de muitas mulheres. No entanto, a gestação e o pós-parto são períodos cercados de muitas dúvidas e de alguns medos. Como deve ser a alimentação? A amamentação realmente emagrece? Como lidar com a queda de cabelo? Para te ajudar, o Purepeople reuniu um time de especialistas que responderam essas e outras questões. Aos detalhes!

Giovanna Ewbank, Romana Novais, Sthefany Brito, Nathalia Dill... a lista de famosas que estão grávidas ou já tiveram um bebê é grande. Além disso, muitas outras mamães também estão lidando com essa nova fase. No entanto, por mais preparada que você esteja para o momento, o período de gestação e pós-parto é sempre cercado de dúvidas e mudanças. Para te ajudar a esclarecer as dúvidas, o Purepeople reuniu um time de 5 profissionais para contar tudo sobre corpo, cabelo, saúde e os cuidados necessários. Saiba tudo!

O corpo muda durante e depois da gravidez - e está tudo bem!

É impossível gerar um filho e não sentir as mudanças no corpo. No entanto, de acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, a variação de peso ao longo da gestação depende de cada mulher. "O normal é que a gestante ganhe entre 1 a 2 quilos por mês no primeiro trimestre. No final da gestação, é comum engordar mais de 1 quilo, por conta do aumento da concentração de líquidos no corpo". Vale reforçar ainda que a ideia de que é preciso comer por dois para fortalecer o bebê não passa de uma crença popular. "Engordar é um processo natural e a gestante não precisa aumentar a quantidade de alimentos, comparado ao de costume", explica o especialista.

Uma alimentação equilibrada garante a saúde da mãe e do bebê
Uma alimentação equilibrada garante a saúde da mãe e do bebê

Alimentação pós-parto: quais são os alimentos mais indicados?

Falando em alimentação, a nutricionista Juliana Carreira ressalta a importância de se alimentar bem durante toda a gestação, com um cardápio rico em frutas, verduras, legumes e integrais. Após o parto, a dica é incluir nutrientes que possam evitar problemas futuros. "Vale a pena incluir no cardápio diário a vitamina B6, que ajuda na prevenção da depressão pós-parto. Ela está presente no trigo, milho, fígado, frango, peixe, leite e derivados. Também é indicada a vitamina B1, que ajuda no metabolismo energético materno. As principais fontes são carnes, cereais integrais, frutas, ovos e legumes", conta. E nada de álcool ou alimentos como queijo fresco ou maionese, pois trazem risco de contaminação.

Queda de cabelo pós-parto é comum entre as mulheres

Se, durante a gravidez, seus cabelos estavam fortes e brilhantes, não se assuste com a queda de cabelo no pós-parto. De acordo com dados da Sociedade Brasileira do Cabelo, a perda de fios pode ser de 30% a 50% após a gestação. "Depois do parto, a produção de hormônio tende a decrescer voltando aos seus níveis normais. Aqueles fios que cresceram por ação hormonal começam a cair numa velocidade rápida e isso assusta muitas mulheres", conta Thiago Bianco, médico especialista em transplante capilar. O que fazer então? "Descansar, consumir frutas e vegetais, hidratar-se e evitar situações que danifiquem os fios, como fazer tranças, rabo de cavalo e escova", esclarece.

A amamentação influencia na perda de peso após o parto
A amamentação influencia na perda de peso após o parto

A amamentação pode emagrecer até 2kg por mês

Outra questão muito recorrente entre as mães é saber se a amamentação têm influência na perda de peso após o parto. A resposta é sim! "A amamentação pode emagrecer a mulher até 2kg por mês, em caso de aleitamento materno exclusivo em livre demanda. A produção constante de leite gera um gasto calórico médio de 600 a 800 calorias por dia", revela Ana Paula Gama, enfermeira e obstetra, fundadora da Amamente Rio. Para deixar o momento mais tranquilo, a especialista recomenda o uso de roupas leves e sutiãs de algodão, que dão uma boa sustentação sem apertar. "Tenha uma rede de apoio familiar e profissional, que é essencial para esse momento da maternidade".

E como cuidar da pele no pós-parto?

Cicatrizes, olheiras e pele ressecada fazem parte da rotina das novas mamães. Para manter a hidratação, a dermatologista Luisa Kelmer indica tomar banhos de água morna com sabonetes emolientes e caprichar na hidratação no dia a dia. Quanto às cicatrizes, é necessário avaliar primeiro se elas são atróficas ou do tipo quelóides. "Existem vários tratamentos para cicatriz, entre eles, massagens, sessões a laser, microagulhamento robótico e pomadas cicatrizantes". Já para as olheiras, os cuidados variam de acordo com o tipo de mancha. "Em casos mais leves, compressas frias com substâncias calmantes, como a camomila, suavizam as olheiras. Para excesso de pigmento ou estrutura óssea mais profunda, é indicado tratamentos com lasers ou ácido hialurônico". A dermato também alerta que peelings químicos e ácidos mais fortes devem ser evitados e avaliados com cautela, por conta da amamentação.

(Marina Couto)

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