Pra causar! 'História de Amor' começou com duas polêmicas que passaram batidas em 1995, mas hoje dão o que falar
Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 18:39
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
'História de Amor' começou com duas polêmicas de 1995 que dão o que falar nos dias de hoje; saiba mais
Em História de Amor, mulher abrda Csrlos (José Myer) e fala sobre estar acima do peso. Psrte da cena foi cortada na reprise de 2025 Personagens de Cristina Mullins e Dennis Carvalho reclamaram do toque de celular na igreja, na novela 'História de Amor' 30 anos depois, Carla Marins revela seus desafios para viver Joyce em 'História de Amor'! A atriz comentou que engordou para a novela Aos 56 anos, Carla Marins, a Joyce de História de Amor, busca novas oportunidades na TV Atriz de 'História de Amor' e filha de Manoel Carlos, Julia Almeida reflete sobre faxina emocional após polêmica envolvendo o pai: 'Pessoas tóxicas'
Veja + após o anúncio

Mal estreou na Faixa Especial da Globo e 'História de Amor' já trouxe dois assuntos polêmicos em seus capítulos iniciais. Conhecido por usar merchandising social em suas novelas - a trama de 1995 aborda, por exemplo, pessoas com deficiência física e gravidez na adolescência - o folhetim das tardes da Globo causou com assuntos que ganharam destaque somente nos anos 2000. 

Conversa em 'História de Amor' induz à gordofobia

Em seu capítulo de estreia, 'História de Amor' tocou em um tema delicado, gerando o corte de uma cena profunda em apenas quatro minutos de novela. 

Na ocasião, o endocrinologista Carlos Alberto (José Mayer) é abordado por uma mulher sentada ao seu lado no avião, que o aborda para revelar que aplica seus métodos de emagrecimento em dia. "Eu assisti à sua palestra ontem. Olha, eu já li todos os seus livros, seu o seu método... Sou sua fã", elogia ela. Carlos agradece, e a cena foi cortada. 

Na versão original disponível no Globoplay, a conversa é prolongada. Após falar que é fã do médico, a mulher diz: "Sou aquela gorda de padaria. Aquela que entra na padaria, vê um docinho, vê um pãozinho, e já engordou. Estou pesando 90 quilos, mas eu passo uma fome. Te juro", acrescenta.

O especialista, por sua vez, evita continuar o papo com uma resposta mais singela. "Existem casos assim. Não adianta passar fome. Tem que comer direito, saber o que comer", termina. 

Toque de celular na igreja é crime

Já no segundo capítulo, exibido nesta terça, 11, um toque de celular foi motivo de incômodo para os personagens de Cristina Mullins e Dennis Carvalho. No instante, Maristela reclama para o marido sobre o barulho de algum aparelho alheio toca na igreja, à espera do casamento de Carlos e Paula (Carolina Ferraz). "Telefone celular na igreja, que absurdo!". Vicente Gomide concordou com a esposa e ainda criticou os cariocas. "Coisas de Rio de Janeiro! Em São Paulo não acontece isso", afirmou ele.

Vale ressaltar que, em 1995, o celular ainda era uma novidade na vida da maioria dos brasileiros; logo, não era bem-visto em lugares públicos, como na igreja. Somente em 9 de dezembro de 2002, em Minas Gerais, foi sancionada a Lei nº 14.486 com a seguinte citação: "Fica proibido o uso de telefone celular no interior das salas de aula e bibliotecas das escolas públicas e privadas, em teatros, cinemas e templos religiosos", afirma a lei.

Já em 2018, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL-MG) aprovou uma proposta mais ampla em relação à lei anterior: "É vedada a conversação em telefone celular e o uso de dispositivo sonoro do aparelho em teatros, cinemas, igrejas, salas de aula, bibliotecas e demais espaços destinados ao estudo", diz o novo texto.


 

Sobre
Globo/TV Globo/Rede Globo/Globoplay
Globo/TV Globo/Rede Globo/Globoplay
Resumo da novela 'História de Amor': Quebra-pau! Carlos 'vira' fera com a mulher, Paula, e toma decisão radical em casamento (capítulos de 17 a 22/03)
17 de março de 2025 às 09:41
Todos os itens
Palavras-chave
Entretenimento Novelas TV TV Globo Resumo de novela
Sobre o mesmo tema
Por onde andam as crianças de 'História de Amor'? 30 anos depois, apenas UM dos quatro atores mirins segue na Globo até hoje
Por onde andam as crianças de 'História de Amor'? 30 anos depois, apenas UM dos quatro atores mirins segue na Globo até hoje
10 de fevereiro de 2025
Rodrigo Faro e Vera Viel: juntos há quase 30 anos e com 3 filhas, casal começou história de amor graças a... chinelos!
Rodrigo Faro e Vera Viel: juntos há quase 30 anos e com 3 filhas, casal começou história de amor graças a... chinelos!
15 de outubro de 2024
Há 30 anos, essa moça estava irreconhecível como uma apaixonada jovem em 'História de Amor'; hoje está na Globo como uma das maiores jornalistas
Há 30 anos, essa moça estava irreconhecível como uma apaixonada jovem em 'História de Amor'; hoje está na Globo como uma das maiores jornalistas
27 de janeiro de 2025
Notícias similares
Protagonista de 'Mania de Você'? O que Dhu tem de especial que Viola e Luma não conseguem superá-la na novela
Protagonista de 'Mania de Você'? O que Dhu tem de especial que Viola e Luma não conseguem superá-la na novela
19 de novembro de 2024
Quando acaba 'Garota do Momento'? Globo muda data final da novela por 2 razões estratégicas para evitar erros no futuro
Quando acaba 'Garota do Momento'? Globo muda data final da novela por 2 razões estratégicas para evitar erros no futuro
7 de março de 2025
Últimas Notícias
Últimas Notícias