Paolla Oliveira e Diogo Nogueira movimentaram as manchetes nesta segunda-feira (22) com o anúncio do fim do relacionamento de quase 5 anos. 2025 foi marcado por muitos términos no mundo dos famosos. Celebridades extremamente icônicas, como Ivete Sangalo, deram fim a seus casamentos neste ano. Parece coincidência, mas não é: a astrologia tem uma explicação profunda.
Claudia Lisboa, astróloga há 46 anos, explica que 2025 é regido pelo ano universal 9, número associado ao encerramento de ciclos, à resolução de pendências e à necessidade de desapego. Com esse cenário, este ano trouxe, para muitas pessoas, a sensação de atraso, estagnação e travamento.
2025 foi marcado pela mudança de energia relacionada a astros importantes, o que não ocorria há tempos. A astrologia explica que esses trânsitos planetários provocam transformações coletivas profundas, que geram desconforto, podem alterar a estrutura e exigem muita coragem de quem está diante da mudança.
Também não é por acaso a impressão de que este final de ano teve mais notícias de separação. Neste último trimestre, houve importantes trânsitos planetários, que auxiliam na conclusão de metas.
Por isso, os meses de outubro, novembro e dezembro foram essenciais para mudanças de cenário e oportunidades de virada de chave. No mês passado, o destaque foi a oposição de Marte a Urano, trânsito associado à rebeldia e à ruptura, o que pode acarretar divergências, mas também libertação.
“O início de novembro, o mês de Escorpião, trouxe uma Lua cheia em Touro e o Sol em Escorpião. Esse equilíbrio fala da composição morte e vida. Largamos o que não serve, aprendemos que nem tudo está sob controle, lidamos com as perdas, precisamos renovar a vida, mas não é para ser destrutivo quando temos valores a ser preservados”, explica a astróloga
Já outubro foi um período de crises, medos e dependência, o que reforçou a necessidade de coragem para encerrar relações e fazer ajustes para 2026. “A Lua minguante do mês de outubro trouxe um caráter simbólico de introspecção. Essa Lua minguante em Câncer e o Sol em Libra pedem equilíbrio entre vínculos e escolhas: cuidar das relações, mas também respeitar o próprio espaço. É tempo de olhar para dentro, encerrar ciclos e reorganizar o coração. A vida é feita de ciclos, alguns chegam como oportunidades brilhantes, outros chegam como desafios que exigem mais de nós”, aponta Claudia.
player2