
Maya Massafera tornou pública sua transição de gênero em 2024 depois de passar por um processo intenso de autodescoberta e transformação, que incluiu mais de 20 procedimentos médicos, como feminização facial, uso de chip hormonal e cirurgia de redesignação sexual.
Mas o que poucos sabem é que o casamento de Ronaldo Fenômeno e Celina Locks contribuiu para que Maya Massafera se visse inteiramente como uma mulher trans.
"Quando eu tive certeza que não era uma pessoa não binária e sim uma mulher trans foi quando o Ronaldo e a Celina [Locks] me convidaram para o casamento e no convite estava que homem teria que ir de terno. Na época, eu não entendia que eu era uma pessoa trans (...), que nasci assim, que Deus me fez assim. Mas, me deu ataque de pânico de me imaginar de terno. Hoje, colocando um terno, me sinto realizada. É só uma roupa, não faz diferença nenhuma", disse ela, que desfilou com a peça na noite desta quinta-feira (10) no São Paulo Fashion Week.

Em entrevista à Marie Claire, Maya comentou sobre compartilhar detalhes de sua vida em um reality show: "É maravilhoso eu estar mostrando e chegando em lugares nos quais é difícil mostrar a vida de uma travesti. Claro que, no alto do meu privilégio, eu mostro o que acontece comigo. Mas, só de estarmos em todos os lugares, é um ato político, resistência. Eu fico feliz de mostrar futilidade".
Maya Massafera desfilou para Walerio Araújo em um desfile cujo tema é o avesso. "Estou realizando um sonho (...) o Mateus, aquele menino que faleceu, ele via aquelas modelos e pensava: 'meu Deus'. Hoje, estar aqui representando tanta gente, representando meu sonho, é muito legal", contou ela com lágrimas nos olhos.