Cirurgias de redesignação sexual: conheça as principais e relação delas com a autoestima de pessoas trans
Publicado em 2 de junho de 2022 16:55
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
O mês do Orgulho LGBTQIA+ evidencia a importância do acesso de pessoas transgêneros às cirurgias plásticas e de redesignação sexual. Elas são capazes de melhorar expressivamente a saúde mental e o bem-estar físico, impactando positivamente a vida de quem as busca.
Cirurgias de redesignação sexual: conheça as principais e relação delas com a autoestima de pessoas trans
Cirurgias de redesignação sexual: conheça as principais e os benefícios delas na autoestima de pessoas trans
Cirurgias de redesignação sexual precisam de acompanhamento de equipe multidisciplinar
Conhecer as cirurgias de redesignação sexual e levantar esse debate não deve ser limitado apenas às pessoas trans
As cirurgias de redesignação sexual podem ajudar a mulher trans a se conectar melhor consigo mesma
As cirurgias de redesignação sexual cresceram em 20% a cada ano nos EUA
Para pessoas trans, a cirurgia pode ser uma possibilidade de se reconhecer mais intimamente
A equipe multidisciplinar para realização de cirurgias de redesignação sexual deve ser composta de endocrinologista, psicólogo, psiquiatra, assistente social e cirurgião
Aumentar a possibilidade de acesso às cirurgias redesignação sexual deve ser uma luta de todos
Homens e mulheres trans podem optar por diferentes cirurgias de redesignação sexual
Cirurgia de redesignação sexual: quais são e o que muda no rosto, corpo e autoestima de pessoas trans
Veja + após o anúncio

A busca por diferentes tipos de cirurgia de redesignação sexual é uma realidade para muitas mulheres e homens que se identificam como transgêneros, pessoas que têm uma identidade de gênero diferente daquela que foi atribuída à nascença.

No Brasil, não existem dados que atestem a procura pela mudança de sexo dos órgãos genitais ou remoção das mamas, mas nos EUA, o número aumenta 20% a cada ano. As cirurgias de redesignação sexual foram autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nos hospitais universitários desde 1997.

Para a cirurgia ser feita no SUS, o tempo de espera médio é de 8 anos. "Existem pacientes que têm os caracteres sexuais masculinos desenvolvidos, mas que se identificam como mulheres ou vice-versa. Depende de cada caso e é muito importante que o paciente seja bem compreendido", aponta a cirurgiã Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A especialista ressalta que cada caso precisa ser individualizado e a seleção para a realização dos diferentes tipos de cirurgia de redesignação sexual, sempre em maiores de 21 anos de idade, envolve uma equipe multidisciplinar, com acompanhamento mínimo de dois anos. A equipe deve ser composta de endocrinologista, psicólogo, psiquiatra, assistente social e cirurgião, segundo o Conselho Federal de Medicina.

Quais são as principais técnicas cirúrgicas de redesignação sexual?

A neocolpovulvoplastia está relacionada com a região das gônadas para mulheres trans, pessoas que foram designadas ao gênero masculino ao nascer, mas que descobriram que se identificam como mulheres ao longo da vida. É indicado que a pessoa tenha acompanhamento com ginecologista, para orientações e avaliações da pele da neovagina e uretra. Como a próstata permanece, também pode ser necessária a realização de consultas com o urologista.

A metoidioplastia e a neofaloplastia são as duas técnicas mais procuradas por homens trans, aqueles que foram designados ao gênero feminino no nascimento, mas se identificam como homens em determinado período da vida. Na primeira, a pele circundante do clitóris é removida e liberada do púbis para dar uma aparência de maior comprimento. Já na segunda, são utilizados enxertos de pele, músculos, vasos sanguíneos e nervos de outro local do corpo, como do antebraço ou coxa, para a criação do novo órgão genital com maior tamanho e volume.

A mamoplastia é a plástica mamária indicada para mudar a forma, o tamanho e a posição dos seios. "A mamoplastia redutora, por exemplo, confere excelentes benefícios para homens transgêneros, pois tem como objetivo a retirada das glândulas mamárias, gordura e pele em excesso da região para que as mamas fiquem correspondentes ao gênero com o qual o paciente se identifica", explica a médica.

Já a mamoplastia de aumento é uma opção excelente para mulheres transexuais que desejam seios maiores do que aqueles conquistados apenas por meio do uso de hormônios. "A mamoplastia de aumento consiste no implante de uma prótese de silicone, por cima ou por baixo do músculo peitoral, para conferir volume às mamas, sendo que o tamanho da prótese pode variar de acordo com o caso e deve ser escolhido em uma conversa entre o cirurgião e a paciente, levando em consideração fatores como o corpo, o tamanho do tórax e a estatura", destaca a cirurgiã.

As cirurgias estéticas faciais também são muito recomendadas para pacientes de ambos os gêneros que desejam uma melhor harmonia do rosto. Por exemplo, homens transgêneros que desejam conquistar uma mandíbula mais forte e um contorno facial mais destacado podem optar pela mentoplastia.

"Nesses casos, o tratamento pode ser feito através de próteses de queixo e mandíbula ou com preenchimentos de hidroxiapatita de cálcio ou ácido hialurônico, que são absorvíveis", afirma a Dra. Beatriz Lassance. No campo das cirurgias faciais, a rinoplastia também se destaca, principalmente entre mulheres transexuais que desejam afinar o nariz e torná-lo mais delicado.

As cirurgias de remodelação do corpo também podem trazer grandes benefícios para pacientes transgêneros. Mulheres transexuais que desejam um corpo mais harmônico, por exemplo, podem optar pela lipoescultura. "Nesse procedimento, a gordura, após ser lipoaspirada por meio de uma cânula, é enxertada novamente no corpo para dar volume em outra área, como nos glúteos, sendo que parte dessa gordura é absorvida pelo organismo após certo tempo", completa a Dra Beatriz.

Como a saúde mental e bem-estar de pessoas trans é afetada pelo acesso ou não às cirurgias?

A importância da discussão sobre a falta de acesso de pessoas transexuais aos procedimentos estéticos e de redesignação sexual também se relaciona com bem-estar e saúde mental.

"A negação das cirurgias plásticas e de redesignação sexual para pessoas transgêneros também aumenta a probabilidade de pessoas trans buscarem tratamentos alternativos extremamente prejudiciais, incluindo o uso não supervisionado de medicamentos hormonais e a realização cirurgias plásticas e procedimentos estéticos de alto risco, como a implantação de próteses de silicone de baixa qualidade por profissionais não especializados", alerta.

A especialista ressalta que o debate sobre o tema não deve estar limitado à comunidade trans ou LGBQIA+. "É visível, então, como as cirurgias de redesignação não são apenas uma questão de opção para pessoas transgêneros, mas sim uma questão de saúde pública que ainda precisa de muita atenção", finaliza.

E vale ressaltar que a necessidade pela busca de cirurgia (ou não) cabe somente à pessoa trans. Por isso, muitas vezes pode ser incômodo para ela ou ele responder, por curiosidade alheia, já realizou ou não. Tais procedimentos não devem ser enxergados como forma de validar a transexualidade e sim como uma possibilidade de ela ou ele se reconhecerem de modo mais pleno.

Palavras-chave
Beleza & Estilo Mulher Preconceito Principais notícias Entrevista Saúde
Sobre o mesmo tema
Nova namorada de Cauã Reymond já foi miss e é cirurgiã-dentista: conheça Luiza Watson e saiba detalhes do namoro!
Nova namorada de Cauã Reymond já foi miss e é cirurgiã-dentista: conheça Luiza Watson e saiba detalhes do namoro!
28 de novembro de 2023
Kate Middleton e príncipe William devem expor real saúde da princesa dois meses após cirurgia, crê fonte: 'Claros e abertos'
Kate Middleton e príncipe William devem expor real saúde da princesa dois meses após cirurgia, crê fonte: 'Claros e abertos'
18 de março de 2024
Notícias similares
Antes e depois de Rafa Justus: jovem mostra resultado da rinoplastia e reação da família, chocada, impressiona: 'A cara da...'
Antes e depois de Rafa Justus: jovem mostra resultado da rinoplastia e reação da família, chocada, impressiona: 'A cara da...'
4 de março de 2024
Morte de Faustão é anunciada por jornal famoso e confusão revolta a web: 'Abutres'
Morte de Faustão é anunciada por jornal famoso e confusão revolta a web: 'Abutres'
26 de março de 2024
Últimas Notícias
MC Binn faz desabafo após sofrer ataques gordofóbicos e desativa perfil na web; fãs do cantor reagem: 'Babacas'
MC Binn faz desabafo após sofrer ataques gordofóbicos e desativa perfil na web; fãs do cantor reagem: 'Babacas'
25 de abril de 2024
João Guilherme Ávila é filho de quem com Leonardo? Mãe do ator flagrado com Marquezine é irmã de ex-'Restart' e foi dançarina de axé
João Guilherme Ávila é filho de quem com Leonardo? Mãe do ator flagrado com Marquezine é irmã de ex-'Restart' e foi dançarina de axé
25 de abril de 2024
Últimas Notícias