Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Amor de Mãe
Novela Éramos Seis
Novela Salve-se Quem Puder
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Resumo de novelas
TV
BBB20
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Carnaval

Quer começar a correr? Aprenda 6 dicas valiosas para iniciantes

Compartilhe no Facebook
A corrida é uma das atividades favoritas de quem decide deixar o corpo em forma e garantir mais energia, principalmente com a proximidade do verão. Se você nunca praticou corrida ou qualquer outra atividade física, é importante ficar atento a algumas dicas antes mesmo de colocar o tênis! Para te um help, separamos uma lista com 6 coisas que você fazer para deixar sua atividade mais leve e correta!

A corrida é um esporte que tem ganhado muitos adeptos nos últimos tempos, e está entre as principais atividades do clássico projeto verão! E não é para menos: correr traz benefícios físicos, psicológicos e estéticos, como redução de medidas e diminuição de inchaço. No entanto, apesar de ser prática, a atividade requer cuidados, principalmente entre os iniciantes. "Todos sabem correr, pois trata-se de um movimento natural do ser humano. Porém, seja paciente, ninguém corre uma maratona de um dia para o outro, a regularidade é mais importante que a distância percorrida neste início", explica Evelyne Correia, professora de Educação Física, que deu mais dicas para os corredores de primeira viagem!

1 - Faça uma avaliação com um médico

Pois é, não basta apenas colocar o tênis para perder aquela gordurinha de forma saudável: o primeiro passo é procurar um médico para fazer uma avaliação. "Realize uma avaliação e certifique-se de que não tem nenhuma lesão ou restrição ao exercício de impacto. Estando tudo certo é só seguir em frente", explica.

2 - Participe de um grupo de corrida

Para quem nunca praticou corrida, uma dica valiosa é correr em grupo. "Normalmente há especialistas que possam orientar sobre a melhor forma de iniciar no esporte", conta Evelyne. Correr com o acompanhamento de um profissional de Educação Física, segundo ela, pode ser uma outra opção.

3 - Escolha tênis, roupas e local adequados

Depois da avaliação, escolher o tênis, as roupas e o lugar onde você irá praticar a corrida é mega importante. "Parques com pistas de corrida acabam sendo a melhor opção neste momento", indica a profissional. O tênis precisa ser confortável, assim como as roupas, que devem ser leves, como a bermuda ciclista, que tem sido usada até no street wear. Se for correr ao ar livre, não esqueça o protetor solar!

4 - Se aqueça antes!

Fazer um aquecimento antes de correr é fundamental. "Realize um aquecimento antes de iniciar seu treino, mobilizando as articulações do quadril, joelho e tornozelo", explica a profissional. Outra dica antes de praticar a corrida é alimentar-se da forma correta. "Nunca pratique o esporte em jejum".

5 - Comece com caminhadas de 40 minutos

Quem começa a correr não precisa exagerar! "Respeite o seu ritmo e os seus limites. O ideal é iniciar com caminhadas de, aproximadamente, 40 minutos, três vezes por semana, e posteriormente alternar a caminhada com trotes (corridas leves) e vice-versa", indica a profissional. Segundo ela, o cansaço nas primeiras semanas é normal, já que o organismo está se adaptando ao exercício.

6 - 'Contraia a musculatura abdominal'

Na hora de correr, algumas dicas são valiosas para os iniciantes, e uma delas é ficar atento à postura. "Não corra na ponta dos pés, o movimento sempre deve começar pelos calcanhares. Quando estiver correndo, contraia a musculatura abdominal, mantenha o tronco ereto e balance os braços naturalmente", explica a professora. Por fim, segundo Evelyne, a respiração deve ser natural, mas de forma cadenciada.

(Beatriz Doblas)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.