Protetor solar físico e químico? Especialista diferencia termos e cita onde usar
Publicado em 4 de outubro de 2018 14:13
Por Purepeople
Você sabia que existe mais de um tipo de filtro solar? Além do protetor em cápsula, que deve ser ingerido, o bloqueador da radiação solar tradicional é dividido em dois grupos de acordo com as suas características: físico e químico. Em entrevista ao Purepeople, a dermatologista Karla Assed esclarece o que os difere e ainda revela em que ocasião usar cada um deles.
Aprenda a diferenciar o protetor solar físico do filtro químico
Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Karla Assed esclarece qual é o melhor para cada ocasião
Para ficar o dia todo exposta aos raios solares, opte pelo físico
Quando a exposição ao sol for cotidiana, aplique o químico
O protetor físico tem propriedades que fazem a pele refletir os raios solares
Já o químico, deixa os raios solares entrarem na pele, mas diminuir a energia da radiação
Hoje em dia, outros modelos de bloqueadores existem devido a tecnologia
O filtro em cápsula é o que mais está chamando a atenção ultimamente
Veja + após o anúncio

Muitos conhecem a importância de utilizar o filtro solar diariamente, mas poucas pessoas sabem que existem dois tipos de protetor: o químico e o físico. Assim como aplicar o bloqueador no cabelo, conhecer o produto que será usado na pele é essencial, principalmente se ela for repleta de acne. Mas qual será a diferença entre os dois itens e qual pode ser considerado o melhor? Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Karla Assed esclarece em quais ocasiões eles deverão ser aplicados e revela outros estilos de protetor solar, um dos principais aliados contra a flacidez.

Diferença entre os dois tipos: 'Absorvem a radiação ultravioleta'

A principal característica que difere o filtro químico do físico está na maneira em como a pele reage quando fica exposta aos raios solares. "O filtro químico possui moléculas que absorvem a radiação ultravioleta, que é altamente energética, transformando-a em radiação de baixa energia", declara a especialista do All Clinik ao explicar: "Assim, de fato, ele cria uma proteção química na camada cutânea, reagindo com a radiação solar e impedindo sua penetração na pele." Diferentemente desse, o físico faz uma proteção por fora da pele. "Já o protetor físico, também chamado de inorgânico, é composto por minerais como dióxido de titânio e óxido de zinco, que ficam sobre a pele sem absorção", aponta a diretora médica da clinica Karla Assed ao esclarecer: "Com a cobertura, os raios batem e são refletidos pelo filtro."

Qual escolher: 'Mesmo que esteja nublado ou chovendo'

Para não ficar com a pele vermelha, é recomendado utilizar o bloqueador mais adequado para cada situação. "O ideal é usar o protetor químico todos os dias, mesmo que esteja nublado ou chovendo", reforça a profissional lembrando da importância de aplicar o produto durante as estações mais frias do ano: "Se tem claridade, tem radiação solar." Já para passar o dia na praia ou na piscina, Karla sugere: "Quando você for se expor diretamente ao sol por mais tempo, aplique o físico."

Outros tipos de protetores: 'Fotoprotetores orais'

Além desses dois estilos, outro modelo tem chamado a atenção, principalmente por ser uma invenção tecnológica ao vir no formato de uma cápsula. "Quando a luz solar atinge a pele, radicais livres são liberados desencadeando reações que prejudicam o funcionamento das células que, com o desgaste contínuo, perdem a capacidade de se defender e dão lugar a manchas, flacidez e até câncer de pele", relata a dermatologista ao indicar: "Os fotoprotetores orais atuam justamente na prevenção desse efeito indesejável sob a pele, neutralizando a ação dos radicais livres relacionados à agressão da pele pela luz."

(Por Fernanda Casagrande)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Saúde Beleza Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Protetor solar para os lábios: Confira 3 opções para manter os lábios protegidos e hidratados!
Protetor solar para os lábios: Confira 3 opções para manter os lábios protegidos e hidratados!
6 de janeiro de 2024
Seu couro cabeludo também precisa de proteção solar! Saiba como diminuir os danos do sol
Seu couro cabeludo também precisa de proteção solar! Saiba como diminuir os danos do sol
13 de novembro de 2023
Notícias similares
Rinoplastia de Rafa Justus gera polêmica: veja fotos de 7 famosos que também fizeram a cirurgia e mudaram completamente
Rinoplastia de Rafa Justus gera polêmica: veja fotos de 7 famosos que também fizeram a cirurgia e mudaram completamente
22 de fevereiro de 2024
Rafa Justus exibe resultado da rinoplastia em novo clique com a família após polêmicas com o procedimento. Veja antes e depois!
Rafa Justus exibe resultado da rinoplastia em novo clique com a família após polêmicas com o procedimento. Veja antes e depois!
5 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias