A reprise de ‘Terra Nostra’, na Faixa Especial da Globo, tem mexido com a memória dos atores que participaram da novela. É possível que muitos telespectadores não saibam que Claudia Raia fez parte do folhetim de Benedito Ruy Barbosa. No entanto, a atriz que, em 1999, estava no auge de sua carreira, nunca escondeu sua insatisfação por ter feito parte da trama rural.
Escalada para interpretar Hortênsia, uma espanhola que sofria violência doméstica do marido, a atriz aceitou o desafio acreditando no potencial do papel, mas a expectativa foi por água abaixo quando descobriu que sua trajetória na produção não seria como esperava.
"Me curar do trauma que foi fazer ‘Terra Nostra’, novela que não faria de novo. A promessa inicial parecia interessante, uma espanhola que apanhava do marido, algo que muitas mulheres sofrem em todo mundo. Seria interessante denunciar em uma obra aberta", revelou em seu livro ‘Sempre Raia Um Novo Dia’, lançado em 2020.
A versátil atriz contou que, inicialmente, entrou empolgada na preparação para o papel. "Eu entraria no capítulo 50 e daria tempo de aprender o espanhol galego. Um dia Jayme Monjardim (o diretor) me chamou: 'deu um probleminha, Benedito (Ruy Barbosa, o autor) não está conseguindo desenvolver seu papel como queria'. Ele comentou que o papel ficou menor que você porque era uma atriz enorme. Mesmo assim, eu disse para Jayme que transformaria em ótimo papel."
Claudia, no entanto, ficou profundamente irritada com os rumos da personagem. Primeiro, porque havia recusado outro trabalho para embarcar no projeto e, segundo, porque vinha se dedicando com afinco aos estudos da língua espanhola para dar mais autenticidade à Hortênsia.
A frustração se tornou alvo de piadas de colegas do elenco, mas que Claudia encarou com bom humor. "Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio riam e ironizavam com 'depois te explico'”, uma das poucas frases que Hortênsia repetia na novela.
Outro episódio marcou a decepção de Claudia: a gravidez interminável de seis meses de sua personagem. Ao reclamar, o diretor disse: "'É verdade, tenho que fazer você ter um neném', e foi embora", recordou.
A experiência deixou marcas na carreira da atriz, que resume o aprendizado de forma dura: "Ficou a lição: quando um autor não quer, não adianta insistir".