
Lúcia Alves acumula na carreira vários personagens na TV - inclusive em uma novela fracassada - e no teatro. Aliás, foi nos palcos que a atriz de 76 anos e atualmente em luta contra um câncer descoberto há três anos iniciou na profissão artística na segunda metade dos anos 1960. Na mesma época, em um curso de teatro, conheceu aos 16 anos aquele que viria a ser seu marido, Fred Schlesinger, pai de sua filha, Renata, nascida cerca de dez anos mais tarde.
Foram cerca de duas décadas de casamento com o comerciante, que em entrevista afirmou ter sido o descobridor da Lúcia atriz. "Consegui um papel para ela no espetáculo infantil 'A Formiguinha que foi à Lua', seu primeiro trabalho profissional em teatro. Depois, Lúcia não parou mais. Eu ainda produzi algumas peças, atividade que gosto muito de fazer, mas acabei largando, para ser representante comercial", recordou ao jornal "O Globo" de 8 de novembro de 1981.
+ Cantor Netinho luta contra câncer raro

Na ocasião, Fred brincou com Lúcia sobre o fato de até então ela não ter interpretado William Shakespeare e ter atuado no Theatro Municipal. "Quando começamos a namorar, éramos crianças (...). Tudo que consegui foi depois de estarmos juntos. Por isso, Fred é uma peça importante na engrenagem da minha vida artística", reforçou a atriz vista no elenco da primeira temporada de "Malhação" (1995).
O casamento de Lúcia Alves e Fred foi celebrado em 1973 e em 1985, a filha do casal, então com 9 anos, planejava seguir a carreira artística. "Quero começar cedo", frisou Renata, aluna de balé e de curso de impostação de voz. "Se ela seguir mesmo essa profissão, vai me dar uma grande felicidade, porque sei que é por vocação e não porque a mãe é atriz", disse Lúcia ao mesmo jornal em agosto de 1985.
Informações apontam para um outro rumo para a vida profissional de Renata: ela teria se formado em Direito no fim dos anos 1990 e feito pós-graduação em Administração de Empresas.