Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo PB valendo 27/08/19
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Queda de cabelo entre as mulheres: razões e medidas para contornar o problema

Compartilhe no Facebook
Você já ouviu falar que a amamentação causa queda de cabelo? Pois a gente desvenda o tema te contando algumas de suas causas entre as mulheres e algumas medidas que não resolvem, mas podem minimizar o problema. Confira dicas de especialistas no assunto e descubra o que, realmente, pode impactar no problema. Spoiler: tem mais a ver com seu corpo do que com os cabelos!

Terror entre os homens, a queda de cabelos pode apavorar as mulheres também. É que elas não passam impunes aos fatores que levam os fios ao chão. Antes de começar o assunto é importante lembrar que não estamos falando aqui da calvície feminina, esta patológica, e também chamada alopecia androgenética. Mas sim daquela queda do dia a dia que faz o cabelo perder volume e se encher de baby hairs (e do maldito frizz!) e que pode se intensificar em algumas fases da vida! Um dos fatores que mais fazem os cabelos das mulheres caírem são as alterações hormonais bruscas sofridas pelo corpo.

Cuidar do corpo é ainda mais importante que cuidar dos cabelos

"Alterações da tireoide, doenças sistêmicas agudas, stress emocional importante para o indivíduo, deficiências vitamínicas e algumas medicações podem ser, dentre outras, gatilhos para a queda de cabelo", afirma o médico dermatologista Dr. Rodrigo Pirmez, do Rio de Janeiro. "No entanto é importante ressaltar que existem outros tipos de queda de cabelo que se apresentam de maneira diferente: o indivíduo pode não perceber a queda, mas o cabelo vai afinando lentamente; em outros casos podem ocorrer falhas no couro cabeludo; ou ainda estar associado a sinais inflamatórios. Cada um desses quadros pode representar uma doença diferente com causa diferente. ", completa ele. Por isso, é importante ressaltar que, em geral, a queda capilar tem menos a ver com o que usamos nos próprios cabelos e mais a ver com a forma como estamos cuidando do nosso corpo. É fundamental consultar um médico para avaliar a situação.

Amamentação causa queda capilar?

Entre as mulheres, no entanto, um dos maiores causadores da queda é a gravidez; na verdade o pós-parto. É popularmente difundido que ela acontece em função da amamentação, mas isso é um mito. "O tipo de queda relacionado à gravidez é conhecido como efúvio telógeno, quadro onde muitos fios caem ao mesmo tempo", afirma o Dr. Rodrigo Pirmez. "As alterações hormonais que ocorrem durante a gestação favorecem o crescimento dos fios, inibindo a sua queda. No entanto, após o nascimento do bebê, os hormônios todos voltam ao basal de maneira muito rápida. Com isso, todos aqueles cabelos que estavam crescendo, deixam de receber o estímulo dos hormônios e entram na fase de queda", afirma o Dr. Rodrigo. A médica dermatologista Dra. Flávia Basílio, do Paraná, ainda complementa: "Na verdade, não é a amamentação em si que provoca queda de cabelo. Inclusive um estudo mostrou que a amamentação pode ser um fator protetor nesta queda de cabelo pós parto".

Usando os fiozinhos a seu favor

A queda capilar causada pelas variações hormonais da gravidez, então, não apresenta muitas alternativas de prevenção. Mas, assim como os outros fatores que a causam, a alimentação e o bem estar (inclusive emocional) são diretamente relacionados com o problema. E então, o que fazer com aquele baby hair que gostaríamos de arrancar com pinça e com todo o frizz? "Os fios em crescimento geralmente ficam mais arrepiados, então podemos usar pequenas quantidades de óleos capilares finalizadores ou spray fixador", indica a Dra. Flávia Basílio. Mas você também pode fazer do limão uma limonada e pentear os baby hairs, fixando-os com spray, para que façam parte do look, ou mesmo lançar mão de presilhas, que são uma das principais trends desta temporada.

(por Deborah Couto)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.