'Terra Nostra' voltou à tela da Globo na tarde desta segunda, 1º de setembro, na Faixa Especial. Nos primeiros minutos da novela no ar, os telespectadores puderam ouvir novamente a linda voz de Agnaldo Rayol, ecoando na abertura da trama de 2000.
Na apresentação do folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa, Rayol cantou o clássico 'Tormento D´Amore', acompanhado da soprano inglesa Charlotte Church, e, na época, tinha apenas 13 anos. Segundo informações do O Globo, a canção foi composta por Marcelo Barbosa, filho do novelista.
A música fez tanto sucesso que ele gravou, no fim do mesmo ano de lançamento da novela, um projeto inteiro com composições em italiano. "Minha mãe é italiana e cresci ouvindo essas canções. Na primeira vez em que me apresentei ao vivo, na rádio Nacional, foi cantando 'Matinatta'", disse em entrevista ao Globo em 1999.
A carreira de Rayol começou aos 8 anos. Ainda na infância, ele cantava na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, mas sua voz ficou potente somente na fase adulta, quando lançou seu primeiro disco: 'Agnaldo Rayol', em 1957, produzido pela gravadora Copacabana.
A amizade com o locutor Renato Murce impulsionou o talento do baiano para o Natal, seguindo uma carreira nas zonas das rádios nordestinas.
O auge veio nos anos 1960, quando ele teve a oportunidade de comandar seus programas televisivos: Agnaldo e as garotas", na TV Continental, "São Paulo meu amor", "Agnaldo Rayol show" e o "Corte Rayol Show", estes três na TV Record. Além disso, também foi uma das grandes atrações da primeira edição do lendário programa Jovem Guarda.
Além da música, o cantor construiu uma carreira no cinema conduzida pela produtora Atlântida, com estreia no filme 'Também somos irmãos', de 1949. O longa faz um debate racial sobre a adoção de duas crianças negras por uma família e as dificuldades sociais impostas na época.
Agnaldo Rayol morreu em 4 de novembro de 2024. A família havia revelado o diagnóstico de Alzheimer.