Morreu José Caruzzo Escafura, mais conhecido como Piruinha, aos 95 anos, na noite desta quarta-feira (22). O contraventor era o mais velho da cúpula dos bicheiros do Rio de Janeiro, em junho de 2017 havia perdido o filho Haylton Carlos, executado na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio), e recentemente foi retratado na série da globoplay "Vale o Escrito".
A produção também levou seu foco para Rogério Andrade, preso desde outubro sob acusação de planejar o assassinato de um rival. Piruinha morreu em sua casa após retornar de um hospital, para onde foi levado após se sentir mal, tendo alta em seguida. De acordo com o g1, não foi ainda revelada a causa da morte do contraventor, cujo neto José hoje é vice-presidente da Portela.
O corpo começa a ser velado às 10h no Clube Sambola, em Piedade, até o meio-dia.
+ série quase fez mulher de Rogério de Andrade, Fabíola de Andrade cogitar largar o carnaval
Nos anos 1950 e antes de chegar ao jogo do bicho, Piruinha exerceu a função de motorista de lotação (uma espécie de ônibus onde os passageiros não podiam ficar de pé). Mais tarde, se tornou gerente das bancas do bicho em bairros da Zona Norte carioca como Inhaúma e Piedade.
Nos anos 1970, Piruinha já era quem organizava a contravenção em outros bairros da ZN. Em 1993, foi condenado a seis anos de prisão por crimes de tráfico de drogas, tortura e formação de quadrilha, mas antes da virada para os anos 2000 ele e os demais 13 bicheiros condenados já estavam em liberdade.
Outro problema com a Justiça viria com a prisão por dois anos durante a investigação pela morte de Natalino José do Nascimento Espínola. Acusado de ser o mandante do assassinato, Piruinha foi absolvido.
Além de motorista, afirmou ter sido jornaleiro, vendedor e engraxate e que o jogo lhe proporcionou ter um hotel e ser criador de cavalos. Nascido em 19 de junho de 1929 em Campos de Goytacazes (Rio de Janeiro), Piruinha só teve o nascimento registrado quase um ano depois (12 de maio de 1930) pelos pais, Enedina e Salvador.
Ainda sobre a vida pessoal, afirmou: "Sou o único banqueiro de bicho [a assumir]. Já tive mais de cem mulheres. Eu tive 19 filhos porque muitas mulheres tiveram juízo e não quiseram ter filho".