Aos 53 anos, Leticia Spiller entendeu que longevidade e prazer na dieta caminham juntos: com uma carreira de quase 4 décadas na TV, que começou no final dos anos 1980 como a Paquita "Pituxa" e tem também a inesquecível Babalu da novela "Quatro por Quatro", a atriz tem como aliada uma rotina matinal focada em nutrição e desintoxicação.
Com um cardápio repleto de alimentos naturais e com poucos industrializados, Leticia prioriza seu bem-estar desde as primeiras horas do dia.
Logo ao acordar, o primeiro passo para "limpar" o organismo é uma bebida morna preparada com água, cúrcuma e algumas gotas de limão. "São componentes que têm entre suas propriedades agentes antioxidantes e anti-inflamatórios", explicou Leticia em entrevista ao jornal "O Globo".
A bebida, por coincidência, também faz parte da rotina wellness de Gisele Bündchen. A ciência comprova que tomar água com limão promove a reidratação imediata após o jejum noturno e fornece vitamina C, que atua como antioxidante fortalecendo a imunidade e a saúde da pele.
Além disso, o ácido cítrico estimula a produção de secreções gástricas, auxiliando na digestão e na absorção de minerais ao longo do dia.
Além do ritual de jejum, as misturas no liquidificador são peça-chave no seu café da manhã. A atriz aposta com frequência na combinação de suco de beterraba, cenoura e maçã.
Em outras ocasiões, varia adicionando couve e até batata-doce cozida diretamente no copo para garantir o aporte ideal de nutrientes e favorecer a digestão. "É bom para o estômago", comentou.
Pela manhã, a refeição inclui frutas variadas, granola, cereais, ovos e, ocasionalmente, pão integral ou tapioca. "Não costumo beber suco de laranja porque acho a bebida indigesta para o café da manhã", disse ao jornal.
A estratégia de longevidade também se estende às demais refeições. A artista gosta de consumir sopas nutritivas preparadas com inhame, batata-baroa, brócolis, couve e espinafre, além de combinações de beterraba batida com leite de caju caseiro, mantendo o foco em propriedades anti-inflamatórias para o corpo.
"Bato o leite com um punhado de castanha de caju para dar forma, fica muito gostoso", garanti.