A semana começa agitada na novela 'Terra Nostra' com a revelação de um assassinato cruel que pode mudar a vida de muita gente.
A notícia da morte do marido de Hortência (Claudia Raia) chocará a pensão de Dolores (Lolita Rodrigues). A própria Hortência, embora tivesse desavenças enormes com o homem, ficará abalada com a informação recebida.
O mistério começara com a dúvida da polícia sobre quem executou o espanhol. Antes disso, Amadeo (Fabio Dias) e Toninho (Paulo de Almeida) pedem que Januário (Jorge Cerruti) assuma o crime em troca de dinheiro. Comprado, o homem afirmará ao delegado sua autoria no crime.
O capanga dirá que matou Hernandez por vingança, já que era marido de uma das amantes do espanhol. Na hora do crime, ele foi pego de surpresa com a traição em sua frente, o que culminará também no assassinato de sua esposa.
Embora Januário tenha sido traído por Hernandez e sua esposa, não é ele o responsável pelo crime. Uma testemunha afirmará ter visto Amadeo saindo da casa de Hernandez. Ele, então, será levado para a cadeia e acabará confessando o crime.
Amadeo confessará que matou Hernandez para proteger Hortência por conta da violência repentina que ela sofria. Mais adiante, Januário confirmará a versão de Amadeo, que não tem relação com o assassinato, pois mentiu porque havia recebido o donheiro de Amadeo.
Após uma passagem de tempo no folhetim de Benedito Ruy Barbosa, Amadeo sairá da cadeia e conseguirá ter uma vida feliz ao lado de Hortência. Ela engravidará de um filho dele, ao mesmo tempo em que deixará Juanito com sua mãe verdadeira, Giuliana (Ana Paula Arósio).