Renata Celidonio perde 60 kg e quer se livrar de mais 20kg: 'Ainda estou obesa'
Publicado em 14 de agosto de 2013 15:17
Por Laís Fernandes
Quem liga a figura de Renata Celidonio à personagem Marieta, da novela "Aquele Beijo", não reconhece mais a atriz. Pesando 60kg a menos, a artista brinca com a perda de peso na peça "Gozados", ao lado de Luis Salem. "No espetáculo, a gente faz piadas com músicas. Eu acabo brincando com o emagrecimento e com a obesidade. As pessoas acham até que eu misturo coisas do personagem com as minhas", conta Renata ao Purepeople. A trajetória da atriz em busca de um novo corpo começou com a novela "Aquele Beijo", em 2011. Quando entrou na trama de Miguel Falabella para viver a obesa Marieta, Renata pesava 120kg e o único pedido da TV Globo foi que ela não emagrecesse. "Falar para um gordo que ele não pode perder peso é tudo o que ele quer. Para mim, bastava parar de fazer exercícios e comer o que eu quisesse. Eu sempre fui assim. Sempre tive muita facilidade em engordar", conta Renata, que terminou a novela com 34kg a mais. "Eu me deixei engordar. Queria passar por essa experiência de viver sem m
Renata Celidonio perdeu 60kg desde que interpretou a personagem Marieta na novela 'Aquele Beijo': 'Ainda quero perder 20kg. Rumo ao IMC 25'
Renata Celidonio, atualmente com 94kg, comemora o sucesso da cirurgia de redução de estômago. 'Melhor coisa que fiz na minha vida', declara ao Purepeople em 14 de agosto de 2013
Renata Celidonio tem malhado muito para conseguir perder os 20kg que ainda deseja: 'Estou focada'
Renata Celidonio está em cartaz com a peça 'Gozados', ao lado de Luis Salem
Renata Celidonio perdeu 50kg em um ano e continuou firme na busca pela diminuição das medidas. Na foto, a atriz no começo deste ano
Renata Celidonio fez uma participação em 'Guerra dos Sexos': 'Amei fazer estas cenas porque o público pôde me ver mais magra'
Renata Celidonio posa como Marieta, em 'Aquele Beijo': 'Só me pediram para eu não emagrecer'
Quando estava no ar em 'Aquele Beijo', Renata Celidonio cozinhou ao lado de Angélica no 'Estrelas'
Após o término de 'Aquele Beijo', Renata Celidonio posou para uma revista de vestida de noiva
Renata Celidonio se tornou modelo plus size na trama de 'Aquele Beijo': 'Não tive problemas em fazer a personagem quando pesava 154kg'
Veja + após o anúncio

Quem liga a figura de Renata Celidonio à personagem Marieta, da novela "Aquele Beijo", não reconhece mais a atriz. Pesando 60kg a menos, a artista brinca com a perda de peso na peça "Gozados", ao lado de Luis Salem.

"No espetáculo, a gente faz piadas com músicas. Eu acabo brincando com o emagrecimento e com a obesidade. As pessoas acham até que eu misturo coisas do personagem com as minhas", conta Renata ao Purepeople.

A trajetória da atriz em busca de um novo corpo começou com a novela "Aquele Beijo", em 2011. Quando entrou na trama de Miguel Falabella para viver a obesa Marieta, Renata pesava 120kg e o único pedido da TV Globo foi que ela não emagrecesse.

"Falar para um gordo que ele não pode perder peso é tudo o que ele quer. Para mim, bastava parar de fazer exercícios e comer o que eu quisesse. Eu sempre fui assim. Sempre tive muita facilidade em engordar", conta Renata, que terminou a novela com 34kg a mais. "Eu me deixei engordar. Queria passar por essa experiência de viver sem me preocupar com a balança. Pela primeira vez na minha vida, eu estava em um trabalho que não precisar pensar em me controlar".

A necessidade do emagrecimento

Mas foi quando acabou "Aquele Beijo" que a atriz começou a sentir os problemas de estar acima do peso. As dores no corpo eram frequentes e o mal-estar passou a incomodar a artista.

"Para minha sociabilidade ficou muito difícil. Eu não cabia mais na poltrona do cinema. Quando eu ia, passava duas horas sentada de lado. Às pré-estreias de teatro que me convidavam, eu também não ia, pois não sabia se eu conseguiria sentar na cadeira", lembra Renata, que tinha problemas até para se locomover pela cidade do Rio, onde mora. "Não tenho carro e uso transporte público. Eu não tinha problemas com a catraca do metrô, mas andar de ônibus era difícil. No avião também era complicado, pois, quando eu conseguia sentar, precisava pedir cinto extensor. Sem contar com a vergonha de incomodar a pessoa ao lado".

Com 154kg, Renata Celidonio estava superobesa, com um índice de massa corporal 52 (calcula-se dividindo o peso pela altura). Nessa época, ela morava a cinco quadras da praia, mas não conseguia ir andando até a orla. "Se eu fosse até lá, já chegava cansada, com os pés inchados e os joelhos doendo muito", admite. Foi quando decidiu emagrecer e procurou um nutricionista e um endocrinologista. Queria perder peso naturalmente, sem fazer a cirurgia de redução de estômago.

A decisão pela gastroplastia

"Todo mundo falava da gastroplastia, mas eu não queria operar. Eu resolvi pensar sobre o assunto e comecei a frequentar reuniões de pessoas que já haviam feito a cirurgia". Após três meses pesquisando sobre o procedimento, Renata se submeteu à operação, em junho do ano passado. Hoje, ela afirma que tomou a decisão correta. "Eu mudei completamente. Foi a melhor escolha da minha vida".

Só a família de Renata ficou sabendo que ela faria o procedimento. Os amigos só souberam um mês depois:

"Não contei porque a recuperação é muito difícil. Até receber visitas é ruim. Durante a primeira semana do pós-operatório, eu sentia muita dor. Nos primeiros 15 dias, tomava apenas sopas e caldos. Minha irmã e minha mãe ficaram cuidando de mim e só de vê-las comendo eu ficava enjoada".

Os dias após a cirurgia

O repouso do pós-operatório não durou muito tempo. Junto com as caminhadas recomendadas pelo médico, um mês depois Renata começou a ensaiar um espetáculo infantil. Ficou um ano sem ingerir bebidas alcoólicas e sem comer doce. Hoje, ela se alimenta normalmente, mas em uma quantidade reduzida.

"Eu não perdi o prazer de comer uma boa comida. Eu cozinho bem, graças a Deus. Consigo fazer um prato gostoso e saudável", diverte-se. "A gente não opera o cérebro, mas sim o estômago".

Em abril deste ano, a atriz voltou à TV para uma participação em "Guerra dos Sexos". Na pele de Iracema, Renata esteve presente em dois capítulos da trama, contracenando com Reynaldo Gianecchini: "Amei fazer estas cenas porque o público pôde me ver mais magra. Quando você está obesa, fica muito marcada por esta característica".

Com 94kg, Renata está malhando muito e foca na meta de perder mais 20kg.

"Eu ainda estou obesa, já que meu peso ideal é 80kg. Acho que estaria bem perdendo apenas 14kg, mas busco resistência física, saúde e mais agilidade", aponta. "Digo que estou rumo ao IMC 25", brinca Renata, que hoje apresenta índice de massa corporal 32.

Os quilinhos que ainda faltam

A dedicação tem um primeiro objetivo: saltar de parapente da Pedra Bonita, no Rio.

"Eu faço trilha, caminhada, subo morro, mas quero fazer o salto duplo. Mas, para ser algo seguro, preciso estar pesando 74kg. Então vou perder os 20kg que faltam", comenta.

Renata afirma que não pensa em fazer uma cirurgia reparadora agora. "Ano quem vem, com certeza, eu vou tirar o que sobrou, mas agora não", confessa.

Em paralelo aos exercícios, a atriz segue atuando no teatro e pensa na volta à TV. Para ela, não tem essa de emagrecer primeiro.

"Não tive problemas em fazer a Marieta pesando 154kg. Quero trabalhar. Se me chamarem agora, eu vou", garante Renata, que renovou cadastro na TV Globo recentemente. Com a mudança na silhueta, ela precisou fazer outro teste de vídeo. Desta forma, a atriz espera ser chamada para um novo papel. "Eu ia amar fazer uma empregada do Manoel Carlos", finaliza.

(Por Laís Fernandes)

Palavras-chave
TV Corpo Teatro Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Após perder 40 kg, Jojo Todynho tem segredos do emagrecimento revelados: veja como outras famosas que também secaram
Após perder 40 kg, Jojo Todynho tem segredos do emagrecimento revelados: veja como outras famosas que também secaram
12 de janeiro de 2024
Jojo Todynho mostra treino que a ajudou a perder mais de 40 kg. Confira!
Jojo Todynho mostra treino que a ajudou a perder mais de 40 kg. Confira!
9 de janeiro de 2024
Notícias similares
'BBB 24': Yasmin Brunet vive drama após críticas de homens sobre roupas e Vanessa Lopes dispara: 'Biscoiteira'
'BBB 24': Yasmin Brunet vive drama após críticas de homens sobre roupas e Vanessa Lopes dispara: 'Biscoiteira'
13 de janeiro de 2024
'BBB 24': Rodriguinho e Nizam fazem críticas ao corpo de Yasmin Brunet; cantor diz que ela 'está mais velha e largou de mão'
'BBB 24': Rodriguinho e Nizam fazem críticas ao corpo de Yasmin Brunet; cantor diz que ela 'está mais velha e largou de mão'
13 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias