Rock in Rio: um guia de sobrevivência com 10 truques para pele, corpo e alimentação para o festival
Publicado em 9 de setembro de 2022 12:26
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
O Rock in Rio voltou à programação e você quer saber como se cuidar para evitar perrengues no cuidado com a pele, alimentação e corpo no festival? Experts listam dicas certeiras a seguir:
Rock in Rio: um guia de sobrevivência com 10 truques para pele, corpo e alimentação para o festival As bolsas para o Rock in Rio precisam ser de um tamanho mediano No Rock in Rio, escolher calçados confortáveis é essencial para diminuir inchaço dos pés No Rock in Rio, os óculos de sol dão estilo e protegem dos danos causados pelos raios UVA e UVB Para evitar o cansaço das pernas no Rock in Rio, faça um alongamento antes de sair de casa
Veja + após o anúncio

A segunda semana do Rock in Riocomeçou repleta de looks inspiradores e a programação promete shows animados de nomes como Coldplay, Ludmilla e Dua Lipa - cantora britânica que já desembarcou no Brasil e está aproveitando ao máximo seus dias em solo brasileiro.

Para curtir o evento sem passar perrengues na alimentação, no cuidado com a pele e o corpo, o Purepeople reuniu 10 dicas de diferentes especialistas. Dá para comer saudável na Cidade do Rock? O que fazer se os pés ficarem inchados? Tire e essas outras dúvidas a seguir!

1 - O que comer antes de ir para o Rock in Rio?

Antes do Rock in Rio, priorize refeições saudáveis e equilibradas: tome cuidado com comidas mais gordurosas, mas ao mesmo tempo, evite dietas mais restritivas. Lembre-se que o seu corpo precisa de nutrientes para enfrentar a maratona.

"Antes do evento, não pule nenhuma das grandes refeições, pois isso faz com que a rotina se perca. Um café da manhã reforçado, com frutas, ovos ou iogurte, cereais, aveia etc., vai ajudar a aguentar o dia", explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

2 - Alongamento e calçados adequados vão ajudar a dar conta da maratona de shows

Por conta dos grandes espaços abertos com palcos muito separados um dos outros, é provável que você passe o dia inteiro caminhando. "E como nem todos estão com preparo físico adequado para a maratona de shows, problemas como câimbras e dores musculares, principalmente nas pernas e nos pés, são comuns nesse tipo de evento", conta a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of LifeStyle Medicine.

"Dessa forma, é importante que você escolha sapatos adequados e confortáveis para encarar o dia de shows e não se esqueça de realizar um bom alongamento antes de sair de casa", destaca a especialista.

3 - Bolsa pesada no Rock in Rio vai trazer desconforto

A médica também salienta sobre a importância de levar apenas o essencial na bolsa. Afinal, a sobrecarga na coluna e nas articulações pode piorar ainda mais possíveis incômodos. "Use carteiras de cintura ou mochilas que distribuam o peso de igual forma pelas costas, evitando assim dores e desconfortos", diz a Dra. Aline.

4 - Quais são bons lanches saudáveis para o Rock in Rio?

Para quem quer manter a alimentação regrada no festival, o segredo é se programar antes e comprar snacks saudáveis. "Barrinhas proteicas, castanhas, frutas frescas ou secas e lanches naturais para levar durante o percurso, garantindo lanches leves e saudáveis, com o bônus de gastar menos dinheiro", afirma a Dra. Marcella.

5 - Muita água e moderação no álcool vão te ajudar a curtir mais o Rock in Rio

Durante o dia de shows do Rock in Rio, é fundamental que você tome cuidado com a desidratação e consuma bastante água. "Isso por que o calor intenso e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso podem aumentar a incidência de câimbras, dores musculares e a retenção de líquidos", lembra a Dra. Aline.

E se você gosta de bebidas alcoólicas, o consumo com moderação é o mais indicado. "Além da desidratação, outro fator importante causado pelo álcool é a sobrecarga do rim. O etanol atrapalha a função do hormônio diurético, que garante que o corpo não perca muita água, fazendo com que o rim deixe de concentrar a urina, perdendo mais água que o habitual", aponta a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada, especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

"Como a bebida leva o corpo a fazer um esforço muito grande para colocar a substância para fora, é preciso diluir em água e eliminar na forma de urina, causando a desidratação", completa.

6 - Qual protetor solar mais indicado para o Rock in Rio?

Outro item essencial no kit de sobrevivência do Rock in Rio é o protetor solar. "Devemos sempre usar filtros solares com no mínimo FPS 30 para UVB e proteção de 15 para UVA que, apesar de não ser tão responsável pelas formações cancerígenas, envelhece muito a pele por degenerar o colágeno", aponta a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Também é importante que o produto seja inicialmente aplicado de 20 a 30 minutos antes de sair de casa. "Nada de deixar o filtro solar em casa, pois a reaplicação do fotoprotetor ao longo do dia é fundamental para garantir sua eficácia. Até mesmo se o produto for à prova d'água ou resistente ao suor é importante reaplicá-lo a cada duas horas, pois os filtros solares tendem a perder sua eficácia quando não são reaplicados após sudorese intensa", indica.

7 - Moda deve ser usada a favor da proteção solar: descubra como!

Outro truque para aproveitar o festival sem danos do sol na pele é através da utilização de barreiras físicas, como óculos de sol. Esse acessório deve ter lentes com proteção UVB para evitar danos aos melanócitos oculares e região das pálpebras.

Chapéus e roupas com tecidos que contam com substâncias capazes de proteger contra os raios solares, principalmente contra a radiação UVB. "oda medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada", explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

8 - Nada de ficar parada por muito tempo

Se você for do tipo de espectador que, ao invés de ficarem andando para ver os mais diversos artistas, prefere ficar parada em pé próximo aos palcos para garantir que vão ver o seu cantor favorito de perto, tome muito cuidado.

Ficar muito tempo parado pode causar desconfortos como o inchaço na região das pernas, que, em casos extremos, pode ocasionar coágulos sanguíneos, trombose ou até mesmo embolia pulmonar. "É importante então que você faça pausas para se sentar e levantar os pés, aliviando o peso dos membros inferiores", recomenda a Dra. Aline.

"O mesmo alerta vale se você for viajar até o festival, seja de carro, avião ou ônibus. Nesse caso, o ideal é que você faça pausas a cada duas horas para caminhar e se movimentar, estimulando principalmente os membros inferiores", acrescenta.

9 - Skincare deve ser prioridade no retorno para casa

E os cuidados não param após o fim do festival: segundo os experts, ao chegar em casa, é importante que você invista em uma rotina skincare capaz de remover as sujeiras acumuladas na pele e tratar os danos que o tecido pode ter sofrido durante o dia.

É fundamental, por exemplo, fazer uso de um sabonete facial ou espuma de limpeza com fórmula cremosa e suave que seja capaz de remover a oleosidade e sujidade da pele sem agredi-la.

"A hidratação tópica da pele após a exposição solar intensa é muito importante, pois, à medida que tomamos sol, nossa pele tende a desidratar-se, o que prejudica a renovação celular e consequentemente, a textura da pele", indica a Dra. Paola.

10 - Pés inchados após Rock in Rio: como tratar?

Voltou para casa e percebeu que seus pés estão mais inchados que o normal? Neste caso, dormir com as pernas elevadas, colocando um travesseiro sob elas, e fazer compressas frias é o mais indicado.

"É importante também que nunca se escalde os pés ou realize qualquer tipo de compressa quente, pois essas podem causar dilatação dos vasos sanguíneos e agravar o quadro. Para quem já possui predisposição para retenção hídrica, consulte um vascular, pois existem medicações, meias e até cremes que podem deixar suas pernas bem mais leves e saudáveis para curtir o show", finaliza Dra. Aline.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Beleza & Estilo Beleza Pele Corpo Listas Rock in Rio
Tendências
Todos os famosos
Sobre o mesmo tema
Carnaval 2024 de Paolla Oliveira, Viviane Araujo e mais: rainhas de bateria do Rio apostam em plásticas e transformam o corpo para a Sapucaí
Carnaval 2024 de Paolla Oliveira, Viviane Araujo e mais: rainhas de bateria do Rio apostam em plásticas e transformam o corpo para a Sapucaí
26 de janeiro de 2024
Carnaval 2024 do Rio: Lexa evidencia corpo sarado com macacão justo e colado em ensaio da Unidos da Tijuca. Fotos!
Carnaval 2024 do Rio: Lexa evidencia corpo sarado com macacão justo e colado em ensaio da Unidos da Tijuca. Fotos!
12 de janeiro de 2024
Notícias similares
Chiques, cheirosos e internacionais! 5 perfumes importados irresistíveis para a mulher elegante e sedutora
Chiques, cheirosos e internacionais! 5 perfumes importados irresistíveis para a mulher elegante e sedutora
25 de outubro de 2023
Cheiro de ouro! 5 perfumes dourados para a mulher que quer se sentir rica, elegante e sedutora
Cheiro de ouro! 5 perfumes dourados para a mulher que quer se sentir rica, elegante e sedutora
3 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Davi e Fernanda na final do 'BBB 24'? Internautas apontam brothers como protagonistas da edição: 'Jogam muito'
Davi e Fernanda na final do 'BBB 24'? Internautas apontam brothers como protagonistas da edição: 'Jogam muito'
00:53
Ele voltou! Gil do Vigor entra no 'BBB 24', ganha beijo na boca e revela 'ranço' no jogo
Ele voltou! Gil do Vigor entra no 'BBB 24', ganha beijo na boca e revela 'ranço' no jogo
27 de março de 2024
Dado Dolabella acusa Globo de fraude após 'BBB 24' decidir manter Davi e Bin Laden no reality show
Dado Dolabella acusa Globo de fraude após 'BBB 24' decidir manter Davi e Bin Laden no reality show
27 de março de 2024
Eita! Bruna Marquezine ficou 'incrédula' ao ver Neymar e teria sido ignorada pelo ex em festa de Anitta, diz jornal
Eita! Bruna Marquezine ficou 'incrédula' ao ver Neymar e teria sido ignorada pelo ex em festa de Anitta, diz jornal
27 de março de 2024
Últimas Notícias