'Cometeu muitos erros': Ronaldo Fenômeno detona decisões de Ancelotti e manda recado direto a Vini Jr. após eliminação do Brasil na Copa 2026
Publicado em 6 de julho de 2026 às 15:56
Com a experiência de quem decidiu Copas, Ronaldo Fenômeno apontou erros de Carlo Ancelotti e explicou por que acredita que o Brasil caiu cedo no Mundial
'Cometeu muitos erros': Ronaldo Fenômeno detona decisões de Ancelotti e manda recado direto a Vini Jr. após eliminação do Brasil na Copa 2026 Ronaldo Fenômeno criticou Carlo Ancelotti e apontou erros na eliminação do Brasil para a Noruega na Copa do Mundo 2026 Um dos maiores nomes da história das Copas, Ronaldo Fenômeno questionou decisões de Carlo Ancelotti após a queda do Brasil Carlo Ancelotti defendeu suas decisões e afirmou que Haaland foi o jogador que decidiu o confronto contra o Brasil Vinicius Jr. foi cobrado por Ronaldo Fenômeno, que pediu mais protagonismo do atacante na Seleção Brasileira

A triste eliminação precoce do Brasil na Copa do Mundo de 2026 continua rendendo assunto! Depois da derrota por 2 a 1 para a Noruega nas oitavas de final no domingo (5), quem resolveu comentar as escolhas de Carlo Ancelotti foi justamente alguém que conhece como poucos a pressão de defender a Seleção em um Mundial: Ronaldo Nazário.

Bicampeão mundial, artilheiro da Copa de 2002, ex-recordista de gols em Copas do Mundo e protagonista de algumas das campanhas mais marcantes da história do torneio, o Fenômeno não poupou críticas ao trabalho do treinador italiano. Em declarações publicadas pelo jornal espanhol As, Ronaldo avaliou que a queda brasileira começou muito antes de a bola parar na rede de Erling Haaland. Vish!

Ronaldo vê erros decisivos de Ancelotti e dá opinião sincerona

Para Ronaldo, a eliminação da Seleção passou diretamente pelas escolhas feitas pela comissão técnica. "Essa eliminação começa com as decisões tomadas no banco de reservas. Carlo Ancelotti é um dos melhores técnicos da história do futebol, mas hoje ele cometeu muitos erros", disparou o craque no domingo (5), ao veículo.

A derrota colocou fim ao sonho do hexacampeonato e fez o Brasil voltar a cair antes das quartas de final de uma Copa do Mundo pela primeira vez desde 1990. O resultado também ampliou para 28 anos o jejum brasileiro sem levantar a taça mais importante do futebol.

Após a partida, Ancelotti fez uma avaliação diferente do confronto. Segundo o ge, o treinador afirmou que a Seleção não merecia deixar o Mundial naquele momento: "Acho que também o jogo de hoje merecia ganhar o jogo e quando passa um momento assim tem que pensar que uma derrota é o começo de uma nova aventura. Temos que seguir melhorando, encontrar novas ideias, não é um fim, é o início de um novo ciclo esta derrota".

Ainda de acordo com o ge, o italiano também destacou que a Noruega conseguiu decidir a classificação graças ao brilho de seu principal atacante. "Sabíamos que eles podiam jogar nesse estilo [...] nós durante 70 minutos o jogo estava sob controle, mas o Haaland acabou decidindo".

Veja também
'Só queria entrar na cabeça dele': a explicação 'psicológica' do goleiro da Noruega para troca de farpas com Neymar pouco antes da eliminação do Brasil na Copa
João Pedro fora e Endrick no banco: as escolhas que Ronaldo não entendeu

Entre as principais críticas feitas pelo ex-camisa 9 está a formação do setor ofensivo.

Ronaldo afirmou que não compreendeu a ausência de João Pedro na lista de convocados e também questionou a pouca utilização de Endrick ao longo da competição.

"Ainda não entendo por que João Pedro não foi convocado. Ele teve uma temporada excepcional, está em ótima forma, e o Brasil precisava de um atacante que pudesse oferecer algo diferente. Aí você olha para o Endrick. Toda vez que ele entrava em campo neste torneio, trazia energia, agressividade e imprevisibilidade. Mesmo assim, passou a maior parte da Copa do Mundo no banco. Não entendo isso", opinou.

A declaração vai na direção oposta da justificativa apresentada por Ancelotti após a eliminação. O treinador explicou que lançou Endrick no segundo tempo justamente para aumentar a profundidade ofensiva da equipe. "Teve oportunidade um ou dois minutos depois. Para ter qualidade no último terço, colocamos Neymar e na direita, Endrick", alegou o especialista.

Ancelotti explica decisão polêmica em pênalti

As mudanças, porém, não surtiram o efeito esperado. Endrick perdeu uma oportunidade clara diante de Nyland já no segundo tempo. Antes disso, Bruno Guimarães havia desperdiçado um pênalti na etapa inicial. Do outro lado, Haaland foi decisivo, marcou duas vezes e garantiu a classificação da Noruega!

Segundo o ge, Ancelotti explicou que a definição do cobrador foi baseada em um levantamento estatístico feito pela comissão técnica antes mesmo da partida. "Porque fizemos uma estatística de um ano de jogadores rivais e dos nossos. O melhor a bater o pênalti é Neymar, depois Igor Thiago, depois Raphinha, depois Bruno Guimarães, depois Martinelli".

Como Neymar, Igor Thiago e Raphinha não estavam em campo naquele momento, Bruno assumiu a responsabilidade, mas parou em Nyland.

Vini Jr. também entra na mira de Ronaldo

Nem mesmo Vini Jr. escapou da avaliação do Fenômeno.

Na visão do ex-atacante, um dos maiores nomes do futebol brasileiro na atualidade não conseguiu reproduzir pela Seleção o desempenho que apresenta no futebol europeu. "Ele nunca pareceu o jogador que vimos dominar no futebol de clubes. Quando o Brasil precisou de suas maiores estrelas, elas nunca se impuseram de verdade no torneio".

Embora tenha apontado diversas falhas brasileiras, Ronaldo também fez questão de reconhecer os méritos do adversário. "Mas a Noruega mereceu a vitória, porque estava organizada e disciplinada". 

Na sequência, voltou a responsabilizar as decisões tomadas pelo Brasil antes e durante o confronto: "O Brasil ajudou a Noruega tomando decisões ruins antes mesmo do início da partida. Neste nível, um ou dois erros podem acabar com a sua Copa do Mundo. Hoje foram muitos".

A voz de quem marcou época nas Copas

O ex-atacante disputou quatro Copas do Mundo, conquistou os títulos de 1994 e 2002, foi o artilheiro do Mundial da Coreia do Sul e Japão com oito gols e marcou duas vezes na final contra a Alemanha, atuação decisiva para o pentacampeonato brasileiro. Durante anos, também foi o maior artilheiro da história das Copas, com 15 gols.

Matérias relacionadas
'Vou terminar quando eu quiser, não quando vocês quiserem': aos 41 anos, Cristiano Ronaldo se irrita com perguntas sobre última Copa do Mundo antes de duelo Portugal x Espanha
'Vou terminar quando eu quiser, não quando vocês quiserem': aos 41 anos, Cristiano Ronaldo se irrita com perguntas sobre última Copa do Mundo antes de duelo Portugal x Espanha
Zé Felipe detona atitude de Vini Jr. após eliminação do Brasil na Copa do Mundo 2026: 'Comprimenta minha...'
Zé Felipe detona atitude de Vini Jr. após eliminação do Brasil na Copa do Mundo 2026: 'Comprimenta minha...'
Neymar chora após Brasil ser eliminado da Copa do Mundo 2026 e avisa que não joga mais pela Seleção: 'Tentei. Agora acabou'
Neymar chora após Brasil ser eliminado da Copa do Mundo 2026 e avisa que não joga mais pela Seleção: 'Tentei. Agora acabou'
Por Luiz Eugênio de Castro | Reality show, redes sociais e TV
Leonino apaixonado por entretenimento e cultura pop! Filho legítimo de Britney Spears e obcecado pela Anitta, claro!
Sobre
Palavras-chave
Famosos brasileiros Esporte Principais notícias Entretenimento Copa do Mundo 2026 Futebol Curiosidades
Tendências
Todos os famosos
Top notícias Copa do Mundo 2026
Últimas notícias sobre Copa do Mundo 2026
Nem New Balance, nem Nike: este Adidas Samba na cor 'arroz com polvo' é o tênis mais estiloso e confortável; estou viciada em usar neste inverno com calça cotelê
Nem New Balance, nem Nike: este Adidas Samba na cor 'arroz com polvo' é o tênis mais estiloso e confortável; estou viciada em usar neste inverno com calça cotelê
17:12
'Cometeu muitos erros': Ronaldo Fenômeno detona decisões de Ancelotti e manda recado direto a Vini Jr. após eliminação do Brasil na Copa 2026
'Cometeu muitos erros': Ronaldo Fenômeno detona decisões de Ancelotti e manda recado direto a Vini Jr. após eliminação do Brasil na Copa 2026
15:56
Natural de Oslo e 2ª na linha de sucessão da família, 22 anos de idade e estudante de Relações Internacionais na Austrália: quem é a princesa da Noruega que 'invadiu' vestiário após vitória contra o Brasil e deu abraço em Haaland sem camisa
Natural de Oslo e 2ª na linha de sucessão da família, 22 anos de idade e estudante de Relações Internacionais na Austrália: quem é a princesa da Noruega que 'invadiu' vestiário após vitória contra o Brasil e deu abraço em Haaland sem camisa
15:25
Copa do Mundo 2026
Últimas Notícias
Últimas Notícias