Slow Fashion: o que é e como praticar o consumo consciente
Publicado em 17 de setembro de 2018 18:20
Por Purepeople
O consumo consciente direcionado à moda vem crescendo. Inspirado no conceito de "slow food", que vai contra os padrões de consumo em exagero e de alimentos industrializados, o slow fashion preza pelos conceitos de "menos é mais" e "qualidade em vez de quantidade". A proposta é resgatar o valor das roupas e evitar o descarte e o consumismo. Mais do que diminuir a quantidade de roupas no armário e praticar a criatividade ao escolher os looks do guarda-roupa, o Slow Fashion abre as portas para um debate sobre sustentabilidade.
Entenda o que é Slow Fashion
Tem-que-ter: roupas pretas são básicas para ter no armário e ajudam a combinar looks no movimento slow fashion
O tênis branco combina com praticamente todas as peças de roupa e deixa o look comfy mais estiloso
Peças de roupa branca também ajudam: combinam com outras peças diferentes para looks de festa
Fazer sobreposições com as peças de roupa é uma forma de aderir ao consumo consciente
Peças neutras como calças pretas e lisas ajudam a compor todo tipo de look
Dá para ser estilosa e ser adepta do slow fashion! Combine peças em destaque com roupas e acessórios neutros, como t-shirt e tênis pretos
T-shirt e calça jeans são um must: a combinação ajuda a seguir com o movimento slow fashion
Combine peças de meia estação, como um suéter com sandália rasteira
Veja + após o anúncio

Sustentabilidade na moda: esse assunto vem crescendo nas rodas de conversas entre as mulheres, principalmente entre as adeptas do minimalismo, que adota a ideia de "menos é mais". O Slow Fashion é um termo que surgiu no começo dos anos 2000 e está mais atual do que nunca. Significa o consumo consciente e socioambiental na moda com a proposta de ter menos roupas no armário, peças que realmente valem a pena usar, reaproveitar roupas antigas, doar as que não cabem, ter sapatos e acessórios sem exageros, e por aí vai. Tudo isso em contraposição ao fast fashion, sistema que prioriza a produção em massa sem levar em conta os aspectos sociais e, claro, ambientais. O legal é que qualquer pessoa pode virar adepta do consumo consciente, e de uma forma até divertida, estimulando a criatividade na hora de montar looks e adquirir peças novas.

Marcas embarcam no conceito de Slow Fashion

Um dos pontos interessantes do movimento é que as próprias grifes de moda têm apostado no consumo sustentável. A Osklen, por exemplo, apostou em matérias-primas orgânicas na sua coleção de Verão 2019, a ASAP Oceans, para deixar de lado a ideia de peças descartáveis. Por isso, uma maneira de inserir o consumo de moda consciente no dia a dia é dar atenção à marcas com esses valores, além de apoiar marcas pequenas e que reaproveitam material. Quem nunca comprou uma blusa que ficou parada no armário, e com etiqueta? Ou levou para casa uma peça bem diferentona e tendência mas que ficou sem uso na tendência seguinte? No slow fashion, a ideia é comprar o que realmente faz parte do seu estilo e adquirir peças que terão uma vida útil bem mais longa do que algumas peças de fast fashion.

Aderindo ao slow fashion: brechó é forma de consumo consciente

Além de comprar em marcas que usam o conceito slow fashion em suas coleções, reaproveitando e customizando material, comprar em brechós também é uma boa dica. Hoje, os acervos de roupas são preferência de muitas fashionistas e salvam a vida de quem adora comprar online e barato, além de não se importar em usar roupas usadas, mas de qualidade. Além de ajudar na rotatividade das mercadorias, a tendência retrô voltou com tudo, e são o estilo da maioria dos brechós atuais.

Como desapegar: crie um bazar ou troque roupas com amigas

Além de brechós, os bazares também estão com tudo! Que tal botar pra jogo peças de roupas, sapatos e acessórios que você não usa criando um bazar online? Além de ganhar dinheiro extra, você ajuda quem também está aderindo ao consumo consciente. Organizar um bazar entre amigas e trocar peças com elas também é uma dica legal.

Defina seu estilo e saiba o que vale comprar

Na hora de comprar, nada de impulsividade: a dica é levar para casa peças que você sabe que combinam com o restante de seu guarda-roupa, tanto na questão de sapatos quanto de acessórios, e também adquirir o que é válido para aquela estação. O hábito de comprar só porque está na liquidação também não vale, ok? Tente definir o seu estilo e vá atrás de peças que realmente sejam a sua cara por um longo tempo.

Tenha roupas e sapatos básicos

Não importa o seu estilo, mas calça jeans, tênis de todos os tipos, camisa branca, t-shirts em tons neutros e outras peças básicas são curingas e combinam com tudo! Tê-las no armário facilita a combinação com outras peças-chaves (aquela terceira peça, a que dá o tchan, sabe?) e você consegue usá-las sem marcar o look, como pode acontecer com um estampado floral, por exemplo.

No guarda-roupa: deixe tudo à mostra

Se você quer aderir ao consumo consciente mas acha que não tem roupas suficientes para levar esse movimento para frente, uma dica é deixar todas as suas roupas à mostra, bem destacadas no guarda-roupa. Assim, você consegue visualizar todas as peças que tem e vai conseguir aproveitar todas elas, sem esquecer de nenhuma nos seus looks.

Tenha 1 ou 2 produtos de cada tipo na maquiagem

Slow fashion não é só roupa: é maquiagem também! A dica para inserir o conceito na make é ter um, no máximo dois tipos de um mesmo produtos no nécessaire. É que de nada adianta ter 5 bases se você acaba usando apenas uma até acabar! Ou então, se você acaba usando as mesmas cores de batom, doe sua coleção ou deixe de comprar baseado no pensamento "um dia eu vou usar". Tenha tons que realmente façam o seu estilo e que se encaixam nos compromissos do seu dia a dia.

(Por Beatriz Doblas)

Palavras-chave
Lifestyle Beleza & Estilo Moda Beleza Tendência Bem-estar
Sobre o mesmo tema
Casa moderna! Deixe o ambiente ainda mais prático com estes dispositivos smart
Casa moderna! Deixe o ambiente ainda mais prático com estes dispositivos smart
3 de março de 2024
Anitta de vampira, Marquezine 'Hepburn' e mais: expert de moda detalha TOP 10 fantasias de Halloween fashionistas do ano
Anitta de vampira, Marquezine 'Hepburn' e mais: expert de moda detalha TOP 10 fantasias de Halloween fashionistas do ano
30 de outubro de 2023
Notícias similares
Esses perfumes femininos do Boticário combinam perfeitamente com a vibe do Outono!
Esses perfumes femininos do Boticário combinam perfeitamente com a vibe do Outono!
16 de março de 2024
Pensando em começar a correr? Veja 4 acessórios que vão te ajudar a melhorar na prática!
Pensando em começar a correr? Veja 4 acessórios que vão te ajudar a melhorar na prática!
2 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias