São João de Caruaru retorna com celebração ao reencontro e artistas adiantam novidades para shows. Saiba detalhes!
Atualizado em 4 de junho de 2022 11:00
Publicado em 12 de maio de 2022 18:47
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
Hora de matar a saudade! Depois de 2 anos, o São João de Caruaru já tem data para retornar em 2022. Confira os principais destaques, veja a programação completa e descubra curisiodades sobre o evento!
São João de Caruaru retorna com celebração ao reencontro e artistas adiantam novidades para shows. Saiba detalhes! O São João de Caruaru está de volta depois de 2 anos de ausência por conta da pandemia São João de Caruaru 2022: evento acontece do dia 4 de junho até 2 de julho São João de Caruaru 2022: grandes shows acontecem no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, também conhecido como Pátio do Forró São João de Caruaru 2022: programação pode ser conferida em outros 24 polos distribuídos entre as zonas rural e urbana do município
Veja + após o anúncio

O São João de Caruaru está de volta! Depois de 2 anos de ausência por conta da pandemia, um dos eventos mais esperados de Pernambuco acontece em 2022 a partir do dia 4 de junho, com festejos confirmados até 2 de julho.

+ São João PurePeople: Claudia Leitte revela detalhes sobre show em Caruaru, Xand Avião celebra retomada, Solange Almeida detalha rotina intensa e informações sobre o São João de Campina Grande!

Para marcar o tão aguardando retorno, o festejo tem sido chamado de "O São João do Reencontro". Os grandes shows acontecem no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, também conhecido como Pátio do Forró. A estrutura já tem sido montada desde o começo de maio.

Além deste palco, a programação do São João de Caruaru pode ser conferida em outros 24 polos distribuídos entre as zonas rural e urbana do município. A seguir, confira os principais destaques do evento e conheça mais sobre a história!

SÃO JOÃO DE CARUARU: ABERTURA COM CLAUDIA LEITTE, MATINÊ COM LUAN SANTANA E ESTREIA DE JULIETTE ESTÃO ENTRE OS DESTAQUES

O São João de Caruaru prioriza o forró e outros gêneros tradicionais do Nordeste na programação, mas, também, abre espaço para outros ritmos populares do Brasil. Já na noite de abertura, 4 de junho, o Pátio do Forró recebe uma representante do axé music: Claudia Leitte. Solange Almeida e Elba Ramalho completam a programação do dia.

Para os amantes de forró, a programação do palco principal do São João de Caruaru reserva atrações para todas as gerações. Calcinha Preta, Limão Com Mel, Xand Avião, Banda Magníficos, Cavaleiros do Forró, Walkyria Santos e Wesley Safadão são alguns dos representes do forró eletrônico confirmados no line-up.

Entre os nomes da nova geração e os representantes da vertente do piseiro, nomes como João Gomes, Jonas Esticado, Luan Estilizado, Barões da Pisadinha, Mano Walter e Nattan estão garantidos no line-up.

Outra novidade é o retorno das matinês. Durante cinco dias, o público pode conferir shows a partir das 18h. Para comandar a faixa de horário, o evento escalou Bell Marques (11/06), Dorgival Dantas (23/06), Luan Santana (24/06), Mari Fernandez (25/06) e Felipe Amorim (26/06).

Para o encerramento, em 2 de julho, o São João de Caruaru reserva outra estreia aguardada pelo público: Juliette. Também diretamente do "BBB", Naiara Azevedo canta na mesma noite. Entre artistas de gêneros variados, Alok, Maiara e Maraisa, Matheus e Kauan e Tierry estão entre atrações muito esperadas pelos presentes.

VOCALISTA DO CALCINHA PRETA, BELL OLIVER PROMETE FAZER 'O MELHOR SÃO JOÃO DAS NOSSAS VIDAS'

A Calcinha Preta faz um retorno triunfal ao São João de Caruaru no dia 12 de junho. É a primeira vez que a banda se apresenta na cidade após a morte de Paulinha Abelha, em fevereiro. Apesar da ausência ainda muito sentida, a banda se mostra animada com o retorno dos festejos juninos.

"São 26 anos, a gente tá acostumado a fazer uma média de 40 a 45 shows por mês e esse ano não vai ser diferente. Eu tenho certeza que com a ajuda de Deus primeiramente e de vocês [o público] vai dar tudo certo, a gente vai fazer o melhor São João das nossas vidas. Afinal, foram dois anos em casa, então, a gente tá morrendo de saudade de cantar", afirma Bell Oliver, vocalista da Calcinha, em depoimento exclusivo ao Purepeople Brasil.

Uma maratona tão intensa exige um cuidado proporcional, como conta Bell. "O mês junino é um mês de maratona exaustiva, então, a gente tem que se preparar antes. Academia, preparar a voz com fonoaudiólogo, professor de canto. Tem também algumas restrições, como evitar gelado e não beber muito", disse o cantor.

Atração em pleno Dia dos Namorados, Calcinha Preta promete um show cheio de romantismo para os forrozeiros. "O público de Caruaru, que conhece tão bem a família Calcinha Preta, pode aguardar um show incrível, com muitos momentos especiais. E tem um momento que tá dando o que falar, que é o momento acústico", antecipou.

JONAS ESTICADO ADIANTA REPERTÓRIO DE SHOW EM SÃO JOÃO DE CARUARU

Atração do São João de Caruaru no dia 17 de junho, Jonas Esticado revelou, com exclusividade ao Purepeople, novidades sobre o show no Pátio do Forró. "O que o público pode esperar é muita música boa, para todos os gostos, romântica, dançante, sucessos e os nossos lançamentos de 2022 que são 'Imagina Quando Sentar', 'Vuco Vuco' e 'Beijo Bêbado'" adiantou.

Para dar conta da maratona de 43 shows, Jonas tenta manter cuidados, mesmo com a rotina desregulada das estradas. "Nos intervalos, eu tento descansar e recuperar as energias, poupar a voz durante o dia, conversar o mínimo para dar conta dessa maratona que, muitas vezes, começa pela parte da manhã e não tem hora para terminar. Outro detalhe que eu tento priorizar é a alimentação, apesar de que nem sempre é possível, mas me organizo para fazer as refeições corretas para dar conta de tudo", diz o cantor.

LUAN ESTILIZADO RELEMBRA HISTÓRIA MARCANTE NO SÃO JOÃO DE CARUARU: 'SEMPRE ESPECIAL'

Atração no dia 11 de junho, Luan Estilizado já era presença garantida no São João de Caruaru antes mesmo de despontar como artista solo. "Eu toco sanfona desde criança e sempre toquei nos shows do meu pai, Amazan, inclusive, no São João de Caruaru", conta ele, em depoimento exclusivo para o Purepeople.

Um dos momentos mais emocionantes da trajetória de Luan aconteceu, justamente, no São João de Caruaru graças ao sucesso da faixa "É Só Oi e Tchau", lançada por ele em 2019. "Sempre me passou pela cabeça: 'será que um dia vai ter um multidão dessa pra me ouvir cantar?'. Chegou o momento certo. A minha música de trabalho era 'É Só Oi e Tchau'. Tava muito ansioso pra subir no palco, 'será que as pessoas vão cantar?'. E aquela multidão na praça cantou minha música. Fiquei muito feliz e muito emocionado", conta Luan.

Luan promete um repertório especial para o público caruaruense. "Tocar no São João de Caruaru é sempre especial pra mim", celebra.

SÃO JOÃO DE CARUARU 2022: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PÁTIO DO FORRÓ

04/06 (sábado)

Elba Ramalho

Solange Almeida

Claudia Leitte

05/06 (domingo)

Dorgival Dantas

Alcymar Monteiro

Alceu Valença

10/06 (sexta-feira)

Renan Cruz

Simone & Simaria

Toca do Vale

11/06 (sábado)

Bell Marques (18h)

Vilões do Forró

Matheus & Kauan

Luan Estilizado

12/06 (domingo)

Israel Filho

Limão com Mel

Calcinha Preta

17/06 (sexta-feira)

Azulão

João Gomes

Jonas Esticado

18/06 (sábado)

Fulô de Mandacaru

Xand Avião

Vitor Fernandes

19/06 (domingo)

Banda Magníficos

Tarcísio do Acordeon

Tierry

23/06 (quinta-feira)

Dorgival Dantas (18h)

Brucelose

Barões da Pisadinha

Mano Walter

24/06 (sexta-feira)

Luan Santana (18h)

Novinho da Paraíba

Zé Neto & Cristiano

Matheus Fernandes

25/06 (sábado)

Mari Fernandes (18h)

Pedrinho

Maiara & Maraisa

Alok

26/06 (domingo)

Felipe Amorim (18h)

Cavaleiros do Forró

Nattan

Priscila Senna

29/06 (quarta-feira)

Magnatas do Forró

Wesley Safadão

Geraldinho Lins

30/06 (quinta-feira)

Caruaru canta Dominguinhos

Batista Lima

Raí Saia Rodada

01/07 (sexta-feira)

Eliane, a Rainha do forró

Adriana Moral e Forró Calango Aceso

Walkyria Santos

Baby Som

02/07 (sábado)

Aduílio Mendes

Wallas Arrais

Naiara Azevedo

Juliette

SÃO JOÃO DE CARUARU: CONHEÇA 5 CURIOSIDADES SOBRE UM DOS MAIORES EVENTOS DO MUNDO

1) O início do São João de Caruaru

Segundo o historiador e consultor cultural Walmiré Dimeron, nascido em Caruaru e especialista em assuntos relacionados à memória da cidade, os primeiros registros que mencionam os festejos juninos por lá datam do século XIX, por volta da década de 1850, quando o município ainda era uma vila.

Em entrevista ao portal NE10 Interior, ele relata que, até o final da década de 1950, as festas juninas aconteciam em fazendas da região e, na década posterior, começaram a se espalhar pelas ruas de Caruaru.

2) O título de Capital do Forró

Caruaru disputa com Campina Grande, na Paraíba, o título de maior São João do mundo. No entanto, existe uma expressão atribuída à cidade pernambucana que nenhuma outra tira: Capital do Forró. Esta alcunha foi popularizada graças a uma música.

Na década de 1980, quando a tradição do São João de Caruaru começa a ganhar força turística e chamar a atenção da prefeitura, o Trio Nordestino gravou uma canção com este título, que fazia reverência à paixão do caruaruense por essa festa. "As rádio de lá sai pela ruas, não deixa o baião um minuto só / É por isso que Caruaru é a capital do forró / É a capital do forró, é a capital do forró", diz o refrão.

3) Último São João de Caruaru antes da pandemia bateu recordes

Segundo o portal NE10 Interior, o São João de Caruaru de 2019, o último realizado antes da pandemia, recebeu cerca de 3,2 milhões de pessoas. Estima-se que uma média de 50 mil pessoas estiveram no Pátio do Forró por dia durante o evento, chegando a ultrapassar 100 mil presentes nas principais datas.

Quem se apresentou para um público de 100 mil pessoas foi Marília Mendonça, que estreou no palco principal de São João de Caruaru daquele ano em pleno Dia dos Namorados.

4) Comidas gigantes são destaques do São João de Caruaru

Um das principais atrações do São João de Caruaru são as comidas e bebidas gigantes. Em diversas zonas da cidade, o público se reúne para experimentar uma versão bem aumentada de algum prato tradicional.

Em 2019, por exemplo, o público pôde aproveitar o maior chocolate quente, o maior Cozido de milho na manteiga de garrafa, o maior cuscuz, o maior cozido, entre outros pratos. Um dos mais famosos, no entanto, é o pé-de-moleque gigante. Em 2008, a iguaria pesou 2 toneladas. Segundo o G1, são necessários 1,8 mil ovos, 600 quilos de mandioca, 180 quilos de margarina, 300 quilos de açúcar e 45 quilos de castanha para a receita.

5) São João de Caruaru foi reconhecido pelo Guinness?

Há muitos anos, circula, nas redes sociais, a notícia de que o São João de Caruaru foi reconhecido pelo Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior do mundo, o que daria fim à antiga disputa com Campina Grande.

No entanto, a informação ainda não procede. Com a força que a notícia ganhou no ano passado, durante a ausência dos festejos juninos, o G1 consultou a equipe do Guinness Book, que informou que a categoria não é monitorada pela organização no momento. Portanto, nenhuma das duas cidades poderiam ser reconhecida pelo livro dos recordes.

Palavras-chave
Famosos brasileiros Principais notícias Entretenimento Galeria Vertical Música Evento Festa
Sobre o mesmo tema
'Renascer': Vai dar namoro? Saiba o que acontecerá com João Pedro e Zinha após beijo ardente; aos detalhes!
'Renascer': Vai dar namoro? Saiba o que acontecerá com João Pedro e Zinha após beijo ardente; aos detalhes!
13 de fevereiro de 2024
Horas após a morte de Anderson Leonardo, integrantes do Molejo são assaltados no RJ. Saiba detalhes
Horas após a morte de Anderson Leonardo, integrantes do Molejo são assaltados no RJ. Saiba detalhes
08:37
Notícias similares
Rodriguinho critica Ludmilla após show no 'BBB 24' e mãe da cantora rebate: 'Bater em mulher ele gosta'
Rodriguinho critica Ludmilla após show no 'BBB 24' e mãe da cantora rebate: 'Bater em mulher ele gosta'
14 de janeiro de 2024
Parceiro de Anitta em 'Bellakeo', Peso Pluma sofreu ameaça de morte por cartel e tem influência do narcotráfico em hits
Parceiro de Anitta em 'Bellakeo', Peso Pluma sofreu ameaça de morte por cartel e tem influência do narcotráfico em hits
8 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Chamado de 'feio' por fãs de Selena Gomez, namorado da cantora lamenta ataques a sua aparência: 'Fazendo caridade comigo'
Chamado de 'feio' por fãs de Selena Gomez, namorado da cantora lamenta ataques a sua aparência: 'Fazendo caridade comigo'
26 de abril de 2024
Maísa, Anitta, Bruna Linzmeyer, Marquezine e mais: o segredo da pele perfeita dessas famosas está na argila vermelha
Maísa, Anitta, Bruna Linzmeyer, Marquezine e mais: o segredo da pele perfeita dessas famosas está na argila vermelha
26 de abril de 2024
Últimas Notícias