Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Além da Ilusão
Novela Mar do Sertão
Novela O Cravo e a Rosa
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
Novela Será Isso Amor?
Novelas Mexicanas
Novelas Turcas
TV
A Fazenda 2022
Ilha Record
Masterchef Brasil
BBB 23
Reality Show
De Férias com o Ex
Casamento às Cegas
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro
Séries
Pacto Brutal
Filme 365 Dias
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Viviane Araujo
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Inverno
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!
Home Últimas Notícias

Como ter uma vida saudável no trabalho? Médica dá dicas. Saiba como conciliar!

Como ter uma vida saudável no trabalho? Médica dá dicas. Saiba como conciliar!
9 fotos
Veja as fotos!
A médica Priscilla Furtado explica como é importante cultivar uma rotina de trabalho saudáve.

O trabalho é parte importante de nossa vida, dedicamos uma boa parte de nosso dia trabalhando. Para algumas pessoas, no entanto, a rotina profissional pode se tornar um desafio estressante, que acaba desenvolvendo uma série de doenças psicossomáticas.

A médica Priscilla Furtado explica como o excesso de demandas pode afetar diretamente nossa saúde física e mental (veja dicas de como evitar a exaustão).

"O trabalho é extremamente importante porque traz a sensação de utilidade ao ser humano, e até mesmo um sentido para a vida de muitas pessoas. No entanto, temos visto cada vez mais casos de 'Burnout', uma doença relacionada ao esgotamento profissional. E a psicologia positiva vem para nos ajudar a escolher o melhor caminho", comenta.

Ainda que o trabalho seja parte importante de nosso dia, não podemos nos deixar levar a aceitar situações desgastantes como uma coisa natural. "Passamos a maior parte de nosso tempo no trabalho e ele pode ser fonte de saúde ou pode ser um dos principais motivos de adoecimento", destaca Priscilla.

Ambiente de trabalho pode causar doenças

É importante se questionar se o trabalho que estamos fazendo ou a empresa em que estamos ainda faz algum sentido.

"As pessoas precisam parar e olhar para a própria rotina e se perguntar se ela contribui ou consome a sua própria saúde", fala Priscilla.

O estresse vivido de maneira constante e diária pode trazer uma série de consequências para a nossa saúde.

"Uma rotina estressante traz prejuízos ao humor, pode trazer conflitos conjugais, impaciência com os filhos ou com os próprios colegas de trabalho, sensação de cansaço, dores de cabeça, dores musculares, dores de estômago. Mais cedo ou mais tarde, o corpo cobra um preço por viver sobrecarregado", enfatiza a especialista.

Quais as doenças que podem ser causadas pelo estresse?

"Podemos sofrer com a queda de cabelo, azia, refluxo, insônia e até doenças mais complexas como câncer, alzheimer e apresentar problemas no coração", aponta.

"O estresse também está relacionado ao agravamento de doenças de pele (alergias, psoríase, acne, vitiligo, herpes), doenças autoimunes (como diabetes, artrite, lúpus), doenças inflamatórias intestinais, gastrites, dores crônicas, transtornos mentais, entre outras. Pode também prejudicar a vida sexual", acrescenta Priscilla.

Existiu vida de trabalho saudável durante o home office?

A pandemia de COVID-19 mudou completamente a rotina das pessoas. Principalmente a profissional. De repente, todos se viram em isolamento social e tendo que trabalhar de casa (saiba como deixar o home office mais produtivo).

"Poucas pessoas se adaptaram bem. A maioria teve muitas dificuldades. A primeira delas foi em relação ao ambiente. Mesas, cadeiras, espaços improvisados, muitas vezes inadequados, sem a devida ergonomia, atrapalham o rendimento", relata.

"Lidar com barulhos e interrupções – filhos, cônjuges, questões domésticas, animais, foram queixas frequentes também. Além disso, essa 'mistura' entre trabalho e vida pessoal, sem uma colocação de limites adequada, fez com que muitos se sentissem sobrecarregados, como se estivessem sempre trabalhando", afirma.

Vida saudável e trabalho: é possível equilibrar os dois!

O primeiro passo para uma mudança de vida significativa sempre deve partir do indivíduo. É importante lembrar que tudo deve ser feito de acordo com a necessidade. "Esqueça rotinas idealizadas, que são impossíveis de se colocar em prática", aconselha.

Trabalhar é essencial para a manutenção de nossa vida no sentido social, financeiro e familiar, porém, é importante ponderar entre o que nos faz mal e o que faz bem. "É equivocada a ideia de que se deve focar somente em resolver problemas e esquecer-se do prazer e do bem-estar", diz.

"A mudança começa consigo mesmo! Organizar-se, planejar os próprios horários, respeitar suas pausas e a hora de 'desligar', são metas que precisam ser cumpridas", conclui Priscilla Furtado.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.