Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Novo Mundo
Novela Fina Estampa
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
BBB20
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Mundo Dellas

'Lia': conheça a história e confira quem é quem na série bíblica da Record

Compartilhe no Facebook
Bruna Pazinato é Lia, a primeira mulher de Jacó (Felipe Cardoso), Jovem que perdeu a mãe aos 8 anos no nascimento da irmã, Raquel (Graziela Schmitt), e se tornou uma mulher que não se valoriza como deve na série 'Lia'
22 fotos
Iniciar o slideshow
Bruna Pazinato é Lia, a primeira mulher de Jacó (Felipe Cardoso), Jovem que perdeu a mãe aos 8 anos no nascimento da irmã, Raquel (Graziela Schmitt), e se tornou uma mulher que não se valoriza como deve na série 'Lia'
A rivalidade entre as irmãs Lia (Bruna Pazinato) e Raquel (Graziela Schmitt) movimenta a série especial da Record, que estreia nesta terça-feira (26). Em 15 capítulos, a produção assinada por Paula Richard narra a trajetória da primeira mulher de Jacó (Felipe Cardoso) e que sempre viveu à sombra da irmã, que também se casa com o patriarca de Israel. Produção reúne ainda nomes como Brenno Leone e Caca Ottoni

Com uma parte da história já conhecida pelo público, a Record TV lança nesta terça-feira (26) a série especial "Lia". De autoria de Paula Richard, responsável por "O Rico e Lázaro", e adaptada do livro de Gênesis, a história traz Bruna Pazinato no papel título. Em 15 capítulos, a produção vai esquentar o horário para a novela "Jesus", prevista para estrear em 17 de julho, e visa aumentar os índices deixados por "Apocalipse". O folhetim bíblico teria sofrido ainda interferência de Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo. O elenco reúne ainda Felipe Cardoso, Graziela Schmitt, Brenno Leone , Julia Maggesi, Cacá Ottoni e Suzana Alves além de marcar o retorno de Theo Becker à dramaturgia após 10 anos e ter se recuperado de uma contusão sofrida durante a primeira temporada do "Dancing Brasil".

Lia perde a mãe no parto da irmã

"Lia" gira em torno das quatro mulheres de Jacó (Felipe Cardoso), o pai da Nação Judaica: Lia, sua irmã, Raquel (Graziela Schmitt) e as concubinas Bila (Cacá Ottoni) e Zilpa (Thais Muller). Com o quarteto, o filho de Isaac teve 12 filhos, entre eles Rubem (Leandro Lima), Simeão (Brenno Leone) e José (Bruno Peixoto), que se tornaria governador do Egito. A história do filho preferido de Jacó gerou a minissérie "José do Egito", marcada pela repetição de elenco na comparação com a estreia da novela "Pecado Mortal", em 2013. O pai de Lia é o oportunista e violento Labão (Theo Becker), um homem sem fé alguma e viúvo desde o nascimento da filha caçula, Raquel. Ao crescerem, a primogênita se torna uma jovem não tão bela como a irmã e dona de um olhar triste. Um outro fato separa as duas irmãs: enquanto Lia acolhe Bila quando comprada como serva pelo pai, Raquel faz pouco caso da empregada. Além disso, Lia segue as crenças do Deus de Abraão e Raquel mantém os ensinamentos pagãos.

Jacó se casa com Lia achando ser Raquel

Ao ver Raquel pela primeira vez, Jacó se encanta com a filha mais nova de Labão e desperta a paixão na irmã dela. Em um plano do pai das jovens, o patriarca de Israel é obrigado a trabalhar por sete anos para se casar com a caçula delas, mas acaba recebendo Lia. Inocente na armação, a protagonista da série é humilhada pelo marido, que aceita trabalhar mais sete anos ao se casar com Raquel. A partir daí, Raquel e Lia vão oscilar entre a inveja, o ódio e o ciúmes. No meio disso, Jacó também se torna marido de Bila e Zilpa. A primeira vira presa fácil de Raquel. Já a segunda guarda no passado a violência sexual cometida por Labão e seus filhos.

Veja o perfil dos personagens de 'Lia'!

Lia (Bruna Pazinato) - A primeira mulher de Jacó (Felipe Cardoso) é a filha mais velha de Labão (Theo Becker), irmã de Raquel (Graziela Schmitt) e mãe de Rúben (Leandro Lima), Simeão (Brenno Leone), Levi (Maurício Pitanga), Judá (Bruno Malucelli), Isaacar (Marcus Bessa), Zebulon (Igor Fernandez) e Diná (Julia Maggesi). Perdeu a mãe aos 8 anos no nascimento da irmã e se tornou a responsável pelos cuidados dela. A indiferença do pai fez Lia se tornar amiga de Zilpa (Thais Muller), sua serva da mesma idade que ela. Com uma pequena autoestima, a jovem se torna exímia cozinheira. Já adulta, se apaixona por Jacó (Felipe Cardoso), assim como sua irmã. Se torna mulher dele em armação do pai. Ao notar que não se valoriza como devia, resolve dar a volta por cima.

Raquel (Graziela Schmitt) - É a segunda mulher de Jacó (Felipe Cardoso), filha mais nova de Labão (Theo Becker) e mãe de José (Bruno Peixoto) e Benjamin. Praticamente ignora a irmã mais velha, Lia (Bruna Pazinato). Jovem mimada e sem sentimentos vai seduzir Jacó e concordar com o plano do pai de enganar o patriarca de Israel no dia do casamento. Vai ficar anos sem dar ao marido os filhos que ele tanto aguarda.

Jacó (Felipe Cardoso) - O filho de Isaque e Rebeca, irmão de Esaú é marido de Lia (Bruna Pazinato), Raquel (Graziela Schmitt), Bila (Cacá Ottoni) e Zilpa (Thais Muller) e pai de 12 filhos. Disposto ao trabalho, Jacó engana o irmão e o pai para comprar a progenitura. Mas temendo a reação de Esaú, larga Canaã e se encontra com o tio, Labão (Theo Becker). Em Harã, Jacó se apaixona por Raquel, mas é enganado e se casa com Lia, a quem vai desprezar. Após muito tempo, enfim, nota quem é a mulher que está ao seu lado.

Zilpa (Thais Muller) - Mulher sofrida e abusada pelos filhos de Labão (Theo Becker), de quem é serva, desde a juventude. Dona de personalidade bronca, porém sincera, Zilpa se torna mulher de Jacó (Felipe Cardoso) e grande amiga de Lia (Bruna Pazinato). É graças a um pedido da protagonista que se torna mãe de Gad (Walter Nunes) e Aser (Matheus Venâncio), seguindo ritual da época das servas também terem filhos com os patrões.

Bila (Cacá Ottoni) - Outra serva de Labão (Theo Becker) e quarta mulher de Jacó (Felipe Cardoso). É uma jovem invejosa, má e ladra. Para se satisfazer sexualmente, sequer pensa mais de uma vez. É mãe de Dã (Rafael Awi) e Naftali (Caio Lucas Leão).

Laila (Suzana Alves) - É a mãe de criação de Lia (Bruna Pazinato), a quem trata como serva, e Raquel (Graziela Schmitt) e mulher do violento Labão (Theo Becker), a quem não critica porque ele sempre cumpre com suas obrigações de chefe de família. Mãe biológica de Eliabe (Felipe Cunha) e Hananias (Saulo Meneghetti).

Labão (Theo Becker) - Viúvo de Adinah, o pai de Lia (Bruna Pazinato) e Raquel (Graziela Schmitt) é um homem rude que dá mais valor ao dinheiro do que às mulheres. Vai usar de Jacó (Felipe Cardoso) para ganhar dinheiro e enganá-lo dando a filha mais velha no lugar da caçula em pedido de casamento do patriarca de Israel.

Rúbem (Leandro Lima) - Filho primogênito de Lia (Bruna Pazinato) e Jacó (Felipe Cardoso). O significado do seu nome é "o Senhor atendeu a minha aflição". Não concorda em ver a tia, Raquel (Graziela Schmitt), ter mais espaço que a mãe. Vai perder a progenitura ao se envolver com Bila (Cacá Ottoni), mulher do seu pai.

Simeão (Brenno Leone) - Filho número dois de Lia (Bruna Pazinato) e Jacó (Felipe Cardoso). "Ele ouviu" é o significado do seu nome. Ao lado do irmão Levi (Maurício Pitanga), busca vingança quando a irmã, Diná (Julia Maggesi), é estuprada pelo príncipe de Siquém (Bruno Ahmed), provocando um massacre naquela cidade, contra a vontade do pai.

Levi (Maurício Pitanga) - É o filho número três de Lia (Bruna Pazinato) e Jacó (Felipe Cardoso). Seu nome significa "unido" ou "ligado". Jovem impetuoso vai comandar o massacre a Siquém causando a revolta e o desgosto no pai.

Judá (Bruno Malucelli) - É o filho número quatro de Lia (Bruna Pazinato) e Jacó (Felipe Cardoso). O nome de Judá significa "louvado" ou "exaltado". É protegido pelo irmão Rúben (Leandro Lima). Jovem que fala pouco e opta pela discrição.

(Rafael Awi) - Filho de Jacó (Felipe Cardoso) com Bila (Cacá Ottoni). Assim como a mãe é egoísta.

Naftali (Caio Lucas Leão) - Outro filho de Jacó (Felipe Cardoso) com Bila (Cacá Ottoni). Como Judá (Bruno Malucelli) opta pela discrição.

Gad (Walter Nunes) - Filho de Zilpa (Thais Muller) com Jacó (Felipe Cardoso), é amigo de José (Bruno Peixoto). Jovem amoroso que nutre entre outros sentimentos a sinceridade.

Aser (Matheus Venâncio) - Também filho da serva Zilpa (Thais Muller) com Jacó (Felipe Cardoso). Assim como Gad (Walter Nunes), é amigo do meio-irmão José (Bruno Peixoto).

Issacar (Marcus Bessa) - É o filho número cinco de Lia (Bruna Pazinato) e Jacó (Felipe Cardoso). Seu nome significa "acordo". Apesar disso, é controlado pelos irmãos mais velhos.

Zebulon (Igor Fernandez) - É o filho número seis de Lia (Bruna Pazinato) e Jacó (Felipe Cardoso). Por meio dele, Deus faz Jacó lembrar que Lia é quem tem o direito de ser a verdadeira mulher dele. Puxou ao irmão Isaacar (Marcus Bessa).

José (Bruno Peixoto) - Primeiro filho de Jacó (Felipe Cardoso) com Raquel (Graziela Schmitt), é bondoso e não concorda com as atitudes da mãe em relação à irmã. É ligado demais à irmã, Diná (Julia Maggesi). Rapaz com aptidão para o trabalho e ligado à família.

Dinah (Julia Maggesi) - É a única filha de Jacó (Felipe Cardoso). Sua mãe é Lia (Bruna Pazinato). Garota bela e cheia de sonhos que se dá bem com a madrasta Zilpa (Thais Muller). Por seu coração bondoso vai pagar um alto preço.

Eliabe (Felipe Cunha) - Assim como o pai, Labão (Theo Becker), é sádico e cruel. Faz pouco caso de Lia (Bruna Pazinato), abusa com frequência de Zilpa (Thais Muller) e se mostra invejoso em relação a Jacó (Felipe Cardoso).

Hannanias (Saulo Meneghetti) - Irmão de Eliabe (Felipe Cunha). Puxou a ele e ao pai, Labão (Theo Becker), na personalidade sádica. Também tem inveja de Jacó (Felipe Cardoso) e fica ao lado do pai nos planos contra o patriarca de Israel.

Saul (Augusto Garcia) - É o servo de Labão (Theo Becker) que se apaixona pela filha dele, Raquel (Graziela Schmitt). Vai se tornar amigo de Jacó (Felipe Cardoso) e marido de Dalila (Mariana Cysne).

O elenco reúne também Paula Jubé (Adinah), Mariana Cysne (Dalila), Pedro Monteiro (Esaú), Silvio Matos (Isaque), Bruno Ahmed (príncipe Siquem), Rose Abdallah (Rebeca) e Paulo Carvalho (rei Amor)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.