Eu acompanho o mundinho dos doramas há anos e vi a ascensão de grandes sucessos diante do público, incluindo títulos como 'Goblin', 'Pousando no Amor' e 'Round 6', que são excelentes. Mas quanto mais mergulho nesse universo, mais percebo uma verdade que me incomoda: alguns dos melhores dramas coreanos que já assisti foram completamente ignorados pelo grande público.
Nesta lista, reuni 7 doramas que, embora não tenham conquistado o hype merecido, entregam histórias poderosas, atuações impecáveis e deixam um 'gostinho de quero mais' no final. O último da lista, inclusive, me marcou de um jeito que poucos conseguiram, e me mostrou a ver a vida com outros olhos: o da simplicidade.
Ah, é importante ressaltar que eu escrevo esta matéria não como quem quer ditar regras, mas como quem deseja compartilhar descobertas. Afinal, não há nada mais gratificante do que indicar uma série esquecida e ouvir alguém dizer: "como eu nunca vi isso antes?". Será que você vai concordar com minha lista?
Cinco amigos de infância crescem em um bairro típico de Seul durante os anos 80, dividindo alegrias, frustrações e descobertas da adolescência. O dorama alterna entre um dilema amoroso e seus dilemas nas próprias famílias, enquanto constrói aos poucos a identidade de cada personagem. Os críticos amam, mas talvez o grande público tenha se perdido na ideia de que não é dublado e deixado escapar essa obra-prima.
Onde assistir: Netflix.
Park Dong-hoon é um engenheiro de meia-idade, sobrecarregado pelo trabalho e mergulhado em uma vida familiar frustrante. Lee Ji-an, uma jovem endividada e emocionalmente devastada, começa a trabalhar na mesma empresa e, aos poucos, os dois constroem uma conexão inesperada. A relação entre eles não é romântica é mas profunda e, certas vezes, dolorosa e redentora. Aqui, IU faz um dos melhores trabalhos de sua carreira.
Onde assistir: Netflix.
Hyun-soo é um universitário comum que vê sua vida desmoronar após ser acusado de assassinato. Sem provas concretas a seu favor, ele é jogado em um sistema penal cruel e imprevisível. Com a ajuda de um advogado desacreditado, ele tenta provar sua inocência enquanto lida com a brutalidade da prisão e a pressão pública. Para quem gosta de tramas de redenção, este aqui é de tirar o fôlego.
Onde assistir: Netflix e Prime Video.
Geu-ru é um jovem com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que trabalha com o pai em uma empresa especializada em limpar os pertences de pessoas que faleceram. Após a morte do pai, ele passa a viver com seu tio, um ex-presidiário rebelde, e os dois assumem juntos o trabalho. A cada cliente, eles desvendam histórias deixadas para trás, enquanto constroem, aos poucos, uma relação de afeto entre si. Este é uma das histórias mais emocionantes que já assisti na vida.
Onde assistir: Netflix.
Hye-ja é uma jovem que encontra um relógio mágico capaz de manipular o tempo. Ao tentar salvar o pai, ela envelhece subitamente e é esquecida por todos. Em paralelo, Joon-ha é um jovem repórter que vive uma decadência profissional e não sabe o que fazer. A série revela seu significado real apenas nos episódios finais, com uma reviravolta emocionante que vai te fazer refletir sobre as memória da vida.
Onde assistir: Netflix e Viki.
Após fracassar como jogador profissional de baduk, Jang Geu-rae entra no competitivo mundo corporativo sem nenhuma qualificação profissional. Cercado por colegas experientes e um sistema que não tem piedade de iniciantes, ele precisa aprender a sobreviver e provar seu valor. A série retrata a realidade do trabalho na Coreia do Sul e o amadurecimento de um jovem sem privilégios - e quem veio de baixo vai compreender.
Onde assistir: Netflix.
Ambientado na Ilha de Jeju, o dorama apresenta diferentes histórias entrelaçadas de pessoas comuns lidando com seus próprios dramas pessoais. De um comerciante solitário a uma jovem mãe com depressão, cada episódio mergulha em dores e amores de forma sensível, mas sem abandonar temas impactantes como aborto, gravidez na adolescência e trazendo a cultura rica das haenyeos. Esta obra é um convite para repensar a vida e suas pequenas atitudes diárias.
Onde assistir: Netflix.