Taís Araujo e Viola Davis têm uma relação de admiração e respeito mútuos e já protagonizaram alguns encontros. O que muita gente não sabe é que as duas se conheceram após uma atitude ousada da atriz brasileira: durante uma passagem em Los Angeles, ela mandou mensagem no Instagram da americana com convite para um café.
Taís contou a história durante um debate na exposição “Ancestral: Afro-Américas”, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. O nome da premiada atriz veio à tona quando a brasileira fazia uma reflexão sobre a importância da internet e das redes sociais para debates e trocas entre a população preta de todo o mundo.
“Eu tinha falado com ela no Instagram em um ato de insanidade depois que ela curtiu um negócio meu. Aí mandei um direct e ela respondeu! Eu estava em Los Angeles, o [Antonio] Trigo, [assessor] que trabalha comigo, falou: ‘manda um direct pra Viola chamando pra um café’”, relata Taís.
Taís foi surpreendida com a resposta de Viola. “Ela não só respondeu, como ela falou: ‘vem na minha casa’. Aí eu falei: ‘isso é um trote’”, brincou. A desconfiança ficou ainda maior quando uma pessoa, que disse ser da equipe da estrangeira, sugeriu buscá-la de carro. “Eu vou morrer na esquina”, pensou a mulher de Lázaro Ramos.
O encontro era real: Taís foi recebida por Viola em sua casa. O bate-papo, previsto para ser de 30 minutos, durou 1h30. “Ela não me mandou embora, também não fui”, divertiu-se a Raquel de “Vale Tudo”. Ela destaca que as vivências como mulheres pretas as conectaram. “É onde converge. Mesmo com origens completamente distintas, tem algo que conecta, que é a tal da ancestralidade que é comum a todas nós.”
Em entrevista ao Purepeople nos bastidores do evento, Taís revelou alguns de seus segredos de beleza. A estrela revelou que é adepta de protetor solar desde os 11 anos de idade. O uso do produto, ela destaca, ainda é cercado de desinformação com relação à população negra.
“É de beleza, mas é de saúde. E por muito tempo a gente ouviu dizer que a nossa pele não precisava de proteção, isso é a maior mentira. Precisa sim, porque mancha para caramba, é a pele que mais mancha", alertou Taís.
A artista adotou o protetor solar ainda tão nova por conta de uma experiência da mãe, Dona Mercedes. “Minha mãe teve uma queimadura crônica com ácido e ensinou a gente a usar. Filtro solar faz parte do meu ritual diário, assim como escovar os dentes."
Repórter: Marilise Gomes