A tatuagem no verão demanda alguns cuidados extras. Cicatrizado ou não, o rabisco pode perder o brilho, desbotar e mudar a cor devido a incidência dos raios solares. Isto somado aos cuidados tradicionais para evitar infecções, queloide e cicatrização hipertrófica. Vai fazer a tattoo no verão ou já tem a marca na pele? Então, confira as dicas do Purepeople para preservar a beleza do traço e a sua saúde! Não esqueça de acompanhar mais dicas de beleza no site!
1 - Protetor solar
O protetor solar é essencial quando o assunto é tatuagem -seja a sua primeira ou não! Não precisa aplicar uma grande quantidade, apenas o ideal para cobrir a região e deixar devidamente protegida. Reaplique com frequência na exposição aos raios solares. Isto irá evitar que o desenho desbote, mude a cor, perca o brilho ou tenha queimaduras e manchas. Não esqueça de aplicar 30 minutos antes de ir ao sol, ok? (Encontre o filtro ideal para você aqui!)
2 - Roupa com proteção UV
Outra maneira de proteger a tatuagem dos raios solares é com roupa específica com proteção UV. Não quer abrir mão dos biquínis e maiôs estilosos, aposte em bonés e chapéus, ok?
3 - Escolha o horário ideal para renovar o bronze
Evite se expor ao sol em horas em que a incidência dos raios solares são maiores. Isto serve, na verdade, para qualquer cuidado com a pele. Tome cuidado com horários entre às 10 horas da manhã e 16 horas da tarde. O excesso de exposição, além de prejudicar o resultado da tatuagem, pode ocasionar queimaduras ou manchas, além de desbotar ou mudar as cores do rabisco.
4 - Higienize a pele
Acabou de fazer tatuagem? Não esqueça de higienizar sempre com um sabonete antisséptico para evitar infecções no local.
5 - Cuidado ao entrar no mar, lago ou rio
Cuidado ao entrar no mar até que a região cicatrize completamente. Lembre-se: a tatuagem é como uma ferida aberta e precisa de cuidados. Infecções no local são comuns, principalmente as bacterianas, o que pode causar erisipela. Não esqueça que a água pode estar poluída!
6 - Evite cair na piscina
Quer tomar um banho de piscina? Tome cuidado! O cloro pode ser uma desvantagem, contribuindo para a remoção da pigmentação e do brilho da tattoo. Acabou de tatuar? Evite mergulhos nas primeiras semanas para evitar infecções já que o rabisco não deixa de ser uma ferida aberta.
7 - Curativos para cair na piscina ou no mar
Vai mergulhar na piscina ou entrar no mar? Usar curativos na região pode te ajudar a curtir o dia sem medo. Aposte na vedação com produtos hipoalergênicos e micronizados, semelhantes aos filmes transparentes. Você pode encontrar estes itens em lojas cirúrgicas e eles funcionam como uma camada fina que protege a região. O melhor é que ficam invisíveis, deixando em evidência as suas amarrações trends do biquíni!
8 - Cremes hidratantes
Você sabia que o ressecamento da pele pode prejudicar a preservação da tatuagem? Principalmente, se a região ainda estiver passando por uma fase de cicatrização. Aposte em cremes hidratantes emolientes que impeçam a perda de água. Caso tenha feito a tattoo recentemente, consulte o profissional para saber qual o produto ideal.
9 - Óleos naturais
Os óleos naturais possuem um princípio semelhante ao hidratante, ajudando a hidratar a superfície e manter a beleza da tatuagem. E o melhor: não costumam conter química!
10 - Beba bastante água
Beber bastante água irá manter a hidratação do corpo, prevenindo edemas e a descamação. Sendo assim, uma pele hidratada e saudável pode ser conquistada com a ingestão de líquidos. Este detalhe é fundamental no verão quando há maior probabilidade de perda de água.
11 - Alimentação saudável
A alimentação saudável contribui para a hidratação e saúde do corpo, o que facilitará a preservação da tatuagem. Aposte em elementos ricos em vitaminas e comidas que aumentem a capacidade de cicatrização da pele como abacaxi, ovo, feijão, peixes e carnes magras. Isto pode, inclusive, diminuir as chances de queloide ou cicatriz hipertrófica.
12 - Converse com dermatologista e tatuador
Nada melhor do que potencializar os cuidados com a tatuagem no verão conversando com o seu médico dermatologista ou o próprio tatuador. Neste papo, os profissionais poderão indicar produtos específicos para você, garantindo uma melhor cicatrização da pele e a preservação dos traços rabiscados.
(Por Ana Clara Xavier)