






Um alerta de terremoto foi enviado pelo Google para celulares nesta madrugada de sexta-feira (14). A informação indicava que poderia haver um tremor de terra no mar, a 55km de Ubatuba, no litoral paulista. No ano passado, famosos foram surpreendidos com um sinistro real em cidades de Portugal.
Por ora, até às 6h40, não havia sido detectado terremoto na capital de São Paulo. Esse alerta também foi disparado para celulares localizados no Rio de Janeiro e apontava para chance de tremor de terra de 4.4 (no caso de Ubatuba) até 5.5 (na Baixada Santista). A Defesa Civil de São Paulo negou a emissão de algum alerta relacionando a possível chance de terremoto.
As defesas civis de municípios paulistas seguiam sem registro de tremores de terra, segundo o g1.
+ tragédia em SP completa uma semana: queda de avião matou 2 em avenida
Na Escala Mercalli, essa primeira numeração poderia provocar vibrações semelhantes ao da passagem de um caminhão de grande porte, além de provocar oscilação em objetos presos em tetos e barulhos em louças e janelas. Já no segundo caso, portas podem abrir ou fechar e provocar despertar em pessoas. Além disso, objetos pequenos têm chance de saírem de seus lugares.
+ fogo em fábrica arrasa com carnaval de escolas de samba do Rio
Segundo informações, o Brasil já registrou sismos em diversos estados como Acre, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Em 2008, o litoral paulista sofreu um abalo de magnitude 5.2 e perto de São Vicente. Quatro estados no total sentiram o abalo, provocando evacuação de alguns prédios.
Quatro anos depois, Montes Claros foi atingida por um tremor que bateu nos 4.0 de magnitude. Guaimbê (SP) teve um tremor em setembro de 2021. No ano passado, em junho, o sismo ocorreu em Frutal (MG).