O último verão considerado "normal" foi o de 2019, um pouco antes da pandemia da Covid-19 chegar ao Brasil. Nos últimos dois anos, por conta das medidas de flexibilização, as praias ficaram vazias e isso prejudicou e muito o setor de imóveis nas praias do Nordeste e Sudeste do Brasil, principalmente.
Mas depois de um tempo de incertezas, os índices de movimentação das regiões praianas mostram que a procura por casas e apartamentos no verão de 2022 deve ser altíssima. Com isso, a expectativa dos corretores de imóveis para a maior demanda dos últimos anos é ter um superaquecimento nos hotéis, casas, apartamentos e lofts.
"A previsão é que essa movimentação aumente com a chegada do verão, inclusive, as festas mais desejadas de virada de ano estão todas nessas regiões. Além desses fatores, temos a pandemia cada vez menos atuante nas decisões da população, fato que aumenta a segurança e eleva a economia", explica o corretor de imóveis Matheus Oliveira.
Buscar oferecer experiências únicas deve ser o grande desafio para o mercado imobiliário. De acordo com a pesquisa da Booking, prazeres simples como sentir o sol e ver a praia são consideradas as maiores razões para 86% das pessoas que viajam. Com a chegada do verão, Copa do Mundo e de outros eventos como o Réveillon, devemos ver praias lotadas como não víamos desde 2019.
"É possível ter métricas porque os turistas que visitam geralmente programaram a viagem com certa antecedência, reservando hospedagem, passeios e passagens aéreas. E faço questão de alertar os investidores bem antes de tudo acontecer, pois é justamente desse 'gap' de tempo que ocorrem as maiores valorizações e os investidores conseguem uma margem ainda maior de lucratividade", conta;
Toda essa positividade é vista em números, com o aumento de 42% da intenção de compra de imóveis nos últimos meses de 2022 – dados da FipeZAP do segundo trimestre do ano. Oferecendo segurança e credibilidade aos investimentos, o mês de dezembro promete ser de sorrisos para investidores e para aqueles que querem curtir o sol e uma cerveja gelada.