Polêmica fashion: vestido preto para casamento é permitido ou não? Expert conta!
Atualizado em 23 de agosto de 2022 10:50
Publicado em 28 de setembro de 2019 09:55
Por Bruna Vilar
O vestido para casamento não é só preocupação das noivas: madrinhas e convidadas também buscam o modelo ideal para o grande dia. Além da escolha da peça, a decisão de qual tom usar também pode ser uma incógnita. Mas afinal, vestido preto é permitido ou não?
Vestido preto: modelo cocktail dress é indicado por consultora de moda para convidadas de um casamento
Vestido de Meghan Markle: modelo preto e ombro a ombro é opção elegante para casamentos
Vestido preto: aplicações com brilho são bem-vindas já que o vestido tem cor neutra
Vestido de Meghan Markle: duquesa de Sussex é adepta aos vestidos pretos para eventos e aparições públicas
Vestido preto: modelo longo é elegante e indicado para casamentos mais formais
Vestido preto: modelo longo de um ombro só com fenda frontal e veludo é elegante para casamentos
Vestido preto com renda: tecido é clássico atemporal para casamento e dá cara mais tradicional para o modelo
Vestido preto: comprimento midi é sofisticado para cerimônias de casamento segundo consultora de estilo
Vestido preto para casamento: sensualidade é permitida, os exageros é que não são bem-vindos para a ocasião, afirma a consultora
Vestido preto: modelo tubinho é certeiro para convidadas de um casamento
Veja + após o anúncio

Pode ir a casamento de vestido preto? Essa é uma dúvida comum para muitas convidadas. O look é considerado um clássico do guarda-roupa feminino por estilistas renomados como Coco Chanel - não é à toa que a peça ganhou o status de "pretinho básico" ao redor do mundo e conquistou tanta gente.

Até Meghan Markle, a duquesa de Sussex, já se mostrou fã da peça ao apostar em uma versão nada básica para o casamento da melhor amiga. Outra famosa que é adepta da cor preta em casamento é a atriz Paolla Oliveira.

Entretanto, a cor queridinha de muitas mulheres nem sempre é consenso entre especialistas em moda. A escolha parece controversa, mas a consultora Chris Bueno afirma que tudo depende se souber adequar a peça à ocasião.

Qual modelo de vestido preto usar em casamento?

"Apesar de ser uma cor muito ousada, o preto ainda simboliza luto no nosso país", comenta a profissional. Mas se engana quem pensa que a peça não tem vez quando o assunto envolve casamento: é que looks com o modelo não precisam ser básicos nem monótonos.

Para cerimônias mais sofisticadas, vale apostar nos cortes cocktail dress, tubinho e mídi com aplicações de brilho - versões curtas não são proibidas, mas a consultora de moda recomenda não apostar em opções supercurtas.

Tecidos brilhosos como crepe, seda, brocado, shantung, tafetá e veludos são boas opções para quem deseja dar um up à produção sem muito esforço, inclusive para festas durante o dia ou à tarde. A mulher do Príncipe Harry, por sua vez, escolheu uma versão longa de tule da grife Valentino com cintura marcada, mangas bufantes e cristais.

Vestido para casamento: transparência em pontos estratégicos

Se você não abre mão da transparência no look, a boa notícia é que dá para aliar a trend das passarelas da Semana de Moda de Nova York com o vestido para casamento.

A dica é investir em áreas estratégicas como braços e colo para a cerimônia. Se você não for madrinha nem parte da família dos noivos, a consultora afirma que não é preciso ter tanto cuidado com normas de etiqueta, mas cuidado com possíveis excessos é sempre bem-vindo!

"Sensualidade em demasia, como decotes profundos demais, não é adequada para este tipo de evento", aconselha a profissional.

Combine o vestido preto com acessórios em casamento

Acessórios são itens curinga na hora de levantar o look e trazer pontos de cor para a produção - especialmente quando se trata de vestido preto. Como a peça costuma ser mais "neutra", é possível explorar diferentes possibilidades para conseguir um visual com mais informação de moda e cheio de personalidade.

Investir em opções metalizadas nos tons prata e dourado é garantia de uma produção elegante para as mais tradicionais. Já quem gosta de se jogar nas tendências e prefere looks com pegada moderna tem carta branca para apostar em modelos coloridos seja nos brincos, sapatos ou bolsas (e até na make).

Vestido preto com renda

A renda é um clássico atemporal nas produções para casamento - tanto nos vestidos de noiva quanto nos de madrinhas e convidadas. Se a intenção é inovar na cor e ainda assim manter um visual mais tradicional, o tecido é um grande aliado na hora de escolher o modelo ideal para a cerimônia.

A renda funciona bem em toda a extensão da peça e ainda pode ser aplicada junto com a transparência para minimizar a quantidade de pele exposta: desde o colo até a barra do vestido.

Palavras-chave
Vestido Casamento Moda Beleza Beleza & Estilo Looks para casamento
Sobre o mesmo tema
'Em busca de uma coisa assim': Preta Gil avalia relação não-monogâmica após fim de casamento e rumor de affair com cantor
'Em busca de uma coisa assim': Preta Gil avalia relação não-monogâmica após fim de casamento e rumor de affair com cantor
18 de abril de 2024
Preta Gil revela atitude importante de Angélica durante separação: 'Se você não estivesse ali, eu não teria suportado'
Preta Gil revela atitude importante de Angélica durante separação: 'Se você não estivesse ali, eu não teria suportado'
29 de novembro de 2023
Notícias similares
Casamento secreto de MC Carol: cantora revela fotos de cerimônia com Cosme Santiago, ator pornô gay. Veja!
Casamento secreto de MC Carol: cantora revela fotos de cerimônia com Cosme Santiago, ator pornô gay. Veja!
8 de janeiro de 2024
Abra mão da rasteirinha! Essas são as sandálias ideais para você usar no Outono
Abra mão da rasteirinha! Essas são as sandálias ideais para você usar no Outono
11 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias