William Bonner está em contagem regressiva para deixar o "Jornal Nacional" após mais de 29 anos e sete meses. O jornalista se despede daqui a exatos dois meses, em 3 de novembro, e entrega o posto a César Tralli, desencadeado uma grande "dança das cadeiras" na Globo. Até agora seis telejornais, incluindo dois da GloboNews, estão envolvidos nas substituições.
Futuro apresentador do "Globo Repórter", onde estreia em 2026, Bonner desperta curiosidade do público a respeito de sua rotina na Globo, onde foi visitado por uma das filhas na segunda-feira (1º). Naquela noite, a herdeira do jornalista entregou detalhes do bastidor após o pai falar de sua saída do "JN".
E se você tem esse interesse em saber como são na Globo as horas do apresentador, que chama atenção pela evolução nessas quase quatro décadas de Globo, a gente te conta!
O "Mais Você" ainda está em seus primeiros minutos quando Bonner costuma chegar à Globo às 11h da manhã. Ao contrário das novelas e linha de shows que têm produção nos Estúdios Globo, o jornalismo segue no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. De acordo com a coluna "Gente", da revista "Veja", o jornalista logo trata de ajeitar na parede um quadro preso à parede e que sempre encontra-se torto.
O "JN" passa a ganhar forma às 11h30 da manhã com uma reunião onde participam os editores do noticiário por vídeo-chamada. Aqueles que comandam redações em outros estados e países também são chamados. Aí se define o que entrará no jornal e o que será cortado.
Quando são 15h, uma hora após a chegada de Renata Vasconcelos ao trabalho, Bonner tem outra reunião, dessa vez com os repórteres da emissora. Em um novo salto, às 19h50 o jornalista deixa de lado o jeans e coloca as roupas com as quais será visto na edição daquele dia.
O relógio bate 20h é a vez de Bonner e Renata irem para o cenário fazer os testes de microfones e câmeras. Os detalhes de alguma notícia também são acertados nesse momento. Já às 20h10, a dupla faz as chamadas para o "JN".
Normalmente, o "JN" se estende das 20h30 às 21h20, mas Bonner costuma deixar a Globo só às 21h50. Em alguns casos, é necessário aumentar a jornada de trabalho. Isso ocorre em dias de coberturas jornalísticas mais importantes.
Pendências para o amanhã são acertadas ao mesmo tempo em que o jornalista e editor-chefe tece alguma crítica a respeito de matérias exibidas. Aquilo que é urgente e tem que ser alinhado também entra na reunião final do dia.
player2