Nos últimos anos, Simone Mendes transformou seu corpo com uma dieta regrada e super saudável, sem o uso de remédios e muito menos restrições alimentares. Apaixonada por frutas, a irmã de Simaria foge das opções tradicionais, como o mamão e a manga - que é a favorita de Virgínia Fonseca - e tem uma escolha inusitada como sua queridinha.
Pouco conhecido do público, o umbu, nome dado à fruta do umbuzeiro, é típico do sertão nordestino e rouba a cena por seu tamanho pequeno e cor verde marcante, também podendo ser amarelada. Seu sabor doce foi o que conquistou Simone Mendes, que adora bolos e já deu muitas receitas aos fãs na internet.
Em um vídeo publicado nos stories do Instagram, Simone Mendes abareceu comendo a fruta e deixando muitos elogios para ela: "Olha aqui o que eu achei. Umbu, isso é bom demais. Docinha, maravilhosa", disse a voz de 'Erro Gostoso', se deliciando com o seu sabor.
Mas você sabia que, além de ser delicioso, o umbu também tem diversos benefícios para a saúde? O Purepeople te conta alguns deles abaixo, logo após o vídeo de Simone Mendes aproveitando muito a fruta.
De sabor marcante, que mistura o azedinho com um leve adocicado, o umbu é um fruto típico do Nordeste. Pode ser consumido ao natural ou usado em receitas doces e salgadas e, além da versatilidade na cozinha, o umbu se destaca pelo valor nutricional, reunindo vitaminas do complexo B, além das vitaminas A e C, e minerais importantes como cálcio, fósforo e ferro.
Presente na alimentação regional há séculos, o umbu já aparecia em registros do período colonial e também era conhecido por nomes como imbu, ambu ou ombu. A origem do nome vem do tupi-guarani 'ymbu', que significa "árvore que dá de beber", uma referência à capacidade da planta de armazenar água, sendo esta uma característica essencial para sobreviver em regiões secas.
Do ponto de vista nutricional, o umbu contribui para fortalecer o sistema imunológico graças às vitaminas A e C, que também ajudam na cicatrização, na produção de colágeno e na absorção do ferro. Esses nutrientes ainda combatem a ação dos radicais livres, colaborando para a prevenção do envelhecimento precoce, de doenças crônicas e até do câncer.
O fruto é antioxidante e também rico em fibras e vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas e favorecem o bom funcionamento do intestino. "É fonte de fibras (2g a cada 100g) e oferece uma sensação maior de saciedade, reduzindo o consumo de calorias diárias por controlar o apetite e auxiliando na perda de peso", diz a nutricionista clínica e engenheira de alimentos, Juliana Nogueira.