Chocolate não é vilão na dieta: essa receita de Gisele Bündchen não leva açúcar, ajuda na saciedade e te 'deixa feliz', garante nutricionista
Publicado em 28 de agosto de 2025 às 08:26
Por Hernane Freitas | Colaborador TV e celebs
Amante do universo pop e das celebridades em geral. Não vivo sem música, uma boa xícara de chá verde e te dou as melhores recomendações de doramas.
A nutricionista Lívia Nogueira revela que o chocolate pode ser incluído na dieta em versões versões com maior teor de cacau e menos açúcar. Aprenda uma receita de Gisele Bündchen!
Veja + após o anúncio

Seguir uma dieta costuma ser sinônimo de restrição, principalmente quando o assunto é doce. Mas a verdade é que não precisa ser assim, e quem garante isso são nutricionistas que ressaltam que o chocolate, quando bem escolhido, pode até se tornar aliado do emagrecimento

E ninguém melhor do que Gisele Bündchen, que há anos compartilha receitas funcionais em suas redes sociais e até em um livro lançado recentemente, para provar isso com uma sobremesa simples, prática e sem açúcar que caiu no gosto de seus seguidores.

Aos 45 anos, Gisele Bündchen mantém uma relação equilibrada com a alimentação, mas nunca abriu mão de uma sobremesa saudável no dia a dia. A modelo brasileira revelou uma receita de chocolate amargo com tâmaras que pode ser feita em casa com apenas quatro ingredientes: chocolate amargo 70%, tâmaras, pasta de amendoim (ou amêndoas) e nozes.

Veja + após o anúncio

O preparo é simples: basta derreter o chocolate em banho-maria e despejar sobre as tâmaras sem caroço, já cobertas com a pasta de amêndoas. Por cima, entram as nozes para dar crocância. Depois de 20 minutos na geladeira, a sobremesa está pronta, sem açúcar refinado e com sabor delicioso.

Veja também
Sopa espanta-gripe de Gisele Bündchen: receita com gengibre e cenoura é ideal para o frio, rende muito e vai aumentar sua imunidade
Chocolate não precisa ser inimigo da dieta

De acordo com a nutricionista Lívia Nogueira, do Oba Hortifruti, o chocolate pode, sim, fazer parte de uma rotina equilibrada, desde que seja consumido com consciência: "Quando bem escolhido, pode ser um aliado da saúde, não um vilão. É possível incluí-lo em uma alimentação equilibrada, principalmente se optarmos por versões com maior teor de cacau e menos açúcar", explica.

Mais do que sabor, o chocolate está associado ao bem-estar. Ele estimula a produção de serotonina, o chamado 'hormônio da felicidade', responsável por melhorar o humor e aumentar a sensação de prazer. Além disso, versões com alto teor de cacau, como o amargo (70% a 99%), são ricas em flavonoides, antioxidantes naturais que ajudam no controle do colesterol, na saúde cardiovascular e ainda promovem saciedade.

Veja + após o anúncio

"O chocolate amargo é um alimento funcional poderoso. Se combinado com frutas, castanhas ou usado em receitas saudáveis, traz benefícios tanto físicos quanto emocionais", garante Lívia. Um exemplo de receita com chocolate amargo com frutas e castanhas é o ensinado por Gisele Bündchen, que anexamos acima.

Como consumir sem culpa?

O chef Benedito Tersi reforça que a chave está na criatividade. "Chocolate é técnica, mas também é carinho. Ele pode ganhar sofisticação e equilíbrio com ingredientes funcionais, sem deixar o sabor de lado", diz.

Algumas dicas dos especialistas para incluir o chocolate na dieta:

  • Prefira sempre o amargo, mas use ao leite e branco com moderação;
  • Leia os rótulos: menos ingredientes e mais cacau = melhor escolha;
  • Combine com frutas, fibras e oleaginosas para reduzir o impacto glicêmico;
  • Curta o momento: comer chocolate também nutre a alma.
Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana