A rotina cheia de compromissos é um prato cheio para intensificar o estresse e a ansiedade. Por isso, buscar métodos para combatê-los é essencial se o desejo é garantir a saúde mental.
Pensando nisso, Marta Puig, fundadora do "Mundo Pránico”, contou para o portal "Elle" sete dicas fáceis e rápidas que famosas como Gisele Bündchen e Ivete Sangalo, que precisa lidar com a rotina puxada do Carnaval nesta época do ano, já compartilharam que estão aderindo. Ficou curioso? Continue a leitura e saiba como acalmar a mente de forma simples e segura.
Nosso corpo está sempre respirando, mas será que é da forma correta? A respiração consciente é realizada através de cada poro da nossa pele, ou seja, exige mais concentração no ato de respirar.
“Se formos capazes de nos concentrar durante alguns minutos na nossa respiração, observar como o ar entra pelo nariz e faz o seu percurso até sair novamente, seremos capazes de pôr em prática a técnica da atenção plena, ou seja, “viver com atenção plena o momento presente, com interesse, aceitação e sem julgar”, conta Marta Puig, fundadora da Mundo Prânico.
Separa 5 minutinhos do seu dia e repita a técnica respiratória de famosas, como a modelo Kendall Jenner e as atrizes Emma Watson e Angelina Jolie, para aliviar o estresse.
Não tem ninguém que resista a um bom mergulho no mar, mas além de ser uma ótima forma de lazer, o contato com a água salgada também pode ajudar na pele: isso porque ela tem propriedades antibióticas e antissépticas, sendo uma ótima aliada para tratar problemas dermatológicos, como acne, dermatite, eczema ou queimaduras.
“Os banhos de água salgada nos limpam energeticamente e são muito bons para tratar inflamações, estresse e tensões indesejadas. Recomenda-se fazê-los pelo menos uma vez por semana”, afirmou a especialista.
Quando pensamos em como aliviar o estresse e a ansiedade, sem dúvidas a meditação é uma das primeiras coisas que vêm à mente! Além de muito efetiva, essa prática é muito simples: dá pra fazer até deitado na cama. O segredo é a concentração na hora de repetir um som ou uma frase, o famoso mantra, e assim liberar pensamentos negativos da mente.
“Essa prática reduz o estresse, a pressão arterial, diminui a ansiedade e nos liberta da tristeza. Também melhora a concentração, desenvolve a inteligência emocional e ajuda a se conectar consigo mesmo. Mas, além disso, é fonte de beleza, pois estimula a produção de telomerase, a enzima da juventude”, contou a fundadora do Mundo Prânico.
Separe de 15 a 20 minutos do seu tempo e faça como a top model Gisele Bündchen, que também não abre mão de um bom chá para ajudar no relaxamento.
A corrida de rua se tornou febre nos últimos anos aqui no Brasil, conquistando artistas como a Ivete Sangalo. E não à toa: além de ser uma ótima forma de aumentar a serotonina, o hormônio da felicidade, estar em contato com a natureza e sair de casa é fundamental.
Você não precisa ser um atleta profissional: uma caminhada ou um passeio de bicicleta já pode mudar muito sua rotina do dia a dia.
Além disso, o contato com o sol, que ajuda na absorção da vitamina D e a prática é uma ótima alternativa para diminuir o tempo de tela. Chama uma amiga e faz uma caminhada com muita fofoca que você nem vai sentir o tempo passar.
Uma alimentação leve e equilibrada é essencial para o funcionamento correto do corpo e para as dietas das famosas, mas você já ouviu falar sobre os superalimentos?
De modo geral, eles são alimentos naturais, ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e gorduras saudáveis e auxiliam na saúde, podendo aumentar a imunidade e prevenir doenças crônicas, como as cardiovasculares e o diabetes.
Anote alguns exemplos para procurar no mercado: sementes (gergelim, linhaça e abóbora), trigo sarraceno, feijões e as lentilhas.
Cozinhar pode ser associado a uma obrigação da rotina, mas também pode ser um ótimo hábito para desestressar. “Requer concentração no momento presente, o que ajuda a deixar de lado os problemas cotidianos”, afirma Marta Puig.
E nada melhor que uma comida caseira e aquela satisfação de comer algo gostoso que você mesmo fez. Por isso, não é de se estranhar encontrar livros de receitas publicados por diversas famosas, como Cameron Diaz, Jessica Alba e, óbvio, Rita Lobo! A dica é explorar novas receitas e garantir um cardápio diverso.
Isso mesmo: bocejar ajuda! Muito associado ao sono e ao tédio, quando uma pessoa boceja é porque seu cérebro precisa de oxigênio e, assim, libera a mente da sonolência.
“Na experiência do bocejo estão envolvidos vários neuroquímicos, incluindo a dopamina, que ativa a produção de oxitocina no hipotálamo e no hipocampo, áreas essenciais para a recuperação da memória, o controle voluntário e a regulação da temperatura. Esses neurotransmissores regulam o prazer, a sensualidade e as relações afetivas entre as pessoas. Na verdade, é difícil encontrar outra atividade que influencie positivamente tantas funções do cérebro”, relatou a terapeuta.
No time das famosas, Gwyneth Paltrow já entendeu que o hábito auxilia na liberação de tensões. Bora bocejar?