'A dor parecia um ataque cardíaco': Edu Guedes detalha, em vídeo emocionante, como descobriu o câncer no pâncreas e faz alerta aos seguidores
Publicado em 9 de julho de 2025 às 23:00
Por Luiz Eugênio de Castro | Reality show, redes sociais e TV
Leonino apaixonado por entretenimento e cultura pop! Filho legítimo de Britney Spears e obcecado pela Anitta, claro!
O comunicador usou o YouTube para fazer um novo desabafo na noite desta quarta-feira (9).
Veja + após o anúncio

O apresentador Edu Guedes, de 51 anos, emocionou fãs e seguidores ao compartilhar, em seu canal no YouTube, novos detalhes sobre o diagnóstico de câncer no pâncreas. Internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, o chef e comunicador passou por quatro cirurgias em apenas duas semanas, incluindo uma operação de seis horas para retirada do tumor.

O vídeo foi publicado nesta quarta-feira (9) e traz um relato honesto e corajoso sobre o processo que o levou a descobrir a doença. Atualmente em recuperação no quarto, após alta da UTI, Edu segue sob cuidados médicos, fazendo fisioterapia intensa e ainda com uso de dreno abdominal.

'A dor era absurda, parecia um ataque cardíaco'

O primeiro sinal de que algo não ia bem surgiu ainda em abril. Edu contou que sentiu dores nas costas durante uma semana inteira de treinos para uma corrida em Interlagos, São Paulo. Acreditando se tratar de um problema muscular, ignorou os sintomas. 

Veja + após o anúncio

“No mês de abril, a gente tinha uma corrida aqui em São Paulo na semana do dia 25 e eu vinha a semana inteira tendo dor nas costas. Dores muito fortes. Eu tomei remédio, antiinflamatório, fiz massagem achando que era algo muscular. Na sexta-feira eu fui para o carro me sentindo muito mal, com dores. No sábado, eu tive a classificação e, antes disso, fui ao banheiro e expeli uma pedra, que estava no rim e devia ter 0,4 cm. Comecei a fazer xixi com sangue naquele dia”, lembrou.

Mesmo com esse sinal de alerta, ele seguiu com a rotina. “Não fui no hospital e não fiz nada”, admitiu. Pouco tempo depois, enquanto almoçava com o amigo Pedrinho Aguiar, o quadro se agravou drasticamente. “No meio do almoço, comecei a passar mal. Fui ao banheiro, tentei levantar a tampa da privada e praticamente desmaiei em cima da privada. Falei: ‘Pedrinho, me leva para o pronto-socorro porque estou tendo uma crise renal’. Lá me examinaram e falaram que ia ter que ir para a sede de ambulância porque desceu uma pedra de 1,6 cm e o rim está inflamado, vai ter que fazer a cirurgia", expressou.

Tumor detectado no pâncreas

Após a cirurgia de retirada da pedra, Edu foi informado pelo médico que algo estranho havia aparecido nos exames. 

Veja + após o anúncio

“O Dr. Joaquim de Almeida me operou. Eu vim de ambulância para cá, a Ana veio comigo, eu vim passando muito mal e tirei a pedra. Fiz a primeira cirurgia e o médico falou que tinha outras pedras no rim. Fiz vários exames para ver tudo e fui no consultório para marcar as outras cirurgias. O médico falou: ‘Eu vi algo estranho no seu pâncreas, quero pedir mais um exame para a gente ter certeza, mas acredito que está com um tumor no pâncreas’.”

O diagnóstico foi confirmado: um tumor localizado na cauda do pâncreas, região que, segundo especialistas, apresenta melhores chances de retirada cirúrgica com sucesso. “Graças a Deus, foi detectado cedo. Agora que estou aprendendo, sei que quando está na cabeça do pâncreas é mais delicado. No meu caso, era possível retirar a parte afetada", falou.

Com o câncer confirmado, Edu precisou adiar compromissos e cancelar uma viagem a Portugal. O tratamento incluiu duas cirurgias renais adicionais, além da cirurgia mais delicada para retirada do tumor pancreático.

Veja + após o anúncio

“Na cauda, você elimina a parte da cauda e é melhor. Apesar de ser uma cirurgia longa, como a minha foi – foram seis horas –, deu tudo certo. Ele tirou parte do pâncreas, os nódulos que estavam em volta e o baço também. Fiquei algum tempo na UTI para me recuperar, mas já estou melhor, estou no quarto. Estou fazendo fisioterapia, até para a respiração. Amanhã tenho que tomar algumas injeções", revelou.

“Em duas semanas eu fiz quatro cirurgias. Estou fazendo fisioterapia 3 vezes por dia. Estou com um dreno e devo tirar o dreno [antes da alta hospitalar]", acrescentou o comunicador.

Veja também
'Tumor de 2 cm no pâncreas': Edu Guedes quebra silêncio sobre diagnóstico de câncer, detalha 'cirurgia delicada' de 6h e revela retirada do baço e outros órgãos
'Acho que já usei quatro das minhas sete vidas'

Edu também fez questão de agradecer o apoio da esposa, Ana Hickmann, que esteve com ele todos os dias no hospital, além da família e dos fãs. Ele relembrou outros momentos difíceis da vida: “A Ana esteve comigo todos os dias. Eu brinquei com ela: acho que já usei quatro das minhas sete vidas. Já fui atropelado, já sofri acidente de carro, perdi o movimento do braço… e agora isso".

Veja + após o anúncio

Ana também deixou uma mensagem de fé nas redes sociais. “Amor da minha vida, Deus está ao seu lado. Te mostrou que cada dia conta. E que devemos cuidar da saúde e da mente. A receita para sua cura já está escrita pelo maior chef de todos: Deus! Te amo”, escreveu.

Ao final do vídeo, Edu fez um alerta emocionado ao público: “Na vida, acho que Deus dá sinais pra gente. Eu tive aquele sinal, não fui, e tive um sinal muito mais forte e fui. Para quem não sabe, o pâncreas e o tipo de tumor quando você tem, geralmente as pessoas não percebem".

"Não tem sintoma, principalmente no começo. Eu tive dor no rim e não no pâncreas. Geralmente, quando a pessoa tem dor e o problema, já está em estágio avançado e aí pode ser muito ruim e fatal por conta da metástase. O meu foi detectado no começo, os médicos foram incríveis. Se essa mensagem puder ajudar alguém, já valeu a pena. Valorize a vida, o que você tem, o que você faz. E, se Deus mandar um sinal, escute", concluiu.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana