URGENTE! Astro de 'Grey's Anatomy' e 'Euphoria', Eric Dane morre aos 53 anos após batalha contra doença degenerativa
Publicado em 19 de fevereiro de 2026 às 23:48
Por Luiz Eugênio de Castro | Reality show, redes sociais e TV
Leonino apaixonado por entretenimento e cultura pop! Filho legítimo de Britney Spears e obcecado pela Anitta, claro!
Eric Dane enfrentava a ELA desde abril de 2025 e chegou a perder os movimentos do braço direito após o avanço da doença. Leia o comunicado da família:
Veja + após o anúncio

O ator Eric Dane morreu aos 53 anos, segundo informou a própria família na noite desta quinta-feira (19). Conhecido mundialmente por viver o cirurgião plástico Mark Sloan em "Grey's Anatomy" e por seu trabalho mais recente em "Euphoria" como Cal Jacobs, o artista enfrentava uma batalha contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Eric Dane morre após batalha contra ELA

De acordo com comunicado enviado pelos familiares à People, o ator morreu 10 meses após tornar público o diagnóstico da doença neurodegenerativa. “Com o coração pesado, compartilhamos a notícia de que Eric Dane faleceu na tarde de quinta-feira, após uma corajosa batalha contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica)”, diz a nota.

Os familiares também informaram que o artista passou os últimos dias cercado por pessoas próximas. Segundo o texto, ele esteve ao lado da esposa e das duas filhas, Billie e Georgia, “que eram o centro de seu mundo”. A declaração ainda ressaltou o engajamento do ator após o diagnóstico.

Veja + após o anúncio

“Ao longo de sua jornada com a ELA, Eric se tornou um defensor apaixonado pela conscientização e pesquisa, determinado a fazer a diferença para outras pessoas que enfrentam a mesma luta. Ele fará muita falta e será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pela demonstração de amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade neste momento tão difícil”.

Veja também
Nem 'Grey’s Anatomy', nem 'The Good Doctor': após Wagner Moura vencer o Globo de Ouro, Marcos Pigossi surge como médico em produção nos EUA
Diagnóstico e avanço da doença

Eric Dane revelou publicamente o diagnóstico de ELA em abril de 2025. À época, dois meses após descobrir a condição, já havia perdido os movimentos do braço direito. “Eu comecei a sentir uma certa fraqueza na minha mão direita, e a princípio, eu acreditei que fosse por digitar demais. Meses depois, começou a ficar muito pior”, disse, na ocasião.

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa progressiva e sem cura, que compromete os neurônios motores e, gradualmente, leva à perda de funções musculares essenciais.

Veja + após o anúncio

O neurologista Felipe da Graça, do Vera Cruz Hospital, explicou ao Purepeople Brasil que “a doença acarreta em uma paralisia motora irreversível. Com isso, o paciente perde funções essenciais como falar, movimentar, engolir e até respirar. Porém, na maioria das vezes, não afeta a capacidade intelectual e cognitiva”.

Entre os principais sintomas estão perda gradual de força e coordenação muscular, dificuldade para engolir e respirar, câimbras e alterações na fala. Em média, pacientes vivem de dois a cinco anos após o início dos sintomas.

O legado de Mark Sloan

O papel mais marcante da carreira de Eric Dane foi o carismático e sedutor Dr. Mark Sloan, apresentado na segunda temporada de Grey’s Anatomy. O personagem rapidamente conquistou o público e protagonizou um dos casais mais queridos da série, ao lado de Lexie Grey - dupla apelidada pelos fãs de “Slexie”.

Veja + após o anúncio

Sua saída da produção ocorreu na nona temporada, em um dos episódios mais trágicos da história do seriado. Além do sucesso no drama médico, Dane também integrou o elenco de "Euphoria", ampliando sua presença em uma nova geração de produções televisivas.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana